TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do comportamento dos consumidores

Por:   •  24/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

3) Dados Secundários sobre os fatores influenciadores no comportamento de compra do consumidor

A análise do comportamento dos consumidores é de suma importância para a organização e estratégia empresarial. Ao fazer uma pesquisa de mercado para entender o comportamento do consumidor, é possível obter dados e insights valiosos. São informações que vão ajudar a traçar as estratégias e ações de diferentes áreas da empresa.

A pesquisa do comportamento do consumidor pode ajudá-lo a entrar na mente do seu cliente. Você vai descobrir quais redes sociais ele está presente, quais lugares frequenta e quais veículos de comunicação consome. Com essas informações, você vai saber onde sua marca precisa estar presente para chamar a atenção e encantar os consumidores. Além disso, vai entender como eles pesquisam e consomem produtos, e poderá avaliar os melhores locais online e off-line para comercializar seus produtos ou serviços.

Conforme Sheth, Mittal e Newman (2001) mostram, o comportamento do consumidor é definido como as atividades físicas e mentais realizadas por clientes de bens de consumo e industriais que resultam em decisões e ações, como comprar e utilizar produtos e serviços, bem como pagar por eles. Ao realizar uma compra, o comprador está preenchendo uma necessidade que ele possui.

Para Lamb (2012), a fase de decisão de compra se inicia pelo reconhecimento da necessidade, o qual é despertado pelo desejo de um estímulo que pode ser interno ou externo.

As empresas se deparam com decisões todos os dias, sobre quanto produzir, qual cor deve ser usada para cada parte de uma peça, o preço que deve ser aplicado para cada produto ou serviço, sendo assim, é necessário considerar a análise de comportamento das classes consumidoras, pois apontará as tendências que influenciarão na satisfação de cada uma e consequentemente, o número de vendas da empresa.

Existem vários fatores para a tomada de decisão do consumidor, o autor Solomon (2002) destaca que percepção, aprendizagem e memória, motivação e valores, o “eu”, personalidade e estilo de vida, atitudes, mudança de atitudes,, influencias dos grupos de lideranças de opinião, tomadas de decisões, renda e classe social, subculturas étnicas raciais e religiosas e subculturas de idades, todos estes influenciam diretamente nas tomadas de quaisquer decisões.

4) Resumo...

Saber tomar a decisão correta é a principal função do administrador de empresas, sempre haverá a decisão correta para o momento, o fundamental é visar sempre o desempenho econômico e a satisfação dos membros dos negócios e dos colaboradores. É necessário ressaltar que toda decisão gera grandes implicações, onde a maior parte das consequências estão longe do nosso alcanço visual, portando vale à pena observar cada fator influenciador de compra. Tomada de

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

Entender o comportamento do consumidor é primordial para atender suas necessidades e oferecer exatamente o que ele busca.

[pic 9]

“ O comportamento do consumidor é o estudo de como os indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram,usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências para satisfazer suas necessidades e desejos.”  (P. Kotler)

Modelo de Comportamento dos Consumidores:

[pic 10]

  1. Graziela B. Mota Gestão de Marketing GrazielaB. Mota Gestão de Marketing Gestão de Marketing Módulo 3 Comportamento do Consumidor Graziela B. Mota
  2. http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-da-tomada-de-decisao/57388/ acesso em:  10/05/17
  3.  Os livros do semestre atual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (106.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com