TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ERA DO ADMINISTRADOR

Por:   •  25/10/2015  •  Resenha  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teoria das Organizações

 A Era do Administrador

        O autor do artigo Stephen Kanitz, questiona o motivo dos Estados Unidos ser um dos países mais bem sucedido e o Brasil não, e conforme o autor, o segredo esta na administração. Nos Estados Unidos, 19% dos graduados se formam em administração, sendo esta a profissão mais procurada pelos estudantes.

        Já o Brasil, sempre foi administrado por profissionais de outras áreas, sendo pelas empresas e até mesmo pelo governo. Também, pode-se citar que, até pouco tempo atrás,  tínhamos somente quatro cursos de pós-graduação em administração, o que não cabia na realidade. Durante 132 anos, isto é, do período de 1832 a 1964, a advocacia era a profissão mais procurada e frequente, sendo que, foi ela em que exerceu a maior influência no país. Após 1964 acabou a era do advogado e entra a era do economista. Aos poucos a realidade vai se modificando, e hoje, a administração já é a profissão mais frequente no Brasil, que soma em 18% dos formandos, só fica atrás do curso de medicina.

A falta de profissionais da administração é apontada pelo autor como um dos maiores motivos de 50% das empresas não vingarrem nos dois primeiros anos, sendo quedestas, só 5% das empresas contavam com profissionais, o restante eram administradas por profissionais de outras áreas ou “empresários” que aprendiam administração do dia a dia. Os administradores nunca foram ouvidos pelos políticos, a maior parte deles aprendiam administração no próprio cargo, errando e repassando este custo para a nação.

Como aumento de profissionais na área administrativa, surge uma nova era, daqui para frente, 75% das empresas vingarão e terão prospecção para os próximos quatro anos de vida, o que através disto, os investimentos gerarão empregos, foi-se o tempo em que o mundo era simples e não havia necessidade de ter curso de administração para ser um bom administrador.

O autor destaca que não será uma transição fácil, pois as classes dominantes não aceitam dividir o poder, há muitos interesses envolvidos, mas se estes jovens administrados vierem ocupar o espaço político, finalmente seremos um pais bem administrado, pois os administradores tem outra forma de encarar o mundo, eles lutam para criar a riqueza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com