TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise de Processos Organizacionais

Por:   •  20/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO INTEGRADOR

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

TÍTULO DO PROJETO: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE DOIS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS

RIO DE JANEIRO

2019

1


SUMÁRIO

1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO        3

2. MAPEAMENTO DOS PROCESSOS        4

3. ANÁLISE PONTOS FORTES E FRACOS        5

4. PROBLEMATIZAÇÃO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES        6

5. CONCLUSÃO        7

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

2


DESCRIÇÃO DA EMPRESA

O Mercado da Lili é uma empresa do ramo alimentício de pequeno porte, que foi fundada em 24 de Junho de 2010 como Sociedade Limitada, localizada no bairro Inhoaíba da cidade do Rio de Janeiro.

O proprietário do mercado juntamente com a sua esposa que também é sua sócia, viram a necessidade de terem algo próprio pois já tinham experiência no comércio e antes de abrirem o próprio negócio, enquanto ele trabalhava na empresa Guaracamp começou a juntar gôndolas de mercado em sua casa sem ao menos ter um plano para iniciar a sua empresa, decidido empreender, largou a empresa em que trabalhava e iniciou o seu negócio em uma comunidade chamada antigamente de Barbante e hoje em dia de Nova Cidade.

Hoje o Mercado da Lili conta com treze funcionários, sendo um gerente, um subgerente, um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços gerais, cinco operadores de caixa, quatro repositores e mais os dois sócios, totalizando quinze pessoas que compõem essa organização.

A empresa que adquire seus produtos através de diversos fornecedores vem tendo um crescimento significativo dentro desses 9 anos, o investimento foi feito sem empréstimos, ou seja, foi através do próprio lucro da empresa que a mesma foi crescendo e atualmente os sócios tem procurado corrigir erros e falhas para aumentar o faturamento da organização, visto que eles pretendem abrir uma filial futuramente.

3


MAPEAMENTO DOS PROCESSOS

Os Processos Primários ou Essenciais são os mais importantes e que representam as atividades que uma organização desempenha para cumprir sua missão, tendo relação direta com o cliente, ou seja, são os processos mais palpáveis para o consumidor. São exemplos de processos primários a criação e produção de determinado produto, a divulgação, a venda e a pós-venda dele. Todos esses procedimentos há contato direto com o cliente, sendo geralmente nesses momentos que o consumidor gosta ou desgosta da empresa e seus produtos ou serviços.

Figura 1 - Processo de Compra e Venda Mercado da Lili

[pic 1]

Solicitar a

compra/reposiçã

Início

o dos produtos

Analisar Pedido

Realizar

Aprovar

de acordo com a

Orçamento

Compra

demanda dos

clientes

Cadastrar

Realizar

Receber

Estoque

Catalogar e

Fornecedor

Compra

Material

Etiquetar

Colocar o

Atendimento

Forma de

produto em

do cliente no

Venda

Fim

pagamento

exposição

caixa

Os Processos Gerenciais são estabelecidos para coordenar e controlar as atividades da empresa, ou seja, eles garantem que os processos primários e os processos de apoio estejam sendo bem executados e traçam planos para a continuidade das operações. Esses processos também não agregam valor direto ao cliente, mas estão presentes no início, durante e no final do processo. Um exemplo de processo gerencial é a própria atividade de gestão empresarial, responsável pela coordenação geral do negócio, vide imagem abaixo:

Figura 2 - Processo de Gestão Mercado da Lili

[pic 2]

Serviços Gerais

Gerente

Operador de

Caixa

Sócios

Repositor

Subgerente

Administrativo

4


ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS DA ORGANIZAÇÃO

O objetivo principal da Matriz SWOT é analisar os pontos fortes e fracos, e as oportunidades e ameaças de um negócio.

"A análise de SWOT é uma ferramenta importante no planejamento estratégico, pois auxilia os planejadores a levantar os pontos fortes e fracos do ambiente interno da organização além de levantar as ameaças e oportunidades externas, configurando assim, possibilidade para o gestor da empresa potencializar seus pontos fortes, eliminar seus pontos fracos, aproveitar da melhor maneira suas oportunidades e evitar suas ameaças." (Boone & Kurtz 1998)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (192.9 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com