TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Defina Comportamento Organizacional

Por:   •  5/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Defina comportamento organizacional.

      O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga de forma sistemática os impactos que os indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Ou seja, estuda o que as pessoas fazem nas organizações e como cada comportamento de um indivíduo vai impactar no desempenho da organização como um todo. Desta forma, vai abranger o entendimento das necessidades de desenvolvimento dos grupos de funcionários, individual e coletivamente, para o benefício da organização. Sendo assim, vai ter enfoque em como aprimorar a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e aumentar a cidadania organizacional e a satisfação no trabalho. 

  1. Como os conceitos de comportamento organizacional se relacionam com as funções, papeis e habilidades dos executivos?

      Administradores ou gestores são responsáveis pelo alcance dos objetivos na organização e tem como função supervisionar as atividades desenvolvidas pelos colaboradores dentro da organização. Logo, os executivos buscam direcionar o comportamento pessoal dos indivíduos de suas equipes para potencializar o capital humano da organização com o intuito de alcançar as metas da empresa. Mas para isso, é necessário que a liderança compreenda e potencialize a si mesmo para depois atuar nos funcionários.

      As funções, os papéis e as habilidades dos executivos têm como intersecção a importância de desenvolver as habilidades das pessoas para que possam tornar-se eficazes e bem sucedidas. Para tal finalidade, o administrador precisa desenvolver suas habilidades humanas para ser eficaz e bem sucedido. 

      Segundo Fayol, as funções da administração envolvem a gestão da organização (o uso criterioso dos meios para atingir um fim)  e planejar, organizar, direcionar e controlar os processos organizacionais. Os papéis dos executivos são os “papéis” que os executivos desempenham dentro de uma organização e envolvem a interação deles com as outras pessoas. As habilidades dos executivos, como identifica Robert Katz, consistem em três competências essenciais: técnica, humana, e conceitual. Elas utilizam o comportamento organizacional para administrar os processos e as pessoas e para a solução de problemas.

  1. Quais as principais disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional e como elas se relacionam com a administração?

As principais disciplinas que contribuem para o estudo do comportamento organizacional são: a psicologia, a sociologia, a psicologia social, a antropologia e a ciência política. 

A psicologia está ligada diretamente com o estudo do comportamento e personalidade dos funcionários. Dito isto, os psicólogos vão contribuir para o entendimento sobre os problemas negativos de um funcionário, como falta de entusiasmo e pouco rendimento, que podem influenciar nos resultados e no desempenho da empresa. Além disso, nos dias de hoje , muito se contribui acerca da avaliação sobre parâmetros pessoais, emoções, motivação, satisfação com o trabalho, estresse profissional, processo de tomada de decisões, etc. Desse modo, a psicologia vai ajudar no ganho da produtividade de uma organização, através do auxílio aos seus colaboradores no que diz respeito à qualidade de vida no ambiente profissional.

A sociologia está associada com a parte das relações dos indivíduos dentro da organização, estudando todo seu sistema social e o vínculo das pessoas entre si. Sendo assim, a sociologia usa muito a psicologia através dos estudos dos comportamentos, porém vai inseri-los no contexto dos grupos, a fim de contribuir com questões sobre solução de conflitos, dinâmicas de grupos, aspectos de comunicação, cultura organizacional, entre outros. 

A psicologia social será a junção da psicologia com a sociologia. Esta disciplina vai focar na influência que um indivíduo terá sobre o outro. Dito isto, na administração ela vai contribuir na implementação da aceitação da mudança entre os colaboradores, além de padrões de comunicação, mudança de atitudes, trabalho em grupo, tomada de decisão em coletividade, e as atividades em grupo como forma de satisfazer necessidades individuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com