TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES: Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear

Por:   •  21/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

FACULDADE MARANHENSE

SÃO JOSÉ DOS COCAIS

DIANA KÁSSIA ELOI DA SILVA

FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS JÚNIOR

MARTA REGINA DE ALBUQUERQUE ARAÚJO

ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES:

Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear

TERESINA(PI)

SETEMBRO/2017

DIANA KÁSSIA ELOI DA SILVA[pic 3]

FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS JÚNIOR

MARTA REGINA DE ALBUQUERQUE ARAÚJO

[pic 4]

ESTRATÉGIAS DE CRISE EM MARKETING NO RAMO DE CONFECÇÕES:

Estudo de caso sobre a empresa Linda JeansWear

Trabalho apresentado àFaculdadeMaranhense São José dos Cocaiscomo requisito da avaliação da disciplina Trabalho interdisciplinar dirigido IV

Orientadora: ProfªAmparo

TERESINA(PI)

        SETEMBRO/2017        

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO        03

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        04

2.1 Marketing        04

2.1.1 Marketing estratégico        05

3 METODOLOGIA        07

4 ANÁLISE DE DADOS        08

4.1 Caracterização da empresa        08

4.2 Organograma        08

4.3 Observação e entrevista – constatações iniciais        09

4.4 Análise SWOT: oportunidades e ameaças        10

5 PLANO DE MARKETING DA EMPRESA LINDA JEANS WEAR        12

5.1 Proposta de plano de marketing        13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

ANEXO        16

1 INTRODUÇÃO

O contexto da sociedade contemporânea é caracterizado por constantes mudanças no que se refere à economia, política, tecnologia, cultura, meio ambiente e etc. Tudo isso afeta o desempenho organizacional diante do mercado, o por isso é necessário atentar ao ambiente em que tais fatores residem, para que seja alcançada a produtividade, a qualidade e o diferencial exigidos pela sociedade.

Diante deste panorama, o planejamento de marketing identificar a crise em marketing torna-se um instrumento eficaz para a permanência de empresa diante do contexto de crise atual. A partir daí as organizações se posicionam de modo mais firme no mercado, tendo sempre o olhar atento às necessidades, as oportunidades e ameaças advindas meio que circunda. Nesse contexto tem-se também atenção aos pontos fortes e fracos da instituição, as competências essenciais a efetivação do serviço, tendo definidos missão, visão e os programas e objetivos estratégicos necessários para melhor imagem na empresa.

Para reflexão e estudo dessa temática, é proposta esta pesquisa, que visa estabelecer uma proximidade com uma base teórica sobre estratégias de marketing e a sua efetividade nas organizações. Para isso é proposto um de casona empresa de confecções Linda Jeans Wear, tendo-se como objetivo geral fazer um estudo sobre a atuação da empresa no que se refere a estratégias de crise em marketing. De modo específico, objetiva-se também: verificar as concepções de planejamento e marketing da empresa; identificar, através da Análise SWOT, as oportunidades e ameaças nos ambientes interno e externo da empresa; verificar qual imagem a empresa constrói diante de seus clientes; apresentar um plano de marketing com vistas a excelência dos serviços.

Para fundamentação teórica e embasamento cientifico desta pesquisa, foram de fundamental importância os conceitos expressos por Cobra(1997), Paludo(2011), dentre outros estudiosos da administração que se dedicam à investigação dessa temática, atentando-se para a excelência nas organizações.

A metodologia utilizada no trabalho se deu através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo e para a coleta de dados, utilizou-se a técnica de observação e entrevista semi-estruturada com gestores, funcionários e clientes.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Marketing

Para alcançar a satisfação é necessário ter uma imagem e entendimento apropriado dos desejos e necessidades dos consumidores. A partir desta base de conhecimento, o marketing orienta o desempenho das demais atividades da empresa incluindo produto, preço, serviço ou produto, promoção e praça.

De acordo com Rocha e Christersen (1999,p.86), produto é qualquer coisa que possa ser objeto de troca entre indivíduos ou organizações.Pode-se dizer então que produto não é apenas um objeto que satisfaz a necessidade das pessoas, mas também é um objeto de troca.

Neste contexto para Cobra (1997, pp.150):

Um consumidor atribui valor a um produto na proporção da capacidade percebida de ajudar a resolver seus problemas ou atender às suas necessidades, tudo o mais é derivativo.  Assim sendo, um produto é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejosa de seus consumidores-alvos.

Em relação ao preço, sua definição diz respeito a uma ferramenta do mix de marketing, utilizada pela empresa para alcançar seus objetivos. Segundo Kotler e Armstrong (1991, p.215): “preço é o volume de dinheiro cobrado por um determinado produto ou serviço. Em sentido mais amplo, preço é a soma de valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuírem ou usarem um produto ou serviço”.

O preço é principal fator do composto mercadológico, pois ele é um dos responsáveis diretos pela receita de vendas, pois a redução de preço favorece o consumo, preço pode ser reduzido de acordo com a frequência com que o consumidor compra o produto.

Outro importante aspecto a ser considerado é a praça, que é o canal de distribuição ou ponto de venda do produto ou serviço. O canal de distribuição também é conhecido como intermediários de marketing, pois faz a ligação entre o produto e o consumidor final. Dessa forma, a escolha do local para comercializar o produto ou serviço está diretamente relacionada à escolha do canal de distribuição, que podem ser: atacado, varejo ou distribuidor; transporte e armazém (COBRA, 1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (54.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com