TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Organizacional no Contexto da Gestão de Conhecimento

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 11

Cultura

organizacional no contexto da gestão de conhecimento

Psicossociologia do trabalho e das organizações

[pic 1]

2º ano de Gestão de Recursos Humanos

Elaborado por:

Karen Santos

Maria Francisca Teixeira

Maria Rita Neiva

Renato Teixeira

Docente:

Suzana Cristina Alves da Silva Pereira


Índice

Introdução        3

Contextualização        4

Cultura no contexto da gestão de conhecimento        5

Papel dos GRH na gestão de conhecimento        6

Exemplo de estudo realizado sobre a complementaridade da gestão de recursos humanos e da gestão de conhecimento        6

Gestor de recursos humanos como facilitador do conhecimento        7

Influência da estrutura organizacional na GC        7

Benefícios e influências de uma boa estrutura organizacional        8

Comunicação        8

Fatores críticos que promovem e facilitam a GC:        9

Cultura Favorável ao Conhecimento e à Aprendizagem        11

Caso pratico        11


Introdução

No âmbito da Unidade Curricular de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações  foi proposta a realização de um trabalho cujo tema é “Contextualização da Cultura Organizacional e Gestão de Conhecimento”, onde o principal objetivo é dar a conhecer um pouco mais sobre a importância da cultura organizacional que influencia diretamente nas organizações, pois estabelece os valores que serão manifestados no cotidiano das empresas, com a intenção de proporcionar a satisfação dos colaboradores e garantir o sucesso da empresa. Por outro lado, a gestão do conhecimento que incentiva a busca por ideias inovadoras e soluções mais criativas.

Primeiramente, iniciamos uma pesquisa sobre alguns dos tópicos a abordar ao longo do trabalho, sendo alguns deles referidos abaixo:

  • O que é a Gestão do Conhecimento;
  • O que é a Cultura organizacional;
  • O que é cultura organizacional no contexto de gestão do conhecimento;
  • Papel dos GRH na gestão do conhecimento;
  • Influência da estrutura organizacional na gestão do conhecimento;
  • Fatores críticos da gestão de conhecimento;

Tipos de cultura e de que forma influencia a cultura de conhecimento;


Contextualização da cultura organizacional

A cultura organizacional é composta por crenças, valores e normas que influenciam o clima da organização, tem como objetivo identificar e auxiliar os colaboradores a perceber quais são valores (comportamentais) e práticas defendidas pela empresa, esses valores provém das opiniões, das perceções e da aprendizagem dos membros inseridos na organização, refletindo a forma como são realizadas as funções no interior da empresa. A cultura organizacional é desenvolvida para compartilhar com o ambiente externo o que é partilhado internamente.

Se uma organização não tiver uma boa cultura organizacional é provável que a mesma entre em crise em situações de mudança, portanto, é necessário que exista uma preparação para quando essas mudanças ocorrerem, os colaboradores conseguirem estar preparados para conseguir lidar com elas e superá-las.


A Gestão do Conhecimento e a sua importância para a organização

O conhecimento é o recurso mais importante e valioso para a organização, por isso, é necessário criar mecanismos e formas para transmitir esse conhecimento, para que nenhum conhecimento fique excluído, por esse motivo é crucial transformar todos os dados e informação em conhecimento, para isso existe a Gestão de Conhecimento. 

A gestão de conhecimento é responsável por criar procedimentos e mecanismos incumbidos de estimular competências e promover o aumento generalizado do conhecimento relevante, potencializando e criando redes relacionadas com o conhecimento, simplificando o complexo e ajudando os colaboradores a desenvolver especialidades. Tem como objetivo auxiliar as empresas a encontrarem as melhores maneiras de mobilizar e impulsionar o conhecimento individual, para que esse se torne conhecimento organizacional.  

Para gerar conhecimento organizacional é necessário criar o conhecimento (inovando), partilhar esse conhecimento (com membros da organização) e aplicar esse conhecimento, só após essas etapas o conhecimento individual é considerado conhecimento organizacional. 

Sem a geração de novo conhecimento organizacional, sem a inovação de estratégias, ideias de novos produtos e novas técnicas de execução as empresas não conseguiriam sobreviver aos desafios do mercado, acabando assim por “estagnar” no tempo, perdendo então capacidade de competitividade no negócio.

 


Impacto dos tipos de cultura na gestão do conhecimento seguindo o modelo de Nirmal K. Shetia e Mary Ann Von Glinow (1985)

Os autores behaviourismo Charles Handy deram um grande contributo, desenvolvendo uma classificação da cultura organizacional na obra Como compreender as organizações, de 1976. É uma abordagem que se no poder dentro da estrutura organizacional, determinando os elementos que destacam na cultura:

Tipos de culturas

Impacto na gestão de conhecimento

Cultura do poder 🡪 A cultura do poder é aquela que é centralizada 100% na liderança, apenas uma pessoa, que normalmente é o dono da organização.

Por causa disso, o ambiente não é saudável, mas nesse tipo de cultura, a equipa comercial fica muito eficiente. Porém não há abertura para a partilha de conhecimento

Cultura de papéis


Exemplo de estudo realizado sobre a complementaridade da gestão de recursos humanos e da gestão de conhecimento

Dana Minbaeva, uma professora interessada também nesta problemática, determinou e evidenciou empiricamente o efeito das práticas de Gestão de Recursos Humanos na transferência do conhecimento em companhias multinacionais no qual iremos referir a seguir. A mesma, é professora de Gestão Estratégica e Global de Recursos Humanos no Departamento de Estratégia e Inovação e Vice-Presidente para os Assuntos Internacionais na Copenhagen Business School. Recebeu vários prémios nacionais e internacionais por realizações de investigação e divulgação de conhecimento, incluindo o prestigiado JIBS Decade Award 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (207.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com