TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa e a Orquestra

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho em Grupo – TG

Aluno: Tânia Veras dos Santos Ferreira RA: 1731363

Brasília – DF

2017

A Empresa e a Orquestra

Antes de estipular-se qualquer semelhança entre empresa e orquestra deve-se compreender o conceito destes dois termos. Uma empresa pode ser definida como uma entidade que tem em sua conjuntura meios humanos, financeiros e materiais que visam a obtenção de fins econômicos relacionados a venda, produção ou distribuição de bens e/ou serviços.

MIRANDA (2009) “(...) É toda organização econômica civil, ou empresarial, instituída para a exploração de um determinado ramo de negócio. Empresa é a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Evidentemente, atividade, aqui, não significa um ato isolado, mas uma série pré-determinada e coordenada de atos, visando uma finalidade produtiva”.

Uma orquestra pode ser definida basicamente como um grupo de músicos que interpretam e vivenciam diversas obras musicais com distintos instrumentos que se dividem (04) quatro grupos, as cordas, as madeiras, os metais e os instrumentos de percussão (GREGÓRIO, 2012).

Desta forma o presente trabalho tem como intuito realizar uma comparação entre empresa e orquestra, visando aplicar conceitos e teorias da administração. Uma empresa, bem como uma orquestra, possui setores bem definidos com suas próprias funções e responsabilidades especificas, uma vez que todos estes setores funcionam quase que de forma independente, porém sob as orientações e comandos de uma única pessoa.

Ao presenciar grandes apresentações e espetáculos o expectador vivencia um turbilhão de sentimentos, porém para que uma orquestra realize um grande espetáculo no intuito de surpreender sua plateia é essencial que tanto maestro (diretor) como músicos (funcionários) estejam sempre aptos, motivados e em total sintonia. Realizando uma correlação com uma empresa o expositivo não se mostra diferente, uma vez que a relação entre dirigentes e equipe de colaboradores é mais confiável e segura fazendo com que os produtos e bens de serviço possuam um trabalho diferenciado, para que este agrade os consumidores destes produtos.

Realizando esta leitura evidencia-se claramente que a temática tratada é de fato planejamento estratégico, em ambas as organizações na empresa ou na orquestra é de extrema importância que todos compreendam a prospecção as ações e a importância de cada funcionário dentro da organização. Sem o devido entrosamento entre estes indivíduos como a orquestra desenvolveria sua apresentação, o mesmo acontece na empresa sem o entrosamento entres os setores não é possível de desenvolver um trabalho de qualidade.

Com intuito de embasar a afirmação acima podemos realizar um simples comparação, as empresas são constituídas por diversos colaboradores que possuem expertise, ou seja, talentos que promovem um diferencial, estando distribuídos em departamentos alinhados em perfeita sintonia. Em orquestra está analogia