TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise E Concessão De Crédito: Um Estudo Em Uma Empresa Do Ramo De Comércio De Combustíveis

Por:   •  11/6/2023  •  Artigo  •  3.111 Palavras (13 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA                                                    DO RAMO DE COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS

Fernando Zimmermann Prestes, e-mail: fzprestes@yahoo.com.br,

URL lattes: http://lattes.cnpq.br/6398101151988286;

Fabiana Regina Falkembach, e-mail: fabianafalkembach@sejafasa.com.br,

URL lattes: http://lattes.cnpq.br/1807706687541561; 

Helenice Rodrigues Reis, e-mail: helenicereis@sejafasa.com.br,

URL lattes: http://lattes.cnpq.br/8496768285233887.[1]

RESUMO

O presente artigo visa demonstrar a importância do crédito comercial nas empresas e adotando uma política de crédito estruturada seguramente o empreendimento terá um melhor equilíbrio financeiro. Tem por objetivo analisar as dificuldades enfrentadas na análise e concessão de crédito comercial por uma empresa do ramo de comércio de combustíveis. Trata-se de um pesquisa de natureza aplicada, enfoque qualitativo e caráter descritivo que procurou descrever o processo de análise e concessão de crédito utilizando como procedimento técnico o estudo de caso. Ao final, conclui-se que a falta de informação dos clientes é o principal problema enfrentado na análise e concessão de crédito da empresa estudada e modificando a gestão de crédito pode-se melhorar o resultado financeiro do empreendimento.

PALAVRAS-CHAVES: crédito comercial, análise de crédito, concessão de crédito, políticas de crédito e gestão de crédito.

  1. INTRODUÇÃO

O crédito comercial pode ser definido como uma modalidade de financiamento destinado  a oportunizar a realização de transações comerciais entre empresas e seus clientes.

Existem várias formas de analisar e conceder o crédito comercial aos seus clientes, cada empresa utiliza um método e com isso pretende alcançar seus objetivos.

Atualmente, as empresas precisam de ferramentas e instrumentos administrativos que facilitem a tomada de decisão no momento de análise e concessão de crédito das vendas a prazo.

Algumas empresas não adotam critérios definidos para a concessão de crédito, favorecendo o surgimento de contas incobráveis a receber. Se o estabelecimento comercial adotar uma política de crédito mais criteriosa seguramente terá melhor desempenho no recebimento de suas vendas.

Partindo deste contexto surge o seguinte problema: como está sendo desenvolvida a política de crédito de uma empresa do ramo de comércio de combustíveis?

Diante do problema apresentado, essa pesquisa tem como objetivo geral: analisar a política de crédito de uma empresa do ramo de comercio de combustível a fim de encontrar possíveis melhorias no processo.

Para que esse objetivo seja cumprido pretende-se diagnosticar a atual política de crédito desenvolvida pela empresa e assim indicar instrumentos administrativos de gestão adequados para uma melhor análise e concessão de crédito a fim de tornar mais eficiente o processo e proporcionar maior liquidez e estabilidade financeira ao estabelecimento comercial estudado.

De forma a atender aos objetivos propostos, o trabalho foi organizado contemplando, além desta seção introdutória, uma segunda seção onde se apresenta a revisão da literatura que aborda o conceito, a função, as políticas de crédito, a seguir a terceira seção tratará da metodologia do estudo de caso, na quarta seção será apresentada e discutida a atual política de crédito desenvolvida pela empresa. Na quinta seção, apresentam-se as considerações finais e recomendações para futuros estudos.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

  1. Análise e concessão de crédito comercial

A concessão de crédito comercial atua como uma forma de financiamento, empresas fornecedoras concedem créditos aos seus clientes, reduzindo assim o papel das instituições de crédito na concessão de empréstimo. As empresas com maior capacidade de acesso ao mercado de capitais concedem crédito comercial aos clientes que têm maior dificuldade de obtenção de financiamento (VIEIRA et al., 2013).

O crédito comercial representa uma importante fonte de capital para empresas com pouco acesso a financiamento bancários. As empresas podem recorrer ao crédito comercial quando encontram dificuldade de obtenção de crédito bancário. Os fornecedores têm interesse em manter seus clientes em operação e, até mesmo, induzir seu crescimento (CARVALHO E SCHIOZER, 2012).

Segundo Machado e Nikolay (2017) as empresas se utilizam da política de crédito para auxiliar na decisão de concessão de crédito, respeitando os critérios pré-estabelecidos anteriormente pela organização. Uma política de crédito bem definida proporcionar maior segurança para a tomada de decisão.

Existe uma preocupação com análise de crédito, esse momento de verificação está intimamente ligada ao custo e à margem de rentabilidade que o produto permite. Apesar da reconhecida relevância da análise de crédito para o comerciante, muitos casos, a decisão do financiamento passa a ser fundamentada na capacidade de se obter lucro naquela transação (CRESPI JÚNIOR, et al., 2017).

De acordo Vale (2012) o crédito é um dos fatores determinantes do sucesso de uma empresa, um vez utilizado esse mecanismo nos negócios, isso permite aumentar o número de vendas e angariar novos clientes. Mas surge a necessidade de gestão de crédito, a competitividade entre as empresas obriga elas a utilizarem estratégias para minimizar os riscos com as transações comerciais.

Ainda segundo Vale (2012), a análise de crédito é um processo complexo que envolve experiências anteriores, determinados métodos sistemáticos de forma a se prevenirem contra o inadimplência de pagamento por parte dos clientes e técnicas adequadas para tomar uma decisão correta.

Para Santos (2015) a análise do risco de crédito é realizada com os dados financeiros disponíveis no mercado e fornecidos pelos próprios clientes. Entretanto, as empresas podem alterar as informações, seja financeiras, patrimoniais ou de idoneidade. Ocorrendo falha na análise de crédito, a empresa terá problemas com a concessão de financiamento tendo em vista o alto risco que irá correr com a operação comercial.

Santos (2015) acredita que a experiência e as informações obtidas sobre os clientes são requisitos fundamentais para a análise subjetiva do risco de crédito. Segundo o autor, as informações que são necessárias para a análise subjetiva da capacidade financeira dos clientes são tradicionalmente conhecidas como cinco Cs do Crédito: caráter, capacidade, capital, colateral e condições. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (240.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com