TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  29/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Organizacional

A cultura refere se aos hábitos e comportamentos de um grupo ou sociedade para todos, torna-se uma rede de concepções, normas e valores compartilhadas por grupos na cultura organizacional de uma empresa. Ela dependerá da forma como os agentes, gerentes, estabelecem essas relações e de que modo as linguagens são utilizadas na organização, essa cultura oferece um padrão de compreensão mais elevado, e base para os comportamentos dos indivíduos em dadas organizações. as culturas são socialmente construídas.

 A realidade não é dada por condições pré-determinadas, mas é o produto da interpretação que cada um atribuiu aos símbolos que se depara. É o uso e a interpretação dos símbolos que permitem aos membros de uma organização criar e manter sua cultura.

Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

No filme “Com o dinheiro dos outros” é possível perceber alguns detalhes referentes a cultura organizacional. Na empresa de Larry Garfield a única coisa que interessava é o lucro; quanto maior e mais imediato for o lucro, melhor. Isso refletia em alguns dos seus empregados, passando a fazer parte da cultura diária da empresa. A sua equipe de empregados advogados estava pronta para procurar empresas que não estavam mais trazendo lucros, para Larry “o liquidador” fazer o seu trabalho, comprar e liquidar empresas que não estejam sendo extremamente lucrativas. Como falado por SCHEIN, que conceitua cultura como: “Um padrão de premissas básicas compartilhadas que o grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna, que funcionou suficientemente bem para ser considerada válida”. A própria secretaria que sempre leva as rosquinhas para Larry Garfield mostra a cultura, essa que aprendeu e se tornou costume.

Aprendizagem Organizacional

Com o avanço na tecnologia o mundo comercial está em constante mudanças, a cada ano aumenta a capacidade de produção, tornando a produção num nível extremo.  Com isso a possibilidade de se comunicar obteve um aumento de velocidade. Possibilitando o compartilhamento de opinião em velocidade praticamente instantânea.

Em Administração, a aprendizagem organizacional é o alcance de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais, seja de maneira direta ou indireta, seja ela dentro ou fora das empresas. O processo vivenciado pelas organizações em termos de mudanças para a competitividade caracteriza-se, cada vez mais, por mudanças rápidas, profundas e abrangentes em contraste às transformações evidenciadas na década passada quando o diferencial competitivo se centralizava na questão do preço e qualidade do produto. A aprendizagem organizacional está estritamente ligada a aprendizagem individual, que é o processo pelo qual habilidades, valores, conhecimentos ou comportamentos individuais são adquiridos ou modificados. Como reflexo dessas mudanças observa-se no contexto organizacional uma valorização cada vez maior das pessoas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com