TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Marketing

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 13

Administração de Marketing

O Marketing procura a lucratividade da empresa por meio da criação e entrega acertada de bens e serviços.

“A meta do marketing é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”. (KOTLER, Philip e KELLER, Kelvin, 2006, p. 52)

Em outras palavras o marketing é o grupo de ferramentas que uma empresa utiliza para desenvolver a oferta de seus bens e serviços objetivando o retorno necessário para o crescimento sustentado da organização.

“O Marketing se desenvolve dentro das empresas conforme seu porte financeiro e seu tamanho. Mas, apenas o investimento não garante o retorno esperado, é necessário associar um bom investimento com uma boa equipe de marketing e ferramentas mais eficazes. Nesses casos é fundamental o uso de criatividade, inovação e foco para que não haja desperdícios”. (KOTLER, Philip e KELLER, Kelvin, 2006, p. 105)

Administração de Produção

A Administração da Produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pelo estudo e pelo desenvolvimento de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. A produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir. (Slack, NIGEL; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. 2002, p.34).

Em uma empresa, a área de produção é responsável por desenvolver produtos ou serviços a partir de insumos através de um sistema lógico criado racionalmente para realizar essa transformação. (Slack, NIGEL; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. 2002, p. 25)

Concluímos que a administração de produção é a ferramenta mais usada para gerir a empresa para produzir de maneira eficiente.

Administração de Vendas

Administração de vendas compreende planejamento, organização, controle de execução e análise de resultados de todas as atividades exercidas pela equipe de marketing para posicionamento de produto no mercado e consequente venda do mesmo. Envolve promoção, propaganda e merchandising.

A administração de vendas exerce um papel estratégico dentro da organização, pois é responsável direta pela geração de divisas. Cabe a esse departamento organizar quais produtos serão vendidos, quais serão os clientes focados, qual o tipo de mercado visado.

Ou seja, também cabe à equipe de administração de vendas gerenciar os vendedores, estabelecer as metas e acompanhar os resultados diariamente.

Administração de Recursos Humanos

A administração relaciona-se com o rendimento e o funcionamento das organizações. Ou seja, é qualquer meio de toda a natureza que contribua para conseguir aquilo que se pretende.

A administração de recursos consiste, na gestão eficiente desses meios, os quais podem ser tanto tangíveis como intangíveis. O objetivo da administração de recursos é que esses meios permitam satisfazer os interesses.

As pessoas, o dinheiro, a tecnologia e até o tempo podem ser considerados, como recursos de serem administrados.

Recursos humanos é um dos campos mais importantes de uma empresa. Encarrega-se de recrutar, selecionar, contratar, formar e manter os funcionários de uma organização.

Administração de Logística

“Atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o escoamento de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”. (BALLOU, Ronald H.,1993, p.41)

“Estudo de como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e aos consumidores através de planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visem facilitar o fluxo de produtos”. (BALLOU, Ronald H.,1993, p.54)

Por fim, dizemos que a administração na área da logística, é a atividade que melhor gerencia a movimentação dos ativos da corporação.

Administração Financeira

“Administração financeira é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio". (GROPELLI, A. e NIBAKHT, Ehsan. 2009, p. 63).

Atualmente, a ênfase é sobre as formas de orçamentar os recursos escassos, efetivamente, e investir os fundos em ativos ou projetos que rendam a melhor compensação entre risco e retorno.

De acordo com Gitman, finanças pode ser definida como "a arte e a ciência de administrar fundos. Praticamente, todos os indivíduos e organizações obtêm receitas ou levantam fundos, gastam ou investem. Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos". (GITMAN, Lawrence J. 2006, p. 26).

Assim, a área financeira fornece os meios para tornar flexíveis e corretas as decisões de investimento, no momento apropriado e mais vantajoso.

DESENVOLVIMENTO

Marketing

“Marketing é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si. ” (KOTLER, Philip e KELLER, Kelvin, 2006, p. 84)

Outras inúmeras definições são dadas para o termo marketing e uma delas bem significativa pertence a CFMKT (Conselho Federal de Marketing) onde elenca essa atividade profissional como:

“O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um satisfatório relacionamento a longo prazo do tipo ganha-ganha no qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing se originou para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para "vender" ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida”.

O que faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com