TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPECIALIZAÇÃO - GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  19/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

Coordenação de Educação a Distância

ESPECIALIZAÇÃO - GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALUNO: Mário Sérgio Rosa Moraes

POLO: Itaguaí

TUTOR:  Diego de Oliveira da Cunha

1 - INTRODUÇÃO

O objetivo deste presente trabalho é apresentar indicadores  sociais, ambientais e econômicos através de dados coletados em plataformas de divulgação destes elementos bem como realizar uma breve análise das informações aferidas.

Como referência, será utilizado o município do Rio de Janeiro e, serão apresentados como indicadores: mortalidade infantil, frequência escolar no ensino fundamental (sociais), população em domicílio com água encanada, população em domicílio com coleta de lixo (ambientais), renda per capita e população economicamente ativa (econômicos).

Os períodos serão 1991, 2000 e 2010, ano dos últimos 3 censos demográficos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Todas as informações acerca dos indicadores foram extraídas integralmente da plataforma Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (http://atlasbrasil.org.br), que utiliza a base de dados do IBGE.

2 - O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Um dos principais centros econômicos, cultural e financeiro brasileiro, o município do Rio de Janeiro é capital do estado de mesmo nome e é internacionalmente conhecido por suas belezas naturais. Fundado em 1565, o município já fora capital do país e preserva boa parte da história do Brasil em seu território. Possui 6.320.446 (seis milhões, trezentos e vinte mil, quatrocentos e quarenta e seis) de habitantes, segundo o último censo do IBGE (2010), sendo o segundo município mais populoso do país.

3 - OS INDICADORES

3.1 - SOCIAIS

[pic 2]

Figura 1

[pic 3]

Figura 2

A figura 1 mostra que o índice de mortalidade infantil no município do Rio declinou consideravelmente desde o inicio da década de 90 até a o fim da primeira década dos anos 2000. Podemos inferir que neste período políticas públicas voltadas a saúde de recém-nascidos foram deveras eficazes. A figura 2 mostra que ao longo dessas três décadas a frequência no ensino fundamental quase alcançou a totalidade da respectiva população o que demonstra que a administração municipal está cumprindo com o princípio constitucional da garantia do ensino público e gratuito nesta fase escolar .

3.2 AMBIENTAIS

[pic 4]

Figura 3

[pic 5]

Figura 4

Ao observar as figuras 3 e 4 pode-se inferir que quase praticamente todos os domicílios do município carioca possuem água encanada e coleta de lixo o que deveria resultar em quase nenhum problema ambiental no que tange esses dois indicadores, tais como: descarte irregular e retirada de água de locais impróprios.

3.3 ECONÔMICOS

[pic 6]

Figura 5

[pic 7]

Figura 6

As figuras 5 e 6 demonstram, respectivamente que, em números a população do município do Rio pode ser considerada como de classe média pelo valor da renda per capita e que pouco menos da metade da população é depende financeiramente. Entende-se por população economicamente dependente os menores de 14 anos e maiores de 65 anos dependente de indivíduos inclusos na parcela economicamente ativa da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (104.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com