TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Corporativa

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 7

                                                     

                                                                       

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................................03

2.DESENVOLVIMENTO........................................................................................................04

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................07

4.REFERÊNCIAS.....................................................................................................................08

Introdução

A Educação Corporativa tem como um dos objetivos aumentar a inteligência empresarial com um conjunto de soluções de aprendizagem de funcionários, clientes e fornecedores, para atender as estratégias empresariais de uma organização e a Gestão do Conhecimento deve construir uma solução que organize o fluxo de informação e potencializar a criação do conhecimento.

Na atualidade a demanda por mão de obra qualificada é enorme dentro de uma organização, assim como a demanda educacional que passa pela Educação Corporativa, essa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais. A eficácia de uma empresa passa por seus colaboradores, afinal são eles que ficam na linha de frente atendendo o alvo dos negócios, os clientes.

Desenvolvimento

  Segundo Jeanne Meister (1999), a Educação Corporativa é um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”

 A Educação Corporativa se justifica pelo fato do Estado não fornecer ao mercado mão–de–obra adequada. Assim, as organizações chamaram para si a responsabilidade, e resolveram trazer a escola para dentro da empresa. Esse modelo educativo abrange varias  modalidades de ensino, tais como: cursos técnicos, educação básica e pós-               graduação.

A Educação Corporativa visa distribuir o conhecimento utilizado nos processos de negocio da empresa, abrangendo todo o ciclo de negócios desta.

A formulação das estratégias empresariais é complexa, uma vez que a própria estratégia está mergulhada em uma multiplicidade de fatores e de componentes internos e externos. Muitos desses fatores estão situados completamente fora do controle e da previsão da empresa.

Diante deste cenário o planejamento estratégico surge como uma valiosa ferramenta. Quando falamos das demandas educacionais, estamos nos referindo às necessidades em uma perspectiva de evolução continua. Não há empresas onde não existam demandas por desenvolvimento do seu capital intelectual. O planejamento permite nortear as ações gerenciais da empresa dentro de um plano previamente determinado de metas e estratégias diminuindo, com isso a possibilidade de tomada de decisões equivocadas, em um mercado extremamente competitivo sem margem para erro.

A Demanda Educacional é uma prática coordenada pela gestão de pessoas e de conhecimento orientada através de uma estratégia organizacional de longo prazo. Este estudo tem por objetivo mostrar a importância da identificação da demanda educacional para as organizações. Ressaltando ainda que as organizações tem buscado cada vez mais acompanhar os avanços desta tendência, pois o mercado vem exigindo que os profissionais estejam em constantemente desenvolvimento de qualificação com aquisição de novos conhecimentos, técnicas, métodos que sejam inovadores; bem como ampliação e aprimoramentos dos conhecimentos já adquiridos.

No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar contínua e sistematicamente o ajustamento da organização às condições ambientais que se encontram em constante mudança, tendo sempre em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional.

A gestão do conhecimento é uma pratica que colabora diretamente para orientação das empresas e para o mercado, oferecendo processos que facilitam a orientação para o cliente e para o competidor, alguns estudos apontam que a gestão do conhecimento não colabora diretamente nos resultados das organizações, porém, quando mediada pela orientação do mercado a gestão do conhecimento se mostrou uma pratica que colabora de forma importante para o alcance dos resultados das empresas. O conhecimento potencializa os demais recursos da empresa, entendendo as demandas e oportunidades que o mercado oferece, as possíveis ameaças, o movimento dos concorrentes, identificando as tendências, é possível desenvolver uma inteligência interna para oferecer ao mercado aquilo que ele demanda e se antecipar aos concorrentes, e assim sendo mais eficaz.

Um dos principais objetivos da Gestão do Conhecimento é aproveitar os recursos já existentes na organização. Cuida de agregar valor as informações, desenvolvendo um perfil de utilização pessoal que ajuda a chegar ao tipo de informação necessária para passar à ação.

 A satisfação do cliente passa pelos colaboradores, por isso as empresas estão cada vez mais preocupadas com estes, oferecendo a eles um plano de cargos salários e benefícios, como incentivo para um melhor desempenho, o colaborador precisa perceber que sua presença na empresa é importante e que ele faz parte da caminhada do negócio. Precisa sentir-se partícipe dos processos para que encare os negócios como se fossem seus e não apenas como um espectador que assiste a uma situação sem intervir nela.                                                                                                               Trata-se de uma relação de ajuda mútua um deve compreender que precisa do outro e nessa condição não há quem precise mais ou menos. Necessitam-se mutuamente e trocam, a fim de cumprirem com o movimento do mundo, onde há espaços para todos, desde que a transparência, a justiça e o respeito sejam os panos de fundo da relação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com