TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: CIÊNCIAS SOCIAIS

 ALUNO (A):

Francisco de Assis Costa

R A 407990

Ester Ramos de Macedo

R A 407991

Antonio Neto Firmino

R A 425121

Emanuel Alves de Melo

R A 425128

Josivaldo Santos de Lima

R A 9978022464

Woden Luiz Pereira da Silva

R A 9978022326

Professora:

Tutora a distância: Cláudia Benedetti

20.11.2013

ASSU-RN

SUMÁRIO:

Etapa/1:.....................................................................................................3/5

Etapa/2:....................................................................................................6/7

Etapa/3:.................................................................................................8/10

Etapa/4:.................................................................................................10/12

               Referências............................................................................................13/13

ETAPA/1

CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE.

Nesta etapa da ATPS, nosso grupo apresentará as definições de cultura, indivíduo e sociedade.

 A palavra “Cultura” tem como senso comum, o significado de conhecimento e saber. A CULTURA é fundamental para a compreensão de diversos valores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo, é o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade. Cultura é um processo em permanente evolução, diverso e rico, sendo o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É também o conjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc.), estando em permanente processo de mudança. Podemos afirmar que ela é transmissível pela herança social e não pela herança biológica. Depende do processo de socialização do indivíduo.

        Podemos definir INDIVÍDUO como pessoa livre, autônoma, consciente do seu “status” e do seu “papel”, integra-se naturalmente no corpo social, onde busca realizar-se, cumprir seus direitos e também de seus deveres. São pessoas que ocupam um território comum, que tenham uma cultura comum e possuem uma sensação de sociedade compartilhada de seus propósitos, gostos, preocupações, costumes, etc.

        O convívio com outros indivíduos, grupos, comunidades, organizações permite que o indivíduo crie sua própria personalidade, com este novo convívio são formado as características de acordo com os padrões estabelecidos de geração a geração onde o individuo forma o seu caráter na qual forma-se um grupo onde ele se enquadra melhor, com base em suas afinidades e conceitos.

         Este processo de socialização é de muita importância para determinar como um jovem irá se comportar dentro de uma sociedade, entendendo e interagindo com as normas e procedimentos que lhe é estabelecidos e esperados pela sociedade.

         A SOCIEDADE: é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade. Embora as sociedades mais desenvolvidas sejam as humanas (ciências sociais: sociologia e a antropologia), também existem as sociedades animais (sociobiologia ou a etologia social).

As sociedades humanas são formadas por entidades populacionais cujos habitantes e o seu entorno se inter-relacionam num projeto comum. O conceito também implica que o grupo partilhe laços ideológicos, econômicos e políticos. Na hora de analisar uma sociedade, são tidos em conta fatores como o grau de desenvolvimento, a tecnologia alcançada e a qualidade de vida.

CONSIDERAÇÕES:

         Após leitura da obra de Peter Berger e Thomas Lukmann proposto nesta etapa da ATPS, apresentamos a seguir as considerações da nossa equipe em relação à leitura realizada.

A obra retrata a sociedade como uma realidade objetiva e ao mesmo tempo subjetiva, segundo eles sociedade “é uma produção humana e o homem é uma produção social”. Os autores explicam a sociedade como realidade subjetiva, considerando que a socialização é o processo pelo qual ocorre a interiorização da realidade.

         A obra mostra a realidade no que constitui a realidade cotidiana do mundo, o mundo foi feito pelo homem e, portanto pode ser refeito por eles, e não é o que acontece no mundo hoje, começando pela desigualdade social.

         O individuo de um ponto de vista sociológico não é responsável pela sua condição social, ele é pobre porque existem diferentes grupos na sociedade.

         A Sociologia surgiu no século XIX, devido a grande necessidade de investigar os problemas relacionados fenômenos sociais e a partir dela foram sendo criadas as outras áreas de estudo da Ciência Social.

         As Ciências Sociais é o estudo das interações humanas, criada primeiramente para combater as desigualdades sociais foi preciso primeiro compreender para depois investigar.

A vida social está ligada diretamente na vida particular de cada individuo, gerando assim as desigualdades sociais em todo o sentido econômico político e social.

         A desigualdade social tem se tornado um problema hoje, pois contribui para situações de constrangimento que cidadãos trabalhadores passam em sua vida cotidiana.

         O poder público não consegue dar conta de todas as situações levando os indivíduos a lutarem para garantir seus direitos essenciais com o poder privado, o que conduz ao poder do dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (295.9 Kb)   docx (519.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com