TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagens Científica e Clássica da Administração

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: ADMINISTRAÇÃO GERAL – UA 03

Aluno:        

Polo: Osasco        Turma: Gestão Empresarial EAD                                                                 

Apresente suas respostas neste mesmo arquivo.

Abordagens Científica e Clássica da Administração:

Explique e exemplifique as diferenças nas abordagens cientifica e clássica. (Explique pelo menos uma de cada)

Você deverá, além do livro texto, pesquisar em outros livros, até mesmo pela Internet – não copie, cópia é plagio, e isto é crime; e faça suas considerações destas diferenças.

A Abordagem Científica da administração tem como seu principal representante  Frederick W. Taylor (1856-1915), enquanto que a Abordagem da administração Clássica tem Henri Fayol (1841/1925) como referência.

Na abordagem de Taylor, chamada também de Taylorismo, o embasamento de sua metodologia e conceitos devem-se à observação contínua do trabalho e implementações de melhorias nos seus métodos, aumentando a eficiência processo produtivo. Essa base chamava-se de Estudo de Tempos e Movimento.

O resultado desse estudo foi o aumento na eficiência operacional. Através da previsão e controle das atividades a serem executadas, os trabalhadores executavam tarefas específicas, simples e padronizadas. E para que isso pudesse dar certo e em menor tempo, aprimorou as ferramentas de trabalho e desenvolveu uma sequência de linha de produção eficiente, em que os gestores escolhiam os funcionários mais adequados para cada etapa da produção.

A principal consequência da implantação do Taylorismo foi a redução do poder do trabalhador em negociar com o empregador, reduzindo a importância de seu trabalho estritamente manual, enquanto que aos gestores cabia o controle sobre o processo produtivo e o trabalho intelectual de aplicação do método.

Já na Abordagem Clássica da administração, representada por Fayol, à organização foi atribuída funções de responsabilidade sobre o processo de produção (técnica), a negociação de materiais na compra e venda (comercial), o controle do caixa e do capital (gestão financeira), os registros contábeis para controle de estoque, a segurança e proteção do bens e pessoas, e por fim,  a administração como um todo incluindo o processo produtivo e coordenação de outras funcionalidades.

Resumindo, as duas abordagens são semelhantes nos aspectos da segregação entre o pensar (gestores) e executar (trabalhadores), na existência da hierarquia subjugando o funcionário a hierarquia da empresa.

As principais diferenças, segundo Caravantes (2003), estão na ênfase e na ótica das abordagens. A científica prioriza e dá destaque a execução da tarefa, enquanto que na clássica a estrutura da organização é o principal ponto de interesse. A visão da empresa na abordagem científica é realizada de baixo para cima, isto é, da execução da tarefa em cada etapa da linha de produção pelo trabalhador, enquanto na teoria clássica a empresa é observada de cima para baixo, vindo primeiro a estrutura dos gestores, com subordinação entre áreas e na base os trabalhadores. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com