TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.479 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: Carolina Carettoni

Aluno: Carolina Rodrigues Carettoni

Turma: 2

Tarefa: Boas práticas de projeto em realização de eventos

Características do projeto 

Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”. (PMBOK, 2017.)

Projetos geram benefícios, permitem a criação de valor e impulsionam mudanças. Possuem início e fim determinados, são eventos únicos e são feitos por pessoas. (PMBOK, 2017)

Assim, projetos possuem temporalidade, singularidade, devem reconhecer e formular um objetivo e mobilizar pessoas.

Todo projeto deve possuir início, meio e fim. De acordo com Prado (2001) “projetos ou empreendimentos são esforços temporários que ocorrem em todas as organizações”.

Segundo Carvalho e Rabechini Jr (2008) “todo projeto é de alguma forma único, ou seja, nunca foi feito, é uma inovação. No entanto, o grau de novidade do projeto pode variar muito, levando a equipe de encontro à maior ou menor incerteza.”

As organizações têm utilizado boas práticas de gestão de projetos para alinhar as estratégias traçadas pela empresa com suas atuações e entregas diárias. Portanto, “dentro das organizações os projetos podem ter origens diversas, e, embora estejam intimamente relacionados ao planejamento estratégico, sua fonte formal, ele pode surgir das necessidades diárias” (CHAGAS, SELA, PADILHA, CHAGAS, 2008)

“Executar projetos é uma característica de sobrevivência da empresa moderna e saber gerenciá-los é uma necessidade marcante dos executivos”. (PRADO, 2001)

O sucesso do projeto é tradicionalmente medido utilizando os três pilares - Escopo, Custo e Prazo. Significa entregar o que foi proposto, no prazo determinado e dentro do custo estabelecido. (Carvalho e Rabechini Jr, 2008)

No entanto, esse sucesso depende muito do ponto de vista em que se analisa, isso porque as expectativas e perspectivas são diferentes nas partes interessadas do projeto, e o que pode ser ótimo para uma parte não necessariamente é o ponto certo para outra.

Assim, “definir o que é sucesso em projeto não é tarefa fácil, pois depende da perspectiva da parte interessada (stakeholder), do tipo de projeto, da perspectiva temporal (curto, médio e longo prazo) e da unidade de análise (projeto e organização)”. (Carvalho, 2011)

EFICIÊNCIA – Fazer certo as coisas

EFICÁCIA – Fazer as coisas certas

Curto prazo, Foco no projeto, foco no uso de recursos

Longo prazo, foco na organização, foco no impacto estratégico

Fonte: Carvalho, 2011.

A avaliação do sucesso deve ser feita de forma abrangente, tanto tratando dos três pilares do projeto (eficiência) quanto mensurando os benefícios para a organização e os impactos do projeto com um bom gerenciamento dos stakeholders (eficácia).

A criação de um novo modelo de carro por exemplo, pode ter em seu projeto todos os processos bem definidos, entregar o produto funcionando como planejado, no prazo e custo previsto, mas não apresentar bom desempenho de venda na hora em que for lançado no mercado, e além disso, não ter agregado nada a empresa ou ainda, criado conflitos que sem a devida resposta podem prejudicar a produção no futuro.

Dessa maneira, o desempenho do projeto, o desempenho do produto e os benefícios e resultados para a organização devem ser avaliados no todo.

Existem diversos guias que podem auxiliar os gerentes com boas ferramentas para gestão de projeto.

O PMBoK (Project Management Body of Knowledge) é um guia de gestão de projetos criado pelo PMI (Project Management Instituite) com conceitos, ferramentas e técnicas, estruturados a partir da experiência de vários gestores e empresas com processos consolidados. Ele fornece conhecimento e auxilia na busca de uma gestão estratégica eficaz.

É organizado em cinco grupos de processos – Iniciação, Panejamento, Execução, Monitoramento/Controle e Encerramento – contendo as dez áreas de conhecimento fundamentais em um projeto e seus 49 processos de gerenciamento.

As áreas de conhecimento são todas aquelas fundamentais para que o gerente de projetos estruture os processos que devem acontecer para que o projeto tenha sucesso. São elas:

Integração

Escopo

Cronograma

Custos

Qualidade

Recursos

Comunicação

Riscos

Aquisições

Stakeholders

Cada processo de gerenciamento é um ponto essencial que o gestor deve tratar para que o projeto obtenha melhores resultados.

