TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Corporativa

Por:   •  18/5/2016  •  Artigo  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

JÚLIA DO AMARAL VILLANUEVA

Trabalho da disciplina Educação Corporativa,

                                                 Tutor: Prof. Carlos Lacerda

ANGRA DOS REIS

2016

Estudo de Caso : Educação Corporativa

MOTOROLA:

Institucionalização de Iniciativa Empresariais

REFERÊNCIA: Harvard Business School, october, 2011.

O estudo de caso em mencionado acima relata a necessidade de mudança da Motorola frente à acirrada competição do mercado.

Em 1979 foi diagnosticado que a Motorola deveria investir na qualidade dos seus produtos, o design e a fabricação dos produtos foram analisados de perto e identificaram várias falhas neste processo.

A primeira medida tomada, a fim de melhorar a qualidade dos produtos, foi a preparação de um plano de treinamento de cinco anos, que consistia em mapear as competências dos funcionários que deveriam ser atualizadas. Também foi solicitado que a qualidade dos produtos fosse melhorada em dez vezes. A fim de atingir esta meta foi decidido que era necessário desenvolver melhores práticas de design e fabricação por meio de novas tecnologias, utilizando mão de obra capacitada.

Nos anos 70 foi criado o PMP (Programa de Gestão Participativa), com o intuito de melhorar a produtividade, o programa contava com as seguintes metas: Aumento no comprometimento do funcionário com o sucesso da organização; melhorar a qualidade de vida do trabalhador; e encorajar os funcionários a criarem idéias para melhoria e eficiência organizacional. Cada equipe possuía até 50 funcionários que se encontravam todas as semanas para revisar o desempenho e propor novos meios de melhorá-lo, eram recebidas também sugestões de funcionários individuais, porém alguns gestores não estavam satisfeitos com o PMP, reclamavam que o processo era muito mecânico, consumindo muito tempo.

Em 1980, Bob Galvin investiu 35 milhões para a criação do Motorola Training and Education Center (MTEC), pois Galvin acreditava que novas tecnologias criavam uma necessidade de aumentar as competências dos funcionários.

O MTEC possuía a meta de fortalecer o PMP e auxiliar as iniciativas de qualidade. A fim de desenvolver as competências dos funcionários foi organizado um currículo de cinco partes que abrangia processos estatísticos de controle, resolução básica de problemas industriais, criação de apresentações eficientes, execução de reuniões eficientes, e definição de metas e garantia de desempenho.

Em 1984 foram incluídos cursos técnicos e gerenciais, e em 1985 foi desenvolvido um instituto de gestão de produção, um programa de gestão de gestores e um simpósio de tecnologia avançada de produção.

Em 1986 foi inaugurado o Galvin Center for Training and Education, e em 1987 o MTEC passou a oferecer cursos de qualidade para fornecedores, com o objetivo de melhorar a qualidade dos componentes comprados.

Com a implementação dos programas citados acima, em 1987 – 1988 todos os grupos da Motorola conseguiram atingir a meta de melhoria de qualidade de 10x. Porém foi verificado que a Motorola ainda possuía uma qualidade inferior que outras empresas, para reverter este quadro foi adotada a qualidade seis sigmas e o ciclo de tempo 10x.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (168.8 Kb)   docx (45 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com