TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDUSTRIA

Por:   •  9/5/2018  •  Monografia  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 11

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDUSTRIA

A indústria assim como a contabilidade encontra-se envolvida em um manto de desenvolvimento tecnológico proporcionado pela globalização, fazendo assim uma interligação mercantil, e isso viabilizou ainda mais a crescente que a contabilidade conquistou nos últimos anos, uma vez que esta se tornou fundamental para a estruturação de todo e qualquer investimento, e o setor industrial não exceção a regra.

Por isso abaixo analisaremos como se encontra atualmente o setor industrial e as práticas contábeis que auxiliam este setor em seu desenvolvimento.

2.1.1 Setor Industrial na atualidade

O setor industrial e um dos mais importantes perante nossa sociedade, pois ele é responsável por transformar matéria prima em produtos comercializáveis, assim gerando emprego e renda para toda sociedade onde está encontra – se situada, mantendo assim a economia aquecida.

Sabendo disso temos a convicção do seu poder econômico administrativo, uma vez que o setor industrial consegue gerar os produtos a serem consumidos, empregos, e renda, cujos são peças fundamentais para a construção de uma economia autossustentável e atrativa para investimento, causando uma constante mutação e evolução devido sua necessidade mercatória de evoluir para obter maior lucratividade com um espaço de tempo menor.

Por consequência podemos definir que a indústria é um dos pilares da economia de um país, pois vimos que ela é toda atividade humana que, através do trabalho, transforma matérias-primas em outros produtos, que em seguida podem ser, comercializados e que possuem, normalmente, maior valor agregado, de acordo com a tecnologia empregada na produção e a quantidade de capital necessária, a atividade industrial pode ser artesanal, manufatureira ou fabril, por isso ao conjunto de indústrias, deu-se o nome de setor secundário, em oposição à agricultura (setor primário) e ao comércio e serviços (setor terciário), de acordo com a posição que cada atividade normalmente está na cadeia de produção e consumo

No entanto hoje em dia o processo industrial é capitaneado pelas multinacionais, o que com a globalização acabou tornando de suma importância a utilização de informatização em suas ações, forçando não apenas as industrias mas sim todo o mercado se informatizar, ocasionando uma corrida para a capacitação tecnologia das indústrias, e assim limitando as possibilidades de erro ao quase zero, fazendo com que a contabilidade torna-se ainda mais importante para as obtenções das decisões nesse setor, já que e através da contabilidade que se pode ter uma ideia geral e mais exta de como se encontra o mercado, podendo assim ter certeza do momento a se investir mais ou menos em determinados produtos ou setores. .

2.1.2 Contabilidade como Ferramenta Industrial

Sabendo-se que a  contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis administrativos de uma entidade-econômica em principal as indústrias, já que tem como principal função o auxílio às funções de determinação de desempenho, de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosa possível dos custos de produção aos produtos.

Isto posto, a contabilidade tem como objetivo demonstrar passo a passo todos os custos gerados em uma produção. Podendo através de suas análises possibilitar a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção, até a etapa final que são os clientes finais, dando uma visando total do movimento financeiro ocasionado pela produção, podendo assim fazer correções necessárias no processo para que beire a perfeição, dando-lhe uma margem de lucratividade maior.

Por isto notamos que a contabilidade de custos passou de mera auxiliar na avaliação de estoques, para um importante auxiliar no âmbito gerencial, fornecendo dados para que as empresas estabeleçam previsões, fixações de preços e outros. A contabilidade de custos, quando utilizada na função gerencial, não está presa aos requisitos legais ou fiscais, nem a convenções padronizadas.

A busca pela competitividade tornou o custo uma ferramenta importante da gestão estratégica, prática indispensável às corporações que querem desenvolver sua participação no mercado globalizado. As mudanças constantes no ambiente global fizeram com que os métodos de custeio fossem adaptados às necessidades das empresas para a tomada de decisões.

2.1.3 Demonstrativos Contábeis Obrigatórios

Com a emente crescente da globalização a contabilidade foi padronizada e para isso foi-se criado um grupo de demonstrativos obrigatórios para que se possa ter maior transparência em relações comerciais.

As demonstrações contábeis de uma empresa têm como objetivo refletir sua situação financeira. Onde algumas são obrigatórias como:

a. Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), exceto as companhias fechadas, com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais);

b. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);

c. Demonstração do Valor Adicionado (DVA), de elaboração obrigatória somente pelas companhias abertas;

d. Demonstração do Resultado Abrangente (DRA); e

e. Notas Explicativas (NE's) e outros quadros analíticos necessários para esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício

a. Balanço Patrimonial (BP);

f. Demonstração do Resultado do Período de Apuração; e Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)

2.2. CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS

2.2.1. Principais terminologias utilizadas na Contabilidade de Custos e Industrial como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidades

A contabilidade assim como toda a ciência não exata, possui seus termos, cujos são definidos para suas áreas de atuação, abaixo iremos relatar alguns, juntamente com seus significados próprios:

a. Gasto: Entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços.

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com