TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Competência e Liderança

Por:   •  3/6/2016  •  Resenha  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇAS



No texto postado falam em competências de lideranças, vários modelos, dicas sugestões e como deve ser feito na prática. Ser flexível em relação com os liderados dando a eles funções e deveres para que se sintam com responsabilidade também. O objetivo da delegação de poderes é ter trabalhadores mais motivados e envolvidos nas decisões da empresa. Ao sentirem que possuem mais responsabilidades, procuram soluções e tornam-se mais criativos porque sentem estão contribuindo para o rumo da empresa, e que pertencem de fato à organização.

Bennis (1996), afirma que não se pode ensinar liderança, uma vez que as bases da liderança são caráter e julgamento – valores que não se ensinam.

Drucker (2003), por sua vez, diz que liderança pode e deve ser aprendida.

Boyett e Boyett (1999), afirmam que podemos aprender as técnicas, as habilidades, os estilos de comunicação, assim como podemos dominar as teorias, as estratégias e as táticas de liderança.

Kouzes e Posner (2003), a liderança é um conjunto reconhecível de habilidades e práticas que estão disponíveis para todos e pode ser encontrado em qualquer parte, não apenas nos níveis mais altos das organizações.

No meu ponto de vista todos estão corretos, mais o que mais me identifico é com Boyett e Boyett (1999), podemos nos desenvolver cada vez mais, aprimorar, estudar, claro que Benis (1996), está correto ao afirmar que valores não se ensinam. Como diz Kouzes e Posner (2003), é um conjunto reconhecível de habilidades e práticas. Juntando seu comportamento, suas atitudes, seus valores com seu conhecimento, o aprimorando cada vez mais na melhoria de sua liderança.

Dentre os pontos citados no texto me chamou a atenção sobre “O papel do inovador”. Tendo em vista que hoje em dia se faz mais do que necessário inovar.

O texto diz o seguinte: Envolve o uso da criatividade e o gerenciamento das transformações e transições organizacionais. As três competências centrais do líder inovador são: ¹ Convivência da mudança (sair da normose, eliminar resistência psicológica tanto dele quanto dos funcionários). ² Pensamento criativo (geração de novas idéias e soluções) e ³ Gestão da mudança (administração da visão, comunicação e empowerment).

Inovação, criatividade algo primordial nos dias de hoje, se tratando em crise, é aonde o líder mostrará seu valor, criando ou inovando técnicas ou táticas para sobrevivência da sua empresa.

Empowerment: é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhe ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades.

Por fim gostaria de citar as 10 competências chave dos lideres da atualidade e falar um pouco sobre elas.

Cada um com sua devida importância tanto no dia-a-dia quanto para estratégias a curto ou longo prazo. Pensamento estratégico, analisar o melhor caminho a se tomar, tendo em vista o suporte que sua empresa lhe proporciona, um pensamento em comum acordo com a empresa com certeza lhe trará frutos a ser colhido. Colaboração, creio que a própria palavra já diz, usando a empatia e empowerment ajudará muito. Inteligência emocional varia muito de pessoa para pessoa, é algo a se trabalhar com cuidado, nem todos aceitam o mesmo tratamento, empatia é o certo a se usar neste quesito também. Pensamento crítico é bom para ter controle moral da situação, saber o que fazer e ser frio quando precisar, sempre buscando o melhor. Comunicação sempre ouvir, e filtrar o que é ou não viável ou interessante, falar claro, objetivo e diretamente sempre para não haver conflitos de informações. Motivação é algo intrínseco que tem que ser despertado e trabalhado. Feedback, sempre é bom uma conferência no trabalho já feito, na incerteza, o feedback é essencial. Conversas difíceis, sabendo o modo de falar, sempre com educação e mostrando além do que houve uma solução a se fazer. Coacher é o que eu chamo de exemplo, puxa a fila e não diz como a fila tem que andar. Inspiração fazer os outros acreditarem em si, mostrar que é possível uma pessoa ter inspiração nos valores que segue, acreditar e mostrar aos outros que tudo isso é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (52.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com