TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Mercado para Readequação de Estratégias Organizacionais da Sakata Seed Corporation

Por:   •  10/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 10

FATEC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Denis da Silva Ponzo

Fabiane Moraes dos Santos

Diego Fagundes Carraro

Diego Vicente Vezzu

Projeto Integrador V

Análise de Mercado para Readequação de Estratégias Organizacionais da Sakata Seed Corporation

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do segundo semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Pedro Pinto

São José dos Campos

2019


FATEC SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Título: Análise de Mercado para Readequação de Estratégias Organizacionais da Sakata Seed Corporation

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do quinto semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Pedro Pinto

 

Projeto Integrador recebido e aprovado em _____/_____/_____

_________________________________________

Prof. Orientador de Polo

_________________________________________

Prof. Orientador do PI

 

São José dos Campos

2019


SUMÁRIO

1.        Introdução        6

2.        Desenvolvimento        7

3.        Conclusão        21

4.        Referências        22

  1. Introdução

Este projeto tem como objetivo orientar a empresa Sakata Seed Corporation, à adotar estratégias para manter-se líder do mercado de FLV.

A SSC é uma empresa de grande destaque no segmento de produção e abastecimento de FLV no Brasil, que investe aproximadamente 15% de seu faturamento no investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, como no caso do tomate Sweet Grape, assim a SSC se destaca no setor ano após ano, com grande potencial de expansão.

De acordo com artigos relacionados ao mercado e ao estudo de caso apresentado sobre a SSC. Apresentamos caminhos, atitudes, problemas e soluções que a empresa pode identificar e adotar para permanecer como líder na inovação e criação de novos modelos de negócios.

A SSC possui grandes desafios com fornecedores e com a logística de seus produtos FLV. Neste contexto elaboramos medidas para que a empresa minimize o desperdício, o manuseio fornecedor-cliente final e assim reduzir seus custos e ser reconhecida como fornecedora de produtos de qualidade e produtos com preço justo.

  1. Desenvolvimento

O fundamento para o sucesso da missão SSC difunde-se em dois conceitos que podem ser verificados individualmente: Inovação e Modelo de Negócios.

O tomate-uva (sweet grape) é uma inovação, conveniente do sabor adocicado e alta firmeza, resistência à doença e alto valor nutricional. A variedade tem ciclo de 60 dias, entre a plantação e o início da colheita. Cultivada em estufa, apresenta produtividade de 6 a 10 quilos por planta (JUNQUEIRA; PEETZ; ONODA, 2011).

O Sweet Grape foi elaborado pela empresa Sakata Seed Corporation, no Japão, e exibido ao Brasil no começo do ano de 2000, com frutos pequenos e alongados, peso médio de 10 a 20g, coloração vermelho intenso, tanto da casca quando da polpa do fruto; baixo índice de acidez, casca lisa e fina, cachos grandes com enorme aprovação por parte do consumidor e adequado para uso no acompanhamento em saladas ou consumo sem acompanhamento, como fruta in natura.

Inovação em modelos de negócio pode não deve ser relacionada a produtos inovadores, também aos modos e formas inovadoras de atender as necessidades dos clientes. Ou melhor, a empresa que se destacará será aquela que possuir flexibilidade de mudança de acordo os movimentos do mercado. Um exemplo foi à mudança de televisores de tubos por LCD, e posteriormente por LED e Plasma.

Kaplan (2012) informa o fim dos modelos de negócio inextinguível, aqueles em que a empresa investe antes mesmo de sua fundação e o qual perseguem durante toda sua existência. Com essa mudança, os lideres precisam estar prontos para buscar, implantar e gerenciar novos modelos de negócio, algo que na era industrial do século 20 não só não era necessário como impensável.

Outro fator chave para o êxito da SSC é o gerenciamento da cadeia de produção e abastecimento ou, conforme Magalhães (2013), uma forma organizada de perceber os diferentes processos que entregam valor ao cliente final de um produto, independentemente se são executados dentro ou fora da empresa, em um parceiro com o qual se estabelece algum tipo de relacionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com