TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicacao e Politica

Por:   •  26/4/2016  •  Monografia  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

- Discutir o conceito de democracia e suas relações com a comunicação.

- Analisar o papel da democracia na atualidade.

- Refletir sobre a comunicação e deliberação no sistema democrático.

Atualmente, muito se comenta sobre a importância cada vez maior dos meios de comunicação em massa e na sua posição de instrumento garantidor de democracia, que são impulsionados ao aperfeiçoamento das instituições típicas do Estado de Direito. Mas a dúvida que fica é em relação a mídia. Se ela realmente esta cumprindo essa função.

Com essa dúvida recorrente, é necessário então discutir-se as diversas relações existentes dentro da democracia e suas diversas faces dentro dos conceitos interligados com o debate sobre a mídia. Dentre esses conceitos, se encontram presentes a pluralidade de informação e a liberdade de expressão.

É importante lembrar também que a ideia de uma sociedade democrática nem sempre representa algo positivo na sociedade. Como exemplo, pode ser citado o período da Grécia Antiga, onde existiam inúmeros pensadores políticos contrários a democracia. Nessa época eram ideais os regimes nos quais prevalecia a sabedoria e não a democracia.

Assim como no período antigo, em outras épocas da história existiam governos que obtinham legitimidade emanada, apoiados pelas elites.

No início do século XX, grande parte da sociedade clamava pela “Ditadura do Proletariado” enquanto que outra parte da população, temia a entrada das massas na politica. Era uma grande instabilidade dentro do governo, com experiências mais ou menos autoritárias ou democráticas.

Com a Segunda Guerra Mundial, a ideia da democracia se tornou cada dia mais importante e começou a levar diferentes modelos de organização politica, a medida que começou a ser inserida na maior parte do planeta.

Um fato importante para a veiculação do papel democrático na sociedade, foi o surgimento da Imprensa no século XV. Esse fato deu início a era da comunicação em massa.

Com isso tem-se um fato importante: como não é possível existir um governo de todos, o principal desafio para quem é a favor da democracia, é encontrar os melhores mecanismos para que as poucas pessoas que de fato estão dentro do governo, não tiram o foco do desejo da maioria, mas que também não menospreze os direitos da minoria.

  1. Com o surgimento da imprensa, o pensamento dos indivíduos podem ser expressados de diversas formas, de uma maneira jamais feita antes. Com isso, os meios de informação foram aos poucos sendo considerados uma instituição fundamental de consolidação das democracias que começaram a surgir.

  2. Eles constituem uma via de mão dupla, pois possuem capacidade de organizar e dar visibilidade aos assuntos de interesse público, assim como trazem ao mesmo tempo, a opinião pública.

Na atualidade a democracia está em um momento muito crítico no Brasil. Isso se deve em virtude da instabilidade do governo na atualidade. Vinte anos atrás, ocorreu o Impeachment do então presidente Fernando Collor e agora o país está enfrentando novamente esse processo, com a presidente Dilma. O que seria democracia então? A presidente ter ganhado as eleições de maneira até então “democrática” ou agora milhões de brasileiros pedirem e manifestarem sua revolta com o governo e clamarem o Impeachment, sendo que a mesma população que hoje exige a saída da presidente foi também as que a elegeram?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (178.7 Kb)   docx (454.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com