TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência do Líder no Clima Organizacional

Por:   •  2/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  4.720 Palavras (19 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 19

Alessandro Custódio Silva

GESTÃO DE CAPITAL E INTELECTUAL:

A Influência do Líder no Clima Organizacional

Artigo apresentado à Faculdade FASOUZA, como requisito parcial para a obtenção do título de Pós-Graduado em Gestão de Pessoas.

São Paulo

2023

RESUMO

O Presente artigo tem como objetivo demonstrar a influência do líder no clima organizacional, o estudo caracteriza como esses aspectos é percebido no ambiente de trabalho quanto à segurança, relacionamento entre a equipe, relação colaborador e empresa, reconhecimento, satisfação, meios de comunicação da empresa e principalmente o relacionamento com o líder. Nenhuma organização alcança o sucesso sem investir em seus colaboradores, mantendo-se se atenta as suas necessidades e satisfação, fatores esses que são o diferencial para a empresa alcançar seus objetivos e vencer a competitividade. E isso se faz por meio de uma boa liderança, os colaboradores satisfeitos se tornam um diferencial, essa satisfação não se faz apenas financeiramente, mas também por meio de motivações levando-os a dar o melhor de si pela empresa. A qualidade no meio de trabalho é essencial para o desenvolvimento de suas habilidades e competências, assim surgiu a importância nda pesquisa sobre a importância do líder no clima organizacional, tema neste artigo.

PALAVRAS CHAVE:        INFLUÊNCIA / LÍDER / COLABORADORES/ CLIMA ORGANIZACIONAL

ABSTRACT

The hospital environment itself is turbulent and full of problems to be solved, employee communication is hampered by the high demand for work, which makes general meetings and training difficult, and which can also cause a tense environment between the various employees and positions. The management of people as a whole is extremely important for the quality of the job. In a hospital environment we are talking about leaders who are responsible for maintaining a team able to deal with different types of problems related to health and life and decision-making influences the frequency and stability of the employees working there. In this article we will study about work absenteeism due to mental health in the hospital environment and the influences of people management. The population studied will be workers in an emergency service whose name will not be disclosed for reasons of secrecy and ethics, these workers have an administrative team that controls the certificates and absences committed during all months whose data and cid's will be presented during the course of the study.

KEYWORDS: INFLUENCE / LEADER / EMPLOYEES / ORGANIZATIONAL CLIMATE

  1. INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo corporativo muito competitivo, onde as empresas se preocupam mais com os resultados, de se manterem no mercado, lucrar, alcançar metas, crescer, acabando se esquecendo daqueles que fazem a empresa são eles os seus colaboradores. A partir deste contexto, surge a necessidade de aprimoramento na maneira de liderar no clima organizacional e nos fatores relacionados como motivação e bem estar.

As empresas dependem de seus colaboradores para seu crescimento e sucesso, estes por sua vez que podem estar desmotivados, desinteressados e preocupados. E cada vez mais comum encontra-los reclamando em seu ambiente de trabalho, compreender como esse contexto organizacional afeta o comportamento e e as atitudes dos colaboradores da organização e o desempenho organizacional justifica a relevância do estudo da influência do líder no clima organizacional.

De acordo com Bartz (2004) a motivação e a satisfação dos funcionários é um desafio para qualquer organização que queira obter através da colaboração deles resultados positivos e o sucesso da empresa. Existe uma forte relação entre esses fatores e a qualidade de vida dos trabalhadores, pois influenciam diretamente na satisfação das pessoas, o que, por sua vez, as motiva na colaboração e obtenção de resultados.

As organizações compreendem lideranças como parceiras da gestão de pessoas.

“Vivemos em uma época onde capital intelectual é escasso, com isso o papel do líder é um importante fator para a captação e retenção, além de impactar na motivação dos empregados e no clima organizacional.” (FERREIRA, 2003).

O colaborador passa a maior parte do seu tempo no ambiente de trabalho, assim se faz a máxima importância que o clima organizacional na empresa esteja propicio para que seus colaboradores possam desenvolver ainda melhor seu trabalho.

Para medir o grau de satisfação em trabalhar na empresa, verificar o que pode ser melhorado para que o colaborador possa a cada vez mais ter orgulho de trabalhar ali é de extremamente importância a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional, com isso será possível iddentificar seus pontos fracos e fortes, e por meio desses resultados combater os pontos fracos e aprimorar o pontos fortes.

Segundo Chiavenato (1999), o clima organizacional reflete o modo como as pessoas interagem umas com as outras, o clima pode ser agradável, receptivo, caloroso, e envolvente ou desagradável, agressivo, frio e alienante.

É papel do líder que assuma esse papel, que incentive seus liderados, que faça que eles não trabalhem apenas por obrigação e sim que sintam prazer no que fazem, que aceitem desafios para poderem crescer junto com a empresa.

Conforme Wenski; Soavinsky (2013, p. 2):

A empresa depende do colaborador para o sucesso, por isso quanto mais motivado estiver o colaborador, melhor será a sua produtividade e desempenho da sua função. Por isso a importância de se aplicar uma pesquisa de clima organizacional, pois ela serve para que a empresa possa verificar a motivação e satisfação do colaborador em estar trabalhando na mesma. O colaborador passa a maior parte do seu tempo no trabalho, por isso é de máxima importância que o clima organizacional na empresa esteja positivo para que seus colaboradores possam desenvolver ainda melhor o seu trabalho.

Cabe ao líder o direcionamento aos colaboradores quanto aos valores e comportamento da empresa, além de saber lidar com as fiferenças individuais de cada um, tratando todos com a mesma importância e acima de tudo não somente saber liderar é extremamente importante saber se liderado, estar aberto a receber feedbacks, esta aberto em receber idéias, saber ouvir e dar atenção ao seu colaborador.

Um fator que não pode ser deixado fora de consideração e em segundo plano é o relacionamento entre os colegas, pois isso afeta diretamente os resultados da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com