TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração de RH e Cultura Organizacional

Por:   •  10/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

AO1 | Envio de Tarefas

Historicamente, as pessoas vêm sendo encaradas pela organização como um insumo, ou seja, como um recurso a ser administrado. Apesar das grandes transformações na organização da produção, os conceitos sobre gestão de pessoas e sua transformação em práticas gerenciais têm ainda como principal fio condutor o controle sobre as pessoas. Em contraponto, as organizações vêm sofrendo grande pressão do contexto externo, forçando-as a uma revisão na forma de gerir pessoas. Em relação às principais mudanças nas empresas responda as questões abaixo: I. Discorra sobre a evolução da Administração de Pessoas no século XX, descrevendo os principais nomes relacionados ao período e as suas respectivas contribuições. Cite as principais escolas e os nomes que a compuseram, lembrando de sempre citar a fonte consultada. II. Em sua opinião as organizações brasileiras têm acompanhado as evoluções nas práticas gerenciais? Justifique sua resposta. III. É correto considerar as pessoas nas organizações como um insumo, ou seja, como um recurso? As pessoas que fazem parte da organização devem ser consideradas como Passivo ou Ativo da empresa? Justifique sua resposta.

Cada resposta deve ter entre cinco e dez linhas.

Resposta I:

A evolução da administração de pessoas acontece de acordo com os fatos acontecidos, histórico político econômico e social de cada era vivida, como a evolução do século XXI, onde as pessoas precisam aprender a como usar as novas tecnologias para entrar no mercado de trabalho. Chiavenato cita em seus livros que no século XX houve três fases, sendo elas divididas em :

Era da industrialização clássica: aconteceu entre 1900 e 1950, conhecido como a Escola de Administração Científica ou Escola Clássica, onde o ser humano foi caracterizado como racional, sabem reconhecer seus atos, o que te afeta e suas tomadas de decisão. Os principais nomes que marcaram a escola foram Frederick Taylor, Henri

Fayol, Frank e Lilian Gilbreth, Henry Gantt. Foi nesse período que se tornou realidade um departamento próprio para resolver as burocracias, tomadas de decisões, folhas de pagamento, contratação e demais funcionalidades necessárias, porém de forma lenta.

Era da industrialização neoclássica: Teve marco de inicio bem no final da segunda guerra mundial,

No ano de 1950 e teve duração de 40 anos. Nesse período era necessário olhar para o recursos humanos de forma inovadora, para isso, deveria ter uma pessoa responsável com conhecimento amplo do assunto e currículo para tal, então surgiu o administrador de pessoal, que mais na frente, virou gestor de RH. E 1970 foi criado a teoria do capital humano, que capta duas perspectivas, uma delas visa a capacitação do funcionário para melhor faturamento, e a segunda que prioriza a relação individualista, ou seja, o custo benefício para o trabalhador.

Era da informação: Esse período começou em 1990 e continua atualmente, surgindo a teoria do caos e da complexidade, a abordagem virtual e a administração do conhecimento. Essa era é marcada pela disseminação da informação em segundos com o mundo todo, houve uma mudança drástica com o papel do trabalhado, que agora é caracterizado como seres inteligentes e com habilidades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com