TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de clima organizacional e cultura organizacional

Por:   •  6/10/2013  •  Artigo  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  434 Visualizações

Clima organizacional e cultura organizacional são dois termos os quais muitas pessoas confundem e por vezes até acham que tem o mesmo significado.

O clima organizacional é influenciado pelos elementos da cultura presente dentro da empresa, sendo estes negativos ou positivos, é o reflexo dos seus efeitos.

O clima organizacional, diferente da cultura, pode ser percebido mais facilmente, além de ser transitório, ele influencia e é influenciado direta ou indiretamente no comportamento e motivação das pessoas de dentro das empresas. De modo geral, o clima organizacional depende de tudo que afeta a empresa internamente, como as condições econômicas, o tipo de liderança escolhido, as políticas e os valores internos, adquiridos durante a história da empresa, além das características pessoais dos funcionários e líderes. Este aspecto motivacional são aspectos internos mapeados pelo clima organizacional, que provocam as diferentes espécies de motivações nos participantes. O clima atua como um elo entre o passado e o futuro da organização e é, de algum modo, reflexo dos efeitos da cultura organizacional.

Entretanto, a cultura organizacional é muito mais profunda, está nas raízes da empresa e por isso é difícil ser mudada. Já o clima pode ser percebido com facilidade e sofre alterações de acordo com os fatores do ambiente e pode ser administrado a curto ou a médio prazo.

Bibliografia

Luz, Ricardo. Gestão de Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com