TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO MARKETING

Por:   •  20/10/2020  •  Artigo  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 6

 A EVOLUÇÃO DO MARKETING

 NATHALIA REGINA AIRES RODRIGUES

Curso de Administração | 5º Período - Matutino

1  MARKETING

No que concerne à questão do marketing, embora sejam encontrados indícios, no percurso da história da humanidade, sobre o marketing, na própria origem do comércio, esse processo, ainda consiste em uma temática passível de estudo quando comparado aos demais campos do saber.

2 HISTÓRIA DO MARKETING

Estudar o mercado emergiu da necessidade das indústrias em administrar a nova realidade, advinda da Revolução Industrial que ocasionou uma mudança de um mercado de vendedores para um mercado de compradores.

Assim, o marketing ainda é inseparável da economia e da administração clássica, uma vez que, a princípio, sua preocupação era mais voltada para a logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de barganha e a concorrência praticamente não existia.

O marketing surgiu nos Estados Unidos no começo dos anos 40. Para Kotler (2006) o marketing surgiu, porque os consumidores passaram a analisar o custo benefício dos produtos e, o que antes era produzido e vendido, não estava mais do mesmo jeito, pois os clientes estavam pesquisando antes de comprar. Então, emergiu a necessidade de estimular as vendas e impulsionar o mercado.

Para Chauvel (2001) a história do marketing começa no início do século XX, transformando drasticamente a relação entre economia e mercado, no momento em que este estava em ascensão.

Assim, produtores, trabalhadores e consumidores passaram a ser norteados pelas leis de mercado e não mais pelo controle social.

Polanyi (1980) assevera que:

O Marketing surge [...] quando a ideia de mercados autorreguláveis dirigidos pelos preços do mercado, e nada além dos preços de mercado, se impõe definitivamente ao Ocidente, liberando a economia dos limites impostos pela estrutura social (POLANYI, 1980, p.59).

Dessa forma, na ambiência da competitividade entre as organizações, elas necessitam fazer algo diferente, novo, inédito que traga o seu cliente para si. Para isso, é imprescindível que elas sempre se destaquem entre as demais, e a melhor maneira de se fazer tudo isso é usar o marketing para servir às verdadeiras necessidades do cliente e comunicar a essência da organização.

Cobra (2002) destacou quatro momentos fundamentais para o desenvolvimento do marketing, sendo eles:

  1. a era da produção – que ocorreu até 1925. Nessa época não havia marketing e não se pensava em fidelizar ou captar cientes pois tudo que era produzido era vendido. As empresas eram guiadas pela produção e não pela venda;

  1. a era da venda - entre 1925 e o início dos anos de 1950. Período este que as empresas começaram a divulgar seus produtos foi quando surgiram os vendedores domiciliares, que iam de porta em porta oferecer produtos como aspiradores de pó Electrolux, cosméticos Avon, carnê do Baú da Felicidade, enciclopédias, listas telefônicas e tantos outros. Nessa época, surgiu uma grande preocupação com os produtos que “sobravam’, ou seja, eram produzidos, mas não tinham venda. Então as empresas começam a admitir que os clientes poderiam se recusar a comprar produtos que não fossem de sua necessidade;
  2. a era do marketing – depois da segunda guerra mundial o número de crianças recém-nascidas aumentou consideravelmente, o que alavancou o mercado de produtos infantis e, em seguida, os adolescentes cresceram numericamente e aumentaram o consumo de comida, roupas, sons, entre outros produtos e serviços. Foi nesse momento que o marketing surgiu voltando a sua atenção para a demanda que surgia do cliente;
  1. a era do marketing digital – o marketing fez um grande sucesso entre as empresas que voltaram a captar seus clientes gerando lucros para as empresas. Porém, o crescimento da internet fez com que o marketing entrasse também no mundo virtual. No momento em que quase tudo é consumido pela internet o marketing digital levou os conceitos do marketing para o mundo virtual.

Mediante as informações supracitadas, convém ressaltar que a era da eficácia, pautada no alcance dos resultados, passa a dar espaço para a era da efetividade, ou seja, a preocupação voltada para a satisfação das necessidades com visão a longo prazo, de forma que seja demandada a fidelização do cliente em relações de parceria e reciprocidade.

3 CONCEITO DE MARKETING

Pode-se asseverar que o marketing é um extenso processo que evolve a sociedade. E é através disso, que se obtém o que é necessário ou desejado.

A palavra marketing tem sua origem do latim mercare, que se refere ao ato de comercializar produtos na Roma Antiga. De acordo com Las Casas (2010), até chegar ao conceito moderno de marketing existiram três eras da comercialização: a produção, a venda e o marketing. Na era da produção, as empresas acreditavam que produzir um bom produto era suficiente para captar clientes, tendo em vista que estes que iam buscar o melhor produto.

Em seguida, surgiu a era das vendas, onde se estimulava o consumo através da atratividade oferecida pelo produto. E, por fim, com a modernidade, o foco das empresas passou a ser o atendimento aos desejos do cliente. Assim:

Entre as várias definições de marketing, a mais moderna é aquela que contempla todos os avanços que foram sendo agregados ao longo dos anos. Essa definição registra que marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos das empresas ou indivíduos e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade (LAS CASAS, 2010, p. 17).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com