TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Clima Organizacional

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.523 Palavras (15 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 15

1. INTRODUÇÃO

As organizações estão buscando cada vez mais melhoria contínua em diversas áreas, como no avanço tecnológico, na rapidez dos processos de trabalho, na profissionalização da gestão, na qualidade da prestação dos serviços e melhoria das políticas de Recursos Humanos (Comprometimento, Clima e Cultura Organizacional). Os estudos sobre Cultura Organizacional despertaram maior interesse no Brasil durante os anos 80, acompanhando a tendência mundial de difusão dessa linha de pesquisa, principalmente com o crescimento das empresas japonesas.

Através do estudo da dinâmica e funcionamento das organizações e de como os grupos se comportam dentro delas, percebe-se que a qualidade de vida do empregado é uma questão estratégica para as empresas. Pois essas buscam motivar seu corpo funcional com o objetivo de elevação da produtividade e consequentemente maior geração de lucros aos seus empresários.

Neste sentido, (Bennis, 1969, p. 73 apud Maximo e Weber, 2005, p. 31) afirma que, em tempos em que predominam as incertezas de um ambiente em crescente transformação, as organizações precisam adequar as mudanças aos seus ambientes através da ênfase no fator humano. O mesmo autor afirma que responder as mudanças referentes à tecnologia e ao mercado deve aliar-se a preocupação com as mudanças sociais. Essa noção se reafirma quando é considerada a natural resistência das pessoas quando participam de um processo de mudança, tendo que abandonar velhos paradigmas, decorrentes de uma realidade já estabelecida, passando a aceitar o desconhecido e partindo para um novo aprendizado.

O objetivo principal da pesquisa foi identificar os valores e práticas que caracterizam a Cultura e o clima Organizacional da empresa pesquisada. O Referencial Teórico destaca desde as abordagens e conceitos sobre Cultura Organizacional, além de tratar dos valores e das práticas organizacionais.

2. OBJETIVOS

Este estudo teve por objetivo identificar os fatores relevantes para avaliação de Clima Organizacional da empresa Dasa- marca EXAME, considerando suas especificidades e a percepção de seus colaboradores com relação às variáveis deste ambiente de trabalho. Este conhecimento poderá favorecer a elaboração de pesquisas e diagnósticos de Clima adequados ao perfil dessa Instituição.

a) Levantar dados, junto aos colaboradores, que revelem o impacto das variáveis que compõem o ambiente de trabalho em estudo no nível de satisfação de cada um e consequentemente no Clima Organizacional da Instituição.

b) Levantar por meio de pesquisa bibliográfica, modelos de Avaliação de Clima, bem como fatores que interferem no clima das organizações.

c) Avaliar o grau de cooperação e motivação entre os empregados da empresa;

d) Analisar o grau de satisfação dos funcionários em relação à empresa estudada.

3 Referencial Teórico

3.1 Gestão

Se iniciou na segunda Revolução Industrial no século XIX, na Inglaterra e aumentou a produtividade, mas com isso surgiu a necessidade de aprimorar os métodos que regulamentaram a relação de trabalho. No início cada funcionário o administrava com o bom senso, mas com o surgimento da administração científica os métodos passaram a ser aprimorados e com o desenvolvimento da teoria clássica da administração também houve o aprimoramento das empresas.

A fase de gestão de pessoas teve início na década de 1990 com o processo de globalização e se estendeu até os dias de hoje. O que diferencia um profissional de outro além de conhecimento técnico é a quantidade de informação que possui, e como ele utiliza nos meios de comunicação para gerar mais conhecimentos. As empresas passaram a desenvolver processos de gestão de pessoas a organização para adquirir competitividade na organização, para valorizar o funcionário. O funcionário passou a ser uma pessoa que interage e compartilha seus objetivos com a organização, tornando-se um diferencial competitivo.

As pessoas com seus conhecimentos, habilidades e competências, passaram a ser a principal base da nova organização, os recursos humanos antigo passou a dar lugar a gestão de pessoas, deixando de ser um simples recursos humanos. As organizações que valorizam seus funcionários e que oferecem retroação de informação, através de críticas e sugestões, permitem aos mesmo aprenderem e aperfeiçoar sempre seus conhecimentos, ampliando sociedade do conhecimento, e as pessoas tornam-se mais críticas e participativas, elas se sentem parte do processo. A estratégia é fundamental para a empresa e não pode ser traçada dissociada dos fatores externos e internos, no caso especifico de gestão e pessoas, uma estratégia bem estruturada direciona o processo de recrutamento e seleção, as estratégias de capacitação de pessoal, as formas de renumeração, promoção, ações de higiene e segurança do trabalho dentre várias outras.

Assim como há a lei de oferta e procura no mercado da economia, o mercado de trabalho constitui pelas ofertas de trabalho e emprego. Para alcançar as metas da organização um bom planejador trabalha com três tipos de planejamento: o estratégico " o que fazer" gerencial "como fazer" e o de planos operacionais “onde e quando fazer". A gestão tem como maior desafio fazer com que a estratégia organizacional se já entendida pelos membros, de modo que todos saibam o sentido do esforço dedicação para atingir os objetivos.

(GIL, 2001, p. 17) afirma "A expressão gestão de Pessoas visa substituir a denominação Administração de Recursos Humanos, que, ainda mais, é a mais comum entre todas as expressões utilizadas nos tempos atuais para designar os modos de lidar com as pessoas nas organizações."

Gestão pessoas é o processo que a empresa utiliza para alcançar objetivos da organização, ou individuais, a fim de desenvolver um desemprenho eficiente

A gestão de pessoas é o processo de planejamento, organização, direção e controle de pessoal da empresa para promover desempenho eficiente do pessoal, a fim de alcançar os objetivos organizacionais e os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. (VILAS BOAS, ANDRADE, e Bernardes 2009, p.16)

Este conceito evolui bastante ao passar dos anos em algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (579.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com