TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de Pessoal

Por:   •  21/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.524 Palavras (19 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

GISELLE VIANA DA SILVEIRA – 1621791

FABRÍCIO HUMBERTO COSTA LIMA - 1620798

CLEBER DE PAULO - 1620661

TALES MOHAMAD VASCONCELOS GHAZZAOUI - 1620956

LARISSA DE OLIVEIRA GOIS - 1621041

STEPHANIE DE ALMEIDA SANTOS - 1622089

TRACY FRANCINE DA COSTA DIAS – 1621601

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL E TERCEIRIZAÇÃO CONTÁBIL.

SÃO PAULO

2017

[pic 2]

GISELLE VIANA DA SILVEIRA – 1621791

FABRÍCIO HUMBERTO COSTA LIMA - 1620798

CLEBER DE PAULO - 1620661

TALES MOHAMAD VASCONCELOS GHAZZAOUI - 1620956

LARISSA DE OLIVEIRA GOIS - 1621041

STEPHANIE DE ALMEIDA SANTOS - 1622089

TRACY FRANCINE DA COSTA DIAS – 1621601

SÃO PAULO

2017[pic 3]

RESUMO

Administração de pessoal é um setor de extrema importância para uma empresa, sendo este composto por alguns subsistemas dependendo da estrutura de cada organização, podendo ser formado pela área de departamento de pessoal, recrutamento e seleção, treinamento e recursos humanos.

A área de departamento de pessoal cuida de formar cargos e salários, procurando melhorar as necessidades da empresa, esse setor cuida de admissão dos funcionários, demissão e dos benefícios.

Diferente mente de Recursos humanos, a área de Departamento de pessoal é mais operacional.

O recrutamento e seleção é um departamento responsável por analisar perfil de candidato, mediante essa analise é repassado para o DP e assim são feitas as contratações.

A parte do treinamento é passada para os funcionários visando melhorar a qualidade do trabalho.

São contratadas empresas para fazer a terceirização contábil do departamento de pessoal, procurando reduzir custos e aperfeiçoar os processos focando somente nas atividades fins.

PALAVRAS-CHAVE: Departamento de pessoal, administração de pessoal, contratações, qualidade, aperfeiçoar.

SUMÁRIO

        

RESUMO        3

INTRODUÇÃO:        5

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL        6

DEPARTAMENTO DE PESSOAL        9

1.1 – Departamento de Pessoal, o que é?        9

1.2 Detalhamento de algumas atribuições desse setor:        9

1.2.1 Admissão:        9

1.2.2 Controle de Manutenção        11

1.2.3 Demissão e desligamento.        11

1.2.4  Férias:        12

1.2.5  Licença maternidade:        14

.  1.2.6 O tempo da licença maternidade.        14

TERCEIRIZAÇÃO CONTÁBIL        16

1.1        - Vantagens da terceirização contábil        16

1.2 - Desvantagens da terceirização contábil        17

Considerações finais        18

INTRODUÇÃO:

O Departamento De Pessoal é um subsistema importante dos Recursos Humanos responsável pelo cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária da empresa. Esse subsistema envolve os processos de admissões e demissões, folha de pagamento, transporte, licença, 13º salário, benefícios, treinamento e orientação, além do arquivamento e manutenção da documentação exigida pelo governo, entre outros. O DP é uma das áreas em maior crescimento no Brasil. Mas há ainda empresa que não aderiram ao Departamento De Pessoal, na sua maioria são empresas de pequeno porte, pois normalmente as atividades são executadas pelo escritório de contabilidade contratado pela empresa.

A terceirização contábil é uma forma que as empresas estão buscando para poder reduzir os custos com a admissão, demissão e treinamento de novos funcionários além de ficarem livres de responsabilidades de leis trabalhistas e impostos que é cobrado pelo governo, pois a empresa terceirizada fica responsável por cuidar de todos esses processos deixando os gerentes apenas cuidando da empresa em si.

Por tanto o presente trabalho vem apresentar o subsistema de Recursos humanos que é  o Departamento Pessoal de uma forma mais detalhada e objetiva mostrando algumas atribuições desse subsistema tão importante  para organização.

CAPÍTULO I

ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

Administração de pessoal é uma das partes fundamentais de uma estrutura de organização. Onde cuida do bem-estar dos funcionários. Sendo uma área mais operacional concernente a Gestão de Pessoas, e tão importante quanto às áreas cujas atividades possuem um viés mais estratégico, como a de desenvolvimento organizacional. As suas atividades básicas são admissão, demissão, calcular salário, controle de presença, treinamento e demais funções que norteiam o colaborador dentro de sua respectiva empresa. A sua rotina está ligada a legislação trabalhista, onde o departamento deve manter-se atualizado para evitar problemas judiciais. Esse departamento deve estar em constante atualização para as modificações ocorridas na área e informar e efetuar mudanças com precisão.  A parte de tributação e fiscalização pelos órgãos responsáveis também faz parte de suas tarefas.

Esse setor faz parte de praticamente todas as estruturas organizacionais de diversas empresas, exceto as organizações de porte muito pequeno. Nesse caso, o setor de administração de pessoal é terceirizado, onde é realizado geralmente por contadores contratados. Esse departamento é imprescindível para o bom funcionamento da organização.

A área de Administração pessoal é a responsável pela parte operacional, sendo tão importante quanto às atividades que possuem nível estratégico. Ela é a responsável por todo o histórico do funcionário dentro da organização. A correta gestão da área pode causar alto impacto em outras áreas da organização e trazer vantagens competitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)   pdf (190.9 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com