TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Individual Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Por:   •  23/4/2021  •  Resenha  •  3.191 Palavras (13 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos da Gestão de Projetos

Módulo: 1 a 6

Aluno: Mariana

Turma: Turma Livre de Gestão de Projetos

Tarefa: Estudo de Caso da Empresa CCC

Características do projeto 

Projeto, segundo a definição apresentada no Guia PMBOK, o principal guia de boas práticas de gerenciamento de projetos, é “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” (PMI, 2017, p. 4), é temporário pois um projeto acontece em um período de tempo determinado, ou seja, possui um início e fim. De acordo com os autores Mendes, Valla e Fabra (2014, p. 13):

para um esforço ser considerado projeto ele precisa ser temporário, isto é, precisa ter definidas as datas para seu início e seu término. Se alguém começa um esforço mas não define uma data para termina-lo, não pode chamar isso de projeto, ou, pelo menos, não conseguirá usar a maioria das técnicas específicas de gerenciamento (MENDES, VALLA e FABRA, 2014, p.13).

Outra característica de um projeto é a produção de um resultado único, conforme cita Mendes, Valla e Fabra (2014, p. 13), “um projeto também precisa gerar algo único. [...] projetos se caracterizam precisamente pela falta de rotina, ou seja, pela presença do inesperado. Em parte isso se deve ao fato de que nenhum empreendimento é igual ao outro”. Ainda, os mesmos autores discorrem sobre o fato de “os projetos serem progressivamente elaborados, isto é, em seu início raramente temos especificações detalhadas no nível que precisamos. De fato, faz parte do trabalho aumentar progressivamente o conhecimento sobre ele mesmo” (MENDES, VALLA e FABRA, 2014, p. 13). Freitas (sem data, p. 14) reforça essa característica defendendo que “todo projeto é elaborado progressivamente. À medida que o projeto avança, adquirimos mais conhecimento sobre ele”.

Sendo assim, existem três atributos básicos de um projeto: singularidade, ou seja, cada projeto é único e não há um igual a outro, temporariedade, o projeto acontece em um período de tempo determinado, possui inicio, meio e fim, e, por fim, progressividade, o projeto apresenta fases até que seja finalizado. Nesse sentido, segundo Fábio Carvalho (2015, p. 4):

o projeto pode ser entendido como um processo único, que contém atividades e operações coordenadas e controladas, com datas de início e término, visando a alcançar um único objetivo. Esse objetivo a ser alcançado segue os requisitos especificados pelo cliente, com limitações e restrições de tempo, custo e recursos (CARVALHO, 2015, p. 4).

Kerzner (2015) ainda acrescenta que projetos são “multifuncionais (isto é, cruzam diversas linhas funcionais)” (KERZNER, 2015, p. 2). Já Ricardo Vargas (2016), especialista em gerenciamento de projetos, cita que projeto “é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, [...] dentro de parâmetros predefinidos de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade” (VARGAS, 2016, p. 11). O mesmo autor ainda conclui que:

projeto é um conjunto de ações, executado de maneira coordenada por uma organização transitória, ao qual são alocados os insumos necessários para, em um dado prazo, alcançar o objetivo determinado. O conceito de organização transitória está diretamente relacionado a um esquema organizacional particular e temporário que somente existe para tornar o trabalho com projetos mais eficiente e intuitivo por parte da organização (VARGAS, 2016, p. 11).

Com base nos conceitos de projeto, o gerenciamento de projetos é definido pelo Guia PMBOK (PMI, 2017, p. 10) como:

a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto à fim de cumprir os seus requisitos. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos processos de gerenciamento de projetos identificados para o projeto. O gerenciamento de projetos permite que as organizações executem projetos de forma eficaz e eficiente (PMI, 2017, p. 10)

O gerenciamento de projetos segue práticas de planejamento e controle para obter os resultados desejados e delimitados no início do projeto e, assim, apresentar um projeto bem-sucedido, que, segundo Kerzner (2015), pode ser definido como o projeto que cumpriu seus objetivos dentro do prazo e custos estipulados, de acordo com o nível de tecnologia e desempenho desejados, com utilização eficiente dos recursos disponibilizados e quando aceito pelo cliente. Portanto, a gestão de projetos é importante para direcionar as atividades em busca do resultado esperado e contribuir para a economia de recursos. Nesse sentido, Barcaui e Rego (2019, p. 38) apresentam o gerenciamento de projetos como “uma prática de gestão voltada para a otimização do uso de recursos ao longo do tempo, na busca de uma racionalidade instrumental”.

Ao discorrer sobre o uso dos conceitos de gerencimanto de projetos por empresas nos últimos trinta anos, o autor Ricardo Vargas (2016) apresenta o gerenciamento de projetos como:

um conjunto de ferramentas que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinado ao controle de eventos não repetitivos, únicos e muitas vezes complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminados” (VARGAS, 2016, p. 11).

Assim, fica claro que o gerenciamento de projetos não é uma metodologia limitada e restrita, mas é um conceito que permite o desenvolvimento de ferramentas e habilidades com o objetivo de planejar e controlar os projetos. Essas ferramentas podem ser baseadas nas metodologias de gerenciamento de projetos desenvolvidas por diferentes institutos em todo o mundo, como o Guia PMBOK, desenvolvido pelo PMI (Project Managment Institute), o PRINCE2 (Project in Controlled Environments) desenvolvido no Reino Unido, que são metodologias tradicionais, ou ainda o SCRUM, uma metodologia ágil, entre outras. Isso é colocado em prática para se obter os melhores resultados e produtos com tempo, recursos e qualidade predeterminados.