O PRINCE2 (Projects in Controlled Environment) foi criado em 1989 no Reino Unido. Segundo CHAGAS, SELA, PADILHA, CHAGAS, “seu método focaliza a organização, a gerência e o controle, fornecendo o controle dos recursos e de riscos.”(2008)

Mais utilizado na Europa, trata-se de um guia mais generalista que pode se aplicar em qualquer área e possui sete processos definidos: Justificativa continuada dos negócios; Aprenda com a experiência; Papéis e responsabilidades definidos; Gerenciar por etapas; Gerenciar por execução; Foco nos produtos; Adaptar para se adequar ao ambiente do projeto.

Assim, um projeto é um organismo vivo, sofre influências externas e internas e deve ser observado em seu ciclo de vida e gerenciado utilizando as melhores práticas.

Segundo Foresti, “Para um melhor controle gerencial, um gerente de projeto pode dividir o projeto em fases, onde essas fases são conhecidas como ciclo de vida do projeto”. (2015)

Cada uma dessas fases pode ser subdividida em maior ou menor número, para facilitar o trabalho e suprir todas as necessidades do projeto, dependendo de sua complexidade.

De acordo com Camargo “O ciclo de vida de um projeto está fortemente ligado ao tipo de produto em questão. Na prática, isso significa dizer que, para cada ramo de negócio, haverá uma demanda diferente para estruturar as etapas do ciclo de projeto”. (2019)

“O ciclo de vida de um projeto define o que deve ser executado para concluir cada fase, todos os envolvidos, as entregas de cada fase do projeto e como controlar e monitorar o andamento desse trabalho”. (FORESTI, 2015)

Portanto, para a realização de um projeto com sucesso, é recomendável fazer uma análise de viabilidade, identificando assim os riscos e incertezas, além dos objetivos e entregas necessárias.

A utilização de ferramentas e técnicas auxilia nessa prática, e estrutura de forma ordenada todo o trabalho, recursos e tempo que devem ser mobilizados para a conclusão do projeto, de acordo com a estratégia da organização.

Assim, a empresa CCC, uma empresa brasileira do ramo do atacado de roupas percebeu que o marketing cultural seria boa estratégia de divulgação da marca e decidiu promover um evento musical em Porto Alegre com bandas de rock dos Anos 80. Para realizar esse projeto, ela comprou a empresa DT Produções que utilizará seu know-how para organizar essa empreitada.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

Um evento possui começo, meio e fim determinados e produz um resultado exclusivo, sendo assim é um projeto.

Para realizar esse projeto, a DT Produções dividiu o ciclo de vida do projeto em 3 fases: Pré Evento, Evento e Pós Evento. Dentro de cada fase, orientada pelas melhores práticas de gerenciamento de projetos, determinou cada área de conhecimento que devia ser observada para que todos os produtos do projeto fossem entregues.

Assim:

Pré Evento (Desenho, Preparação e Mobilização)

Iniciação e Planejamento

-Identificar as partes interessadas

- Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto´

- Planejar o Gerenciamento do Escopo

- Coletar Requisitos

- Definir o Escopo

- Criar EAP

- Planejar o Gerenciamento do Cronograma

- Definir as Atividades

- Sequenciar as atividades

- Estimar a Duração das Atividades

- Desenvolver o Cronograma

- Planejar o Gerenciamento de Custos

- Estimar os Custos

- Determinar o Orçamento

- Planejar Gerenciamento de Recursos

- Estimar os Recursos das atividades

- Planejar o Gerenciamento da Qualidade

- Planejar o Gerenciamento das Comunicações

- Planejar o Gerenciamento das Aquisições

- Planejar o Engajamento das Partes Interessadas

- Planejar o Gerenciamento de Riscos

- Identificar os Riscos

- Realizar Análise Qualitativa dos Riscos

- Realizar análise Quantitativa dos Riscos

- Planejar a Resposta aos Riscos

- Desenvolver o plano de Gerenciamento do Projeto

- Adquirir Recursos

- Desenvolver Equipe

- Gerenciar a Equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (396.1 Kb)   docx (826.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com