TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  1/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

GESTÃO OPERACIONAL

ATIVIDADE IX

Março de 2018

1) Em que consiste cada etapa do ciclo PEAC? (1,0) ponto

Planejamento: método de formular passos, direções, métodos para a execução;

Execução: atividades que colocam o planejamento em prática; treinar pessoas, fazer ações do plano de trabalho e afins;

Avaliação: Analisar através de dados e afins os caminhos percorridos, e partir daí reajustar ou maximizar as ações avaliadas positivamente. A avaliação é fundamental em todo processo, pois irá nortear tudo que já foi feito ou o que se planeja a fazer dentro da realidade presente;

Controle: Objetivo decisório e executivo, visa corrigir erros do percurso, buscando soluções para corrigi-los.

2) Em Administração Pública, como Gestão Operacional pode ser definida? (1,0) ponto

É o conjunto de todas as ações que foram planejadas e são executadas no processo direto de prestação de serviços públicos.

A Gestão Operacional é sempre realizada no contexto da gestão de políticas públicas e da gestão de planos e programas, e os resultados vão depender de situações condicionantes definidas na gestão de nível superior.

3) Quais são os três ciclos de gestão PEAC da Administração Pública? (1,0) ponto

Ciclo de Gestão de políticas públicas, Ciclo de Gestão de planos e programas e Ciclo de Gestão das ações organizacionais.

4) As principais características de cada um dos ciclos de gestão são examinadas por meio de variáveis que permitem uma percepção comparada entre os ciclos. Descreva os pontos críticos dos ciclos de políticas públicas e de planos e programas em função da variável Importância Relativa das Etapas. (2,0) pontos

No ciclo de políticas públicas a avaliação de políticas pelas próprias organizações ou por avaliação externa, é cansativa, o que motiva para que não seja realizada frequentemente.

O ciclo de planos e programas tem seus conteúdos e instrumentos analisados de forma intensiva pelas controladorias, Tribunais de Contas e procuradorias, em todas as esferas.

5) Quais impactos que os pontos críticos descritos na questão 4 causam na Gestão Operacional? (2,0) pontos

Normalmente quando a avaliação de políticas públicas ocorre déficit de implementação, o foco das revisões fica direcionado para o conteúdo dos planos e dos programas e não para revisão do conjunto de políticas.

6) Porque no ciclo de gestão de políticas públicas as etapas de avaliação e controle são de difícil execução? (1,0) ponto

Pois são as etapas que requerem continuidade, o que muitas vezes não ocorre nas gestões de governo. A avaliação e controle devem se dar durante todo período e sempre olhando para o curto, médio e longo prazo. Normalmente quando há um término de governo, o novo não dá continuidade às ações de avaliação e controle o que coloca em risco todo processo no ciclo de gestão de políticas públicas.

7) Porque o ciclo de gestão de planos e programas é o que exerce impacto mais direto na Gestão Operacional? (1,0) ponto

Porque este ciclo atua com o orçamento público e está vinculado ao controle financeiro de despesas e trata do delineamento legal orçamentário e leis organizativas vigentes. Por conta de sua complexidade e prescrição, necessita de dedicação à sua formulação e execução.

8) Descreva as características do ciclo de Gestão de Ações com base nas variáveis: relativa das etapas do ciclo, modelo de gestão, indicativos de institucionalização, processos decisórios e sistemas de informação. (2,0) pontos

Relativa das etapas do ciclo: A pressão sobre a etapa de execução do ciclo de Gestão Operacional é sempre crescente, pois quanto mais o cidadão usuário percebe seus direitos relativamente à qualidade, à pontualidade e aos custos dos serviços a ele prestados, mais esse ciclo deve ser executado de forma a atender as exigências sociais.

Modelo de Gestão: Configura-se para esse ciclo como prescritivo e fortemente centrado nos controles.

Indicativos de Institucionalização: É aqui que toda força da burocracia s torna visível, para facilitar ou dificultar a prestação de serviços públicos e observar as dificuldades na Gestão Operacional das ações de natureza discricionária.

Processos Decisórios: O modelo racional é característico desse ciclo, em que o gestor tem espaços discricionários muito restritos, em especial para ações exclusivas do Estado.

-Sistemas de Informação: Apoia as etapas do ciclo e os serviços de apoio.

9) Justifique porque a etapa controle é tão importante no ciclo de Gestão Operacional. (2,0) pontos

Na Administração Pública, o controle é imprescindível já que os recursos que são usados não são particulares, e sim públicos. O controle deve estar comprometido com os interesses e com os objetivos de toda a nação.  O controle inclusive social é fundamental para transparência na gestão pública. Muitos até confundem controle com burocracia, mas não é a realidade, pois o controle visa inclusive combater as disfunções da burocracia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com