TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DAS DISPONIBILIDADES

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE DISPONIBILIDADE

MACAPÁ, 2017

BEATRIZ DOS SANTOS MONTEIRO

GEMIMA QUEIROZ DOS PASSOS

KLEBER RONALDO DOS ANJOS FERREIRA

GESSY KELLY PASSOS FEITOSA

ADMINISTRAÇÃO DE DISPONIBILIDADES

Trabalho sobre Administração das disponibilidades a ser entregue à disciplina de Administração financeira sob orientação do professor Antônio Pissuto, no curso de administração da universidade paulista.

MACAPÁ, 2017

RESUMO

Em mercados cada vez mais exigentes, as empresas buscam a melhor maneira de administrar suas finanças, de forma a garantir a permanência no mercado e a maximização do resultado. Neste sentido, a administração financeira vem a contribuir com este propósito, por meio de mecanismos que proporcionam a adequada gestão dos recursos. A gestão das disponibilidades é um grande desafio para as empresas, sendo necessário que o gestor tenha conhecimento sobre as diversas técnicas de administração de caixa e contas bancárias, que visam a gestão adequada dos recebimentos e pagamentos. Uma boa administração de caixa em uma empresa trás, a lucratividade quando se usa com critério as disponibilidades de caixa e títulos negociáveis, reduzindo o período de cobrança, se as disponibilidades forem mantidas em níveis muito baixos, haverá comprometimento da capacidade de solvência da empresa. Por outro lado, o excesso de disponibilidade prejudica a rentabilidade. A correta administração das disponibilidades buscará um equilíbrio entre tais extremos, mas esta não é uma tarefa fácil devido a dinâmica e aos descompassos dos fluxos de pagamentos e recebimentos. Assim deve-se cuidar cotidianamente dos ativos cuja característica seja a sua transformação em dinheiro ou liquidez imediata, de forma natural e sem interferências de terceiros.


Sumário[pic 1]

1. Introdução 05

1.1 Administração das disponibilidades06

1.2 Caixa07

1.2.1 Fluxo de caixa08

1.3 Banco09

1.4 Índices de liquidez10

2.Considerações finais ...............................................................................................11

3.Referencias .............................................................................................................12

1.Introdução

O ambiente econômico adverso em que se insere a atividade empresarial, conduz a utilização de técnicas que permitem buscar o equilíbrio financeiro de um negócio no sentido de se reduzir incertezas e maximizar a aplicação de recursos, por isso é inquestionável a administração do disponível que abrange as atividades de planejamentos e controle das disponibilidades financeiras representada pelo: caixa, deposito nas contas bancarias e aplicação financeira de liquidez imediata. Dentro de uma organização a função de gerenciar as finanças deve ser delegada a profissionais capacitados e também provida de ferramentas que possibilitem a tomada de decisões adequadas e que garantam um gerenciamento eficaz dos recursos financeiros.

A administração de disponibilidade, segundo Sanvicente (1997), “bem administrado, significará uma boa intervenção no ponto nevrálgico da função financeira, pois refere-se ao recurso que essa área se preocupa em obter e administrar para o adequado funcionamento da empresa como um todo”.

(SANVICENTE, 1997).

1.1.Administração das disponibilidades

A administração do disponível abrange as atividades de planejamento e controle das disponibilidades financeiras, representada pelo caixa, depósitos nas contas correntes bancárias e aplicações financeiras de liquidez imediata (SANTOS, 2001). Para Ross, Westerfield e Jaffe (1995, p.553) “o objetivo básico, na administração de caixa, é fazer com que o investimento nesse ativo seja tão pequeno quanto possível, sem prejudicar a eficiência e a eficácia das atividades da empresa”, nesse sentido, a gestão do caixa e das disponibilidades é um grande desafio para as empresas.

Para um administrador obter um entendimento adequado da situação financeira da empresa, e também promover um lucro, é preciso que haja uma integração de todo o aparato administrativo do empreendimento com a ferramenta de fluxo de caixa, desta forma, o fluxo de caixa na verdade um conjunto de informações que se completam com os objetivos da diretoria, trazendo assim estimativas e previsões que seriam uteis nas estratégias de mercado.

Segundo Piveta (2005), diz que: o fluxo de caixa é uma demonstração dinâmica, que oferece ao gerente financeiro uma bagagem de informações que o ajudará na tomada de decisões.  Representa a previsão, o controle e o registro de entradas e saídas financeiras durante um determinado período, contendo informações sobre a vida financeira da empresa. Através dele, obtém-se as informações sobre o estado de liquidez da empresa; como utilizar seus recursos por um determinado período; se há Capacidade de a empresa aplicar recursos e/ou se há necessidade de buscar um empréstimo. (PIVETTA, 2005).

Podemos destacar que tradicionalmente, a contabilidade classifica as disponibilidades em:

-valores em moeda corrente;

-saldos bancários;

-aplicações de liquidez imediata;

-aplicações de liquidez a curto prazo;

-aplicações em moeda estrangeira.

Gerenciar corretamente o disponível não é tarefa fácil, por isso é importante que o gestor tenha conhecimento sobre as diversas técnicas de administração de caixa e contas bancárias, que visam a gestão adequada dos recebimentos e pagamentos. A lucratividade das empresas já não é mais definida com a força bruta de seu serviço prestado, mas sim de uma série de fatores administrativos que interagem entre si, formando uma gestão solida que irá eficientemente levar o empreendimento a um nível organizacional lucrativo.

Desta forma, compete ao gestor financeiro uma boa gestão das disponibilidades da empresa para que não prejudique a sua capacidade de solvência. A empresa deve ter caixa suficiente para obter descontos comerciais; manter sua classificação de credito; e atender a necessidade de caixa inesperada. (RIOS, 2011).

Em tempos de grande evolução e inovação no mercado, as empresas encontram grande dificuldade para continuar ativa e com sucesso diante das demais empresas. O gerenciamento dos recursos, a entrada e saída destes, é algo que se deve ter grande controle e cuidado, a fim de propiciar agilidade e segurança nas tomadas de decisões no corpo administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (137.7 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com