TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  31/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.147 Palavras (5 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 5

6- DINÂMICA DAS RELÇÕES INTERPESSOAIS

As relações interpessoais surgem após o processo de autoconhecimento. Respeitando nossos sentimentos  e convicções é possível  melhorar o relacionamento interpessoal , mantendo o clima  organizacional harmonioso . uma questão fundamental no processo de relacionamento interpessoal é a assertividade na comunicação e saber em por limites e respeitar o próximo.

Os lideres dos setores da viação Piracicabana tem perfis diferentes :autocráticos, democráticos e liberal. Todos reúnem características necessárias para o alcance dos objetivos da organização como empatia paciência cordialidade auto controle e espírito de coletividade, porém a empresa é dividida por setores e  alguns agem isoladamente.

Os colaboradores são motivados por seus líderes de acordo com a política da empresa que além de um salário satisfatório oferece benefícios incentivos que se estendem a família com foco na qualidade de vida do funcionário para melhor alcance de seus objetivos dentro da organização. O relacionamento entre os colaboradores e  satisfatória e harmônica e  a mediação de conflitos é feito por  intermédio da gestora de Recursos humanos  como mediadora de conflitos . Ela Afirma que estes conflitos podem se tornar construtivos se mediados corretamente pois fortalece o sentimento de equipe desperta a atenção para problemas existentes que poderão ser resolvidos ,em contrapartida  p estes conflitos desviam a  energia do grupo, afeta o  relacionamento interpessoal e prejudica a comunicação.

A comunicação é uma necessidade pessoal e social de relação entre as pessoas para trocar idéias e sentimentos que advém de formas variadas através de gestos, expressões verbais e não verbais.

Os elementos deste processo se baseiam em transmitir e receber uma mensagem e para que isso aconteça é necessário:

. Emissor: Deve ser capaz de construir mensagens que sejam compreendidas pelo receptor. E aquele que emite, envia, transmite a mensagem.

.Receptor: E o individuo que recebe a mensagem. Este deve estar sintonizado com o emissor, de forma a entender a mensagem, ele será mais receptivo quanto maior for a sua abertura ao outro.

. Mensagem: e o conteúdo da comunicação. Conjunto de sinais com significado, idéias, sentimentos, conjuntos de símbolos emitidos pelo emissor.

. Código: E o conjunto de sinais e regras que permite transformar o pensamento em informação, que possa ser entendida na sua totalidade pelo receptor. O emissor utiliza o código para construir a sua mensagem, enquanto oreceptor utiliza este mesmo código para compreender a mensagem.

. Canal: é o  suporte físico por meio do qual passa a mensagem do emissor para o receptor. O canal mais comum e o ar, mas existem outros exemplos, como: cartas, livros, radio, televisão, internet e muitos outros.

.Ruído: é tudo aquilo que distorce ou perturba o processo de comunicação, tanto um ruído, barulho(fisicamente perceptível ) ou como uma idéia ou sentimento que esteja atrapalhando  a eficácia do processo.

.Fedback: é uma informação  de retorno, ela permite aferir a a eficácia da comunicação e de que forma essa mensagem esta chegando ao seu interlocutor.serve para corrigir deficiências ou equívocos e reforçar a comunicação.

 6.1 – Barreiras na comunicação

Frequentemente a comunicação é processada de forma deficiente, fazendo com que  as mensagens não cheguem ao receptor com o mesmo formato e a mesma intensidade com que foram emitidas.

 

Existem algumas barreiras tais como utilização de linguagem que o outro não entende ou não domina,elementos perturbadores do exterior,divergência de valores e crenças, desinteresse,formação e cultura diferentes,indisponibilidade física ou psicológica, palavras ambíguas e hostilidade.

6.2 A importância da Assertividade na comunicação

Lange e Jakubwski (1976) consideraram a assertividade como a defesa de direitos pessoais e a expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de forma direta, honesta e apropriada, de modo a respeitar os direitos das outras pessoas.

O desenvolvimento da assertivide na momento de transmitir a mensagem  facilita o relacionamento interpessoal pois a mensagem é recebida positivamente e passada  sem agressividade ou passividade.

A pratica diária da assertividade traz benefícios aos gestores no âmbito de melhoria na qualidade de relacionamento e comunicação entre os setores  evitando o isolamento de setores ,um problema corriqueiro entre os gestores de cada setor.

8- desenvolvimento do projeto

8.1 Caracterização do ambiente de estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com