TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO MARKETING

Por:   •  6/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.790 Palavras (16 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 16

A EVOLUÇÃO HISTORICA DO MARKETING

    Segundo Kotler e Keller, o marketing é um processo social onde as pessoas obtém aquilo que precisam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação dos seus produtos e serviços.

O termo marketing teve origem nos estados norte-americanos, em decorrência do pós guerra, diante de uma necessidade, sendo conhecido primeiramente como Market Studies, já no Brasil inicialmente conhecido como mercadologia e mercadização.

O marketing teve inicio portanto, no final da II Guerra Mundial, onde as pessoas ficaram mais exigentes no “pós-guerra”. O pós-guerra, revelou novos processos tecnológicos, o que levou o consumidor a exigir mais conforto e qualidade nos produtos. Com isso, os empreendedores passaram a ter a necessidade de conhecer bem seus clientes para oferecer a esses, produtos e serviços que os agradassem e os fidelizassem.  Em virtude disso, no início dos anos 50, as universidades norte-americanas, passaram a integrar na grade do curso de Business Administration uma nova área, chamada de Market Studies, que possibilitaria o estudo do mercado através de pesquisas, entre outros. Com o passar do tempo, os acadêmicos perceberam a limitação do termo Market Studies, e passaram então a utilizar a palavra Marketing, que significava mercado e tudo o que pudesse envolvê-lo estaria contido no "marketing", uma palavra que abrangeria o mercado em geral, análise de clientes, concorrentes, precificação, pesquisas, entre outros.

        O marketing ao longo dos anos, ganhou diversos conceitos e desdobramentos. Próprios pesquisadores, possuem definições variadas sobre  o marketing e sua evolução.

   No período da Revolução Industrial, o marketing passou a ser levado em consideração e a ser estudado mais profundamente, pois nessa data, o  mercado empresarial estimou a necessidade de estar a frente da concorrência para se destacar, buscando o sucesso, foi então que o marketing passou a ser um grande aliado dos empresários brasileiros.

O termo "marketing" no Brasil veio primeiramente através do professor Karl A Boedecker, em São Paulo, na Fundação Getúlio Vargas, na década de 50, tornando-se conhecido pelos acadêmicos.

  No inicio o marketing era colocado em pratica levando em consideração somente a intuição e a própria pratica. Mas com o passar dos dias e o aprofundamento dos estudos, o marketing passou a abranger diferentes formas de chegar até o cliente. Levando em consideração o cliente, como peça chave para o sucesso de uma organização, o marketing passou a ser ferramenta de estudo de gostos, desejos, atitudes e necessidades dos clientes.

  Neil Borden criou a Teoria de Boren, em 1949. No Brasil, conhecida como “Mix de Marketing” essa teoria é a combinação de elementos variáveis que compõe as ações do marketing.

  Conhecida hoje por muitas pessoas, em especial aos Administradores e Economistas, como os 4 P’s da Administração Mercadológica, foi criada por Jerome McCarthy, onde o mesmo uniu e resumiu a teoria de Borden em 4 grupos conceituados como os pilares do marketing:

  • Produto (Product);
  • Preço (Prince);
  • Promoção (Promotion);
  • Praça/Ponto de venda (Place).

    A internet facilitou o acesso as informações de produtos e serviços. Sendo assim,  o marketing teria outra preocupação, fidelizar os clientes virtuais. Pensando nisso, o marketing aprimorou suas teorias, para agregar valores a marca e vislumbrar o consumidor de um produto/serviço de qualidade.

    O marketing é estudado a anos, mas sempre é surpreendido pelas modernidades que acontecem diariamente. Suas ferramentas estão seguindo essa globalização e popularização, mesmo sendo tarefas árduas, são satisfatórias para os resultados satisfatórios das organizações.

O marketing teve uma grande evolução desde suas primeiras aparições. Um conceito norte-americano que ganhou espaço no Brasil e melhorias consideráveis de suas aplicações. O marketing passou por um reconhecimento processual, ate que fosse contemplado por um so termo que abrangesse todo o mercado do marketing, passando anteriormente por três termos: Market Studies (nos estados norte-americanos), Mercadologia e Mercadização, sendo os dois últimos termos, usados no Brasil.

O QUE É MARKETING

 Philip Kotler conceitua o marketing como uma ciência responsável por criar e entregar valor aos produtos de forma a satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica as necessidades dos clientes e define o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

O American Marketing Association define o marketing como uma atividade que tem como objetivo o conjunto de instituições e processos para criar, comunicar e entregar aos consumidores, produtos e serviços de satisfação e qualidade.

O marketing possui diversos conceitos, em ênfase, é uma serie de técnicas e estratégias com o objetivo principal de agregar valor às diferentes marcas e produtos, que em contrapartida, se for bem implantando, dará uma aprovação consideravelmente maior, à determinado produto de determinada empresa.

Muitas pessoas se enganam quando associam o marketing apenas à venda de algum produto. O marketing vai além disso. As estratégias e estudos são profundos e com um objetivo claro, atender as necessidades e expectativas dos clientes, consumidores e parcerias. O marketing leva em consideração, o estudo de mercado, o estudo dos interesses dos consumidores, investigação das necessidades dos clientes e seus desejos e gostos. Após os resultados dessas pesquisas, as empresas adotam portanto, um caminho mais seguro e planejado, onde venderam um produto ou serviço, que os consumidores precisam ou desejam. A forma do produto chegar ate o cliente final, passa por uma estrada chamada interesse, onde o consumidor, antes de mais nada, deve possuir interesse por aquele produto. O marketing uni o interesse do consumidor, com a qualidade do seu produto, em forma de propagandas e divulgações. A forma como o produto é divulgado, interfere em grande escala, nas suas vendas. O Marketing permite agregar criatividade e originalidade em forma de propaganda, ao produto ou serviço, chamando a atenção dos consumidores, para o produto, pela divulgação. A etapa mais complexa de uma venda, está em como o cliente irá ver o produto. O marketing, vem nesse momento, com a estratégia de entender os desejos dos clientes e projeta-los em seus produtos e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (179.6 Kb)   docx (220.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com