TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Por:   •  15/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

A relação interpessoal é o convívio de duas ou mais pessoas, esse relacionamento pode ser social, familiar, amoroso, religioso, educacional ou em um ambiente organizacional. É de natureza do ser humano se relacionar com outras pessoas, por isso ele busca estar sempre vinculado a alguém, e alimentar uma intensa troca de energia, conhecimentos e emoções.

Portanto quanto melhores e mais positivos forem os relacionamentos interpessoais, maiores serão as chances de construir conexões verdadeiras com as pessoas ao redor. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.

Toda pessoa tem tendência ao individualismo, significando que todos nós queremos ser únicos, homogêneos, singulares e incomparáveis. Contudo, esse isolamento só acontece quando uma pessoa se relaciona com outra, ou seja, quando individuo se relaciona com outras pessoas com a intenção de discriminar a si mesmo. Isso faz surgir comparações, por exemplo, “eu sou mais alto que meu irmão”, “eu sou mais pobre que meu primo” e assim por diante (FIORELLI, 2004).

Para se ter um bom relacionamento, antes de tudo a pessoa tem que estar bem consigo mesma, se internamente estiver bem resolvida com questões pessoais e profissionais, as relações exteriores tendem a ser melhores também. Pro outro lado, se algo não vai bem, como uma dor emocional, esse mal estar, ira refletir na maneira como trata as outras pessoas.

Na maioria das vezes, esse desconforto pode revelar atitudes negativas e agressivas. Portanto, não é por acaso que existem lideres e colegas de trabalho que, por conta de seus problemas pessoais, às vezes, acabam tratando de maneira imprópria todos com quem se relacionam em seu dia a dia.

Por isso a importância como dita anteriormente de estar bem consigo mesmo, pois a pessoa seja ela líder ou empregado passa a maior parte do seu tempo dentro do seu ambiente de trabalho.

As relações interpessoais estão ligadas diretamente aos comportamentos e atitudes que determinam o grau de convívio na sociedade e dentro de uma empresa. É muito importante fazer investimentos na relação humana, pois são essas pessoas que movem o negocio da empresa, que trazem bons resultados, que estão por trás dos lucros. Em qualquer organização a relação interpessoal é muito importante.

Nossas interações e nossos relacionamentos são fortemente influenciados pelas primeiras experiências infantis. As primeiras relações que ocorrem no núcleo familiar são determinantes para todos os nossos futuros relacionamentos. O pensamento freudiano afirma que a vivência nos relacionamentos básicos familiares é o modelo que seguimos nos nossos relacionamentos futuros, revivendo a dinâmica, as tensões e as gratificações que correram na infância (FREUD, 1900 apud BERGAMINI, 1996).

Portanto, o ser humano tem a necessidade de viver em busca de suas realizações pessoais e profissionais. Para conseguir realizar-se e suprir essa necessidade, precisa estar inserido em algum grupo. Isso acontece desde o nascimento. Tais grupos vão se alterando de acordo com os objetivos, e esse processo ocorre por toda a vida.

Figura: https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-relacoes-interpessoais-conceitos-tecnicas-aplicacoes-em-dinamicas.php

2.3.1 Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é quando duas ou mais pessoas se juntam formando um grupo para determinar algum tipo de serviço seja ele de obrigação ou não, quando se tem varias pessoas o trabalho se torna mais fácil e eficaz. O trabalho em equipe possibilita a troca de conhecimentos e agilidade no cumprimento de metas e objetivos compartilhados, uma vez que otimiza o tempo de cada pessoa e ainda contribui para conhecer outros indivíduos e aprender novas tarefas.

É muito importante saber trabalhar em equipe, empresas valorizam muito pessoas que não pensam apenas na sua própria tarefa, e sim naquelas que pensam nos colegas e na empresa em si, sendo uma característica essencial para profissionais e estudantes.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com