TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha o fim dos empregos

Por:   •  30/5/2015  •  Resenha  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  1.851 Visualizações

Página 1 de 3

Em "O Fim dos empregos", Jeremy Rifkin apresenta uma visão um tanto preocupante, e, ao mesmo tempo, esperançosa do futuro. O autor argumenta que o mundo está entrando em uma nova fase na história.

Esta nova fase, chamada por Rifkin de a terceira revolução industrial, é o resultado do surgimento de novas tecnologias, como o processamento de dados, a robótica, as telecomunicações e as demais tecnologias que aos poucos vão repondo máquinas nas atividades anteriormente efetuadas por seres humanos. Mas se pensarmos é isso que realmente acontece? De fato, o que vemos hoje, como um prenúncio das previsões de Rifkin é a automatização de escritórios, comércio e indústria a níveis nunca antes observados. Computadores fazem o trabalho de dezenas de seres humanos. Robôs, de milhares, e a custos infinitamente inferiores, sem férias, dores de cabeça, TPM ou benefícios. .

Por outro lado,será que estamos preparados para esse futuro “breve”? Milhares de pessoas estão perdendo seus empregos e a organização parece não está preparada para esse processo todo e principalmente para recolocar essas pessoas que estão perdendo seus empregos. Talvez o país de primeiro mundo sim ou pelo menos a caminho, mas o de terceiro?.Nos escritórios e indústrias, trabalhadores começaram a ser substituídos por maquinas inteligentes que diminuem ou até dispensam o trabalho humano. Embora alguns novos empregos estejam sendo criados, estes estão em faixas de remuneração inferiores e geralmente são temporários. Segundo grandes líderes e economistas a alta taxa de desemprego causado pela substituição do homem pela maquina é apenas um “ajuste’’, que haverá uma Terceira Revolução Industrial e surgira um “novo mundo’’”. Os surgimentos de novos softwares possibilitam que as empresas produzam mais com menos funcionários. Assim diminui constantemente a oferta de empregos e aqueles que surgem são os de curto prazo e mal remunerados. Rifkin afirma que no processo de produção o papel do ser humano vai se tornando menos importante. Com o aumento dos encargos trabalhistas e o aumento de salários torna-se mais lucrativo adquirir maquinas para produzir as mercadorias. Com a implantação das maquinas de alta tecnologia conseguiu-se aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos com mão de obra.

A reengenharia esta fazendo com que as organizações se reestruturem, eliminando níveis de gerência tradicionais, criando equipes de trabalho, treinando funcionários e reduzindo e simplificando os processos de produção e de distribuição e dinamizando a produção, fazendo que as organizações produzam mais com menor numero de funcionários. A partir desse fator percebemos onde a situação passa a se tornar preocupante já que sabe-se onde desaparecem as vagas de emprego,mas, não se sabe onde elas irão surgir.

O setor que mais foi acentuado o efeito da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com