TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagens Científica e Clássica da Administração

Por:   •  2/4/2018  •  Monografia  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagens Científica e Clássica da Administração:

Explique e exemplifique as diferenças nas abordagens cientifica e clássica. (Explique pelo menos uma de cada)

Você deverá, além do livro texto, pesquisar em outros livros, até mesmo pela Internet – não copie, cópia é plagio, e isto é crime; e faça suas considerações destas diferenças.

Abordagens Científica e Clássica da Administração:

Para compreendermos a diferença entre as abordagens cientifica e clássica primeiramente devemos nos imaginar no contexto do século XIX e XX quando o considerado “Pai da Administração Científica” Frederick Taylor e Henri Fayol viveram. Naquela época, o numero de indústrias estava começando a crescer muito e todas produziam seus produtos de forma ‘desordenada’, pois seus funcionários não possuíam treinamento e cada um fazia o trabalho de uma forma, o que obviamente gerava diferenças na produção de cada trabalhador, grande custo operacional por falhas no processo produtivo e excessiva perda de tempo.

Abordagem Científica:

Observando essa realidade, o estadunidense Frederick Winslow Taylor acreditou que poderia aprimorar por meio dos estudos da produção, sendo assim ele observou os trabalhadores e sua forma de exercer cada função, coletou dados e deu inicio aos seus estudos. Taylor então chegou às seguintes conclusões:

Todo e qualquer trabalho deveria ser estudado para assim determinar a metodologia adequada para sua realização, as indústrias deveriam oferecer treinamentos aos seus trabalhadores e passar a eles essa metodologia e os salários deveriam estar diretamente relacionados com a produtividade de cada operário, com essas alterações Taylor conseguiu aumentar a produção e reduzir os custos e o tempo gasto. Em suma produzir mais em menos tempo.

Abordagem Clássica:

Henri Fayol é o fundador da Teoria clássica da administração, essa teoria surgiu devido a Revolução industrial, que trouxe grande crescimento do número de indústrias e essas indústrias precisavam de uma administração mais organizada e cientifica e não tão improvisada como eram, pois só assim boas indústrias conseguiriam se destacar entre as demais, Fayol definiu então o que seria para ele os elementos principais do processo administrativo que são: Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.

Diferenças entre as duas abordagens:

Enquanto a abordagem de Taylor tinha o foco nas tarefas e nos operários, visando uma evolução “de baixo para cima”, a abordagem de Fayol se mostrava o oposto, com foco na organização e na administração correta, ou seja, “de cima para baixo”. Apesar de parecerem distintas as duas abordagens, quando juntas se tornam um manual para qualquer empresa, pois tratam a empresa desde seu gerenciamento até a produção, as abordagens se complementam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com