TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência Administrativa Sofreu Várias Influências

Por:   •  2/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

A Ciência Administrativa sofreu várias influências, partindo da revolução industrial que começou a ganhar forças com o aparecimento das fábricas e empresas industriais. Com o avanço das práticas econômicas foi-se criando novos paradigmas que modificavam os meios, com isso recebeu influência dos Militares, Igreja Católica, filósofos, economistas liberais e empreendedores, que trouxeram conceitos importantes para o termo organização

A Fundação Nacional de Qualidade define organização como: Corporação, Instituição, Órgão, Ongs, Firma e entre outros termos, de porte pequeno, médio ou grande, com ou sem fins lucrativos, pública ou privada (...). Dentre todos esses termos existe uma relação, ou seja, todas têm que desempenhar uma atividade (processo), no qual há uma correlação para atingir um objetivo ou resultado. Essa ação consiste em o ato de administrar que define o conjunto de decisões que irá agregar valores sobre as atividades inter-relacionadas (variáveis).

O processo de administração foi sofrendo mutações com o passar do tempo. Foram criadas teorias para auxiliar e orientar as decisões. Empresas adquiriam um modelo aceito, consequentemente adotavam um critério para a escolha problemas, e enquanto um paradigma fosse aceito aquele seria o único problema a ser considerado, mas com o desenvolver da ciência administrativa foi-se notando que, na medida em que uma organização se apegava a um modelo ela deixava de perceber outros fatores variáveis.

A Teoria Geral da Administração nos mostra a evolução do pensamento administrativo e através da citação de CHIAVENATO, onde ele acrescenta uma sexta variável expressa logo abaixo e intitulada como Competitividade.

• Competitividade

• Tecnologia

• Pessoas

• Estrutura

• Tarefas

• Ambiente

É possível perceber o quão as teorias, abordagens ou escolas foram essenciais para o desenvolvimento dessa ciência e do conceito de organização.

O processo administrativo começa a ganhar enfoque na Abordagem clássica, onde Taylor toma ênfase nas tarefas, e classifica o ambiente interno por níveis, tendo que cada operário reportar para seus supervisores, que respondiam para o “presidente”; um operário poderia ter mais de um chefe a quem deveria sintetizar suas tarefas, já os supervisores teriam que ter princípios de planejamento, preparo, controle e de execução. Ford nos mostra também, seu princípio de intensificação, economicidade e produtividade; seguindo um dos aspectos apresentado por Taylor, a padronização. A criação do modelo de produção em massa revoluciona o setor automobilístico perante a linha de produção que não dependia de especialização, mas a produção era dividida por tarefas, como mostra o filme “Tempos Moderno” protagonizado por Charles Chaplin. Fayol cria um conceito estruturalista com seis funções essenciais:

1. Técnica

• Constitui o conjunto de atividades que irá modificar o meio, com objetivo de obter um resultado. Essa área normalmente é designada por normas, procedimentos padrões ou protocolo a serem seguidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com