Nessa atividade, o grande evento musical a ser promovido pela CCC, em Porto Alegre, com as principais bandas de rock da década de 80, no final do ano, é um projeto, já que apresenta os três atributos básicos de um projeto: singularidade, pois é um projeto único de um evento único, que não é igual a outro e nunca aconteceu de forma igual anteriormente; temporariedade, já que o evento (projeto) e seu planejamento acontecem por um período de tempo determinado, possui uma data definida para seu início e término; e, progressividade, pois o projeto desse evento musical apresenta fases até que seja finalizado, é progressivamente elaborado conforme as fases forem avançando.

Esse evento, portanto, é um projeto que acontecerá em um processo único e não repetitivo e para isso deve conter atividades e operações coordenadas e controladas. Sua gestão, planejamento e controle são necessários para que o evento aconteça, seja bem-sucedido e o objetivo determinado seja alcançado dentro do prazo e custos estipulados, com a qualidade esperada e utilização eficiente dos recursos. Realizar um evento requer planejamento, para tanto, a ou o gerente desse projeto deve aplicar seus conhecimentos, habilidades e ferramentas às atividades e etapas do projeto, isso com base nas metodologias de gerenciamento de projetos, de forma a alcançar os resultados esperados e economizar os recursos.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Fases do Projeto

Processos do PMBOK

Observações

Pré-Evento

- Desenvolver o Termo de abertura de Projeto

- Identificar as partes interessadas

- Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto

- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

- Gerenciar o conhecimento do projeto

- Planejar o gerenciamento de escopo

- Coletar os Requisitos

- Definir o escopo

- Criar a EAP

- Validar o escopo

- Controlar o escopo

- Planejar o gerenciamento do cronograma

- Definir as atividades

- Sequenciar as atividades

- Estimar a duração das atividades

- Desenvolver o cronograma

- Controlar o cronograma

- Planejar o gerenciamento dos custos

- Estimar os custos

- Determinar o orçamento

- Controlar os custos

- Planejar o gerenciamento da qualidade

- Gerenciar a qualidade

- Controlar a qualidade

- Planejar o gerenciamento de recursos

- Estimar os recursos da atividade

- Adquirir os recursos

- Desenvolver a equipe

- Gerenciar a equipe

- Controlar os recursos

- Planejar o gerenciamento das comunicações

- Gerenciar as comunicações

- Monitorar as comunicações

- Planejar o gerenciamento dos riscos

- Identificar os riscos

- Realizar a análise qualitativas dos riscos

- Realizar a análise quantitativa dos riscos

- Planejar as respostas aos riscos

- Implementar respostas aos riscos

- Monitorar os riscos

- Planejar o gerenciamento das aquisições

- Conduzir as aquisições

- Controlar as aquisições

- Planejar o engajamento das partes interessadas

- Gerenciar o engajamento das partes interessadas

- Controlar o engajamento das partes interessadas

- Monitorar e controlar o trabalho do projeto

- Realizar o controle integrado de mudanças

- Encerrar a fase

Serviços a serem realizados:

- Fazer termo der abertura do projeto

- Planejamento do gerenciamento do escopo e coleta de requisitos e especificações do evento

- Selecionar a equipe do projeto e do evento (incluindo a equipe de segurança do evento)

- Definir data e horário do evento

- Realizar o orçamento de todo o evento

- Fazer a divulgação do evento, desde sua estratégia até a divulgação efetivamente

- Realizar a venda de ingressos

- Planejar e escolher as bandas que irão se apresentar no evento

- Contratar as bandas escolhidas

- Estabelecer fornecedores

- Planejar e conduzir a compra de decoração, alimentos e bebidas, entre outros itens

- Contratar infraestrutura não presente no centro de eventos, como banheiros

- Convidar e fechar a parceria com as empresas do ramo de Fast Food para servir na praça de alimentação

- Contratar empresa responsável pela limpeza e organização do local após o evento

- Elaborar o cronograma de atividades e apresentações do evento

- Assinar contrato com Centro e Eventos FIERGS

- Planejar riscos, antecipando os possíveis problemas (construir plano de ação para ocasiões problemáticas)

Realização do Evento

- Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

- Gerenciar o conhecimento do projeto

- Gerenciar a qualidade

- Controlar a qualidade

- Gerenciar a equipe

- Controlar os recursos

- Gerenciar as comunicações

- Monitorar as comunicações

- Monitorar os riscos

- Implementar respostas aos riscos

- Controlar as aquisições

- Controlar o cronograma

- Controlar o engajamento das partes interessadas

- Controlar os custos

- Monitorar e controlar o trabalho do projeto

- Realizar o controle integrado de mudanças

- Encerrar a fase

Serviços a serem realizados:

- Montar infraestrutura do local: decoração, cenário, iluminação, caixas de som, estrutura da praça de alimentação e banheiros.

- Testar os equipamentos

- Gerenciar os riscos, os possíveis problemas que surgirem (colocando em prática o plano de ação desenvolvido), por exemplo, caso um microfone ou caixa de som quebre.

- Controlar ordem dos shows e tempo de cada apresentação

- Encerrar o evento

Pós-Evento

- Monitorar e controlar o trabalho do projeto

- Controlar os custos

- Controlar a qualidade

- Gerenciar a equipe

- Gerenciar as comunicações

- Monitorar as comunicações

- Monitorar os riscos

- Controlar o engajamento das partes interessadas

- Encerrar o a fase e o Projeto

Serviços a serem realizados:

- Limpar o local do evento

- Fazer balanço das finanças, incluindo todos os custos  

- Verificar se a qualidade foi atendida

- Dilvugar fotos e notícias do evento

- Fazer o encerramento do projeto, sistematizando documentação e possibilitando uma avaliação final, identificando os pontos negativos e positivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (813.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com