TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA E PROJETOS ORGANIZACIONAIS

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade individual

Matriz de análise

Disciplina: Estrutura e Processos Organizacionais

Módulo: 5

Aluno: Fabiana Rosa Lubrano

Turma: ADM15

Tarefa: Analisar a estrutura e a gestão de três diferentes restaurantes  

Resumo

Baseado na matéria de Estrutura e Processos Organizacionais farei uma breve dissertação que analisa 3 (três) restaurantes, destacando seus pontos positivos e críticos, como também melhorias e variantes que esses estabelecimentos sofreram por decorrência do cenário distinto do ambiente e estrutura.

O estudo fornece um conjunto de comparações, que ora confirma a incidência dos fatores e observações constantes feita em visita presencial. As conclusões buscam aumentar a consciência para os principais desafios relacionados à introdução da modelagem de processos, e visa ajudar a identificar e evitar incidência dos detratores nas características das organizações, assim finalmente melhorar qualitativamente os recursos e processos de cada um dos estabelecimentos.

Desenvolvimento

Questão 1

É notório que os restaurantes pesquisados possuem estrutura funcional, dividida por componentes, por departamentos e áreas, com funções pré-determinadas, exceto o restaurante familiar, os modelos fast-foods os funcionários sabem muito bem do seu papel e da sua importância na equipe, o que geralmente contribui para se tornar uma organização rápida, objetiva e eficiente.

Percebo que os modelos fast-foods valorizam um ponto que as empresas devem sempre considerar como padrão em suas empresas: a avaliação, analise e o monitoramento de indicadores de gestão. Com uma melhor gestão de processos permite assertividade no negócio, como: diminuição de custos, maior agilidade em tomada de decisão, clientes satisfeitos.

Olhando para teoria contingencial ampara no processo de abrangência e analise dos efeitos do meio ambiente nas organizações e suas estruturas. Essa teoria demonstra que as organizações se tornam mais eficientes quando suas características estão adequadas ao ambiente.

Lembrando também, com base na teoria dos sistemas, analisar as consequências do ambiente externo, interno e suas estruturas. Sabemos que nós consumidores somos exigentes e com tanta competitividade de mercado nos tornamos mais exigentes a cada dia, logo as empresas devem ter isso como importância e se adaptarem constantemente a essas mudanças do mercado.

Questão 2

Sabemos que as empresas de fast-food, Mc Donalds e Burger King, são modelos mecanicistas, com padronização elevada, produção focada, prazos estabelecidos, montagem funcional, porém, já nos deparamos com lanches errados, principalmente pedidos feitos em drive-thru, não garantindo eficiência mesmo com tantos processos. Acredito que as habilidades como técnica deveriam fazer parte no recrutamento, por mais que essas empresas são rigorosas em treinamentos, infelizmente nem todos podem ser treinados, existe limitações e capacidades que não são ensinadas. Já no restaurante familiar, apesar de seguir modelo mecanicista, precisa aprimorar e muito as funções de seus garçons, para que eles saibam com assertividade o que fazer, com treinamentos e liberdade para que possam tomar decisões sem depender sempre do dono.

Para as três empresas, em relação ao mix produto oferecido, eu indicaria um tipo de cardápio direcionado ao público fitness e vegano, que vem crescendo significativamente, e ainda é pouco atendido.

Burger King e o restaurante familiar Giovanni, deveriam investir em marketing, claro, que cada uma dentro das suas proporções, assim ganhando clientes que hoje não alcançam.

Considerações finais

A informação dos processos e seus atributos é importante, para afeiçoar-se nas áreas com oportunidade de melhoria, fornecer o conjunto de informações e conhecimentos para uma melhor tomada de decisão, fornecer a base para definir metas de aperfeiçoamento e avaliar e gerenciar rotinas e resultados de forma recorrente.  


Referências bibliográficas

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-entender-os-processos-organizacionais/30037/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (773.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com