TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFLUÊNCIAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  7/11/2018  •  Abstract  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Iasmin dos Santos Oliveira

INFLUÊNCIAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

 

NOVA IGUAÇU - RJ

2018

Iasmin dos Santos Oliveira

INFLUÊNCIAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL NAS ORGANIZAÇÕES

Projeto de Pesquisa elaborado para disciplina comportamento organizacional, lecionada pelo Professor Alessandro Orofino de Araújo, para obtenção de nota parcial de AVA2.

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

NOVA IGUAÇU - RJ

2018

INTRODUÇÃO

Quando avaliamos o impacto do individuo no microambiente estamos falando de comportamento organizacional, que tem como objetivo a avaliação das ações e emoções dentro ou fora do grupo. Analisamos o comportamento como um todo, mas tendo como foco cada colaborador individualmente. É importante observar as necessidades da empresa e definir ações do individuo no seu ambiente de trabalho,a partir dos valores, atitudes, satisfação no trabalho, obtendo assim o ponto de vista individual e coletivo.

De acordo com Dutra (2002, p.17), gestão de pessoas é caracterizada como: “[...] um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas, para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo”. Onde o gestor é visto como parte fundamental para o desenvolvimento de uma organização, tendo este suas habilidades e conhecimentos de maneira tal, com o objetivo de contribuir com sua experiência e inteligência acadêmica, ele também tem como umas das funções avaliar as habilidades do colaborador onde este as reconhecendo realiza com melhor eficácia.

Quando é reconhecido de suas habilidades o individuo desenvolve melhor suas funções, gerando motivação individual e coletiva, fazendo com que a empresa tenha êxito. A comunicação gera melhor entendimento das funções, tendo como objetivo melhorar relacionamento pessoal e interpessoal, funcionários motivados elevam a produtividade. Comunicação e motivação fazem parte de um dos motivos básicos para obter a eficácia e eficiência na organização.

QUESTÕES PESQUISADAS JUNTO AO GERENTE DA EMPRESA LUBRIZOL DO BRASIL

 Tendo em vista essa abertura ao tema abordado tivemos com objetivo reunir-se com gestor Thiago Garcia formado em engenharia química que atua a 5 anos dentro da área de Supply Chain, e 10 anos na empresa Lubrizol do Brasil aditivos LTDA ,onde foi coletada as seguintes informações estruturas da empresa .

Razão social Lubrizol do Brasil aditivos limitada, é uma empresa de grande porte, seu segmento de atuação é óleo lubrificante. Ela tem 90 anos de atuação no mercado brasileiro de lubrificantes. Seu numero total de colaboradores aqui no Brasil é de 300 funcionários. Seus principais clientes na área de aditivos são Ipiranga, Petrobras, Shell e cosam; seus principais concorrentes são Infineum Brasil, Afton Chermical, que atuam no mesmo mercado de lubrificantes. Seu principal produto é o aditivo, que fornecem aos clientes para acrescentarem a sua gasolina, fazendo assim a gasolina aditivada. Sua missão é melhorar a vida dos consumidores como um parceiro essencial no sucesso de seus clientes oferecidos, ser o líder em combinar insights de mercado com recurso químicos é a capacidade de aplicação para entregar soluções tecnológicas inovadoras para os clientes e seus consumidores do mercado brasileiro. O seu objetivo é atingir 8 % de crescimento em UOL.

Na Visão de Tiago a relação entre gestão de pessoas e a excelência organizacional está ligada com a busca constante da melhoria continua, e a gestão de pessoa, como forma de estratégia que contribui para o desenvolvimento da melhoria contínua, ou seja, uma está ligada a outra, pra se conseguir uma excelência organizacional tem que se ter uma ótima gestão de pessoas. Sendo assim, a gestão de pessoas é uma ferramenta estratégica que contribui para o desenvolvimento da melhoria continua, obtendo assim uma excelência organizacional.

Para ele existe sim uma relação direta entre objetivos organizacionais, motivação individual e coletiva, e o sucesso da empresa. Segundo Chiavenato (2004), “a motivação é um fator interno que merece extrema atenção, pois é através da motivação que os colaboradores demonstram prazer em realizar suas tarefas e se sentem realizados com os resultados que obtém”. Objetivos bem estruturados levam tanto a motivação individual quanto a motivação coletiva, onde o fator humano passa a ser o principal diferencial dentro das organizações, é também a chave principal para o crescimento e o desenvolvimento dentro das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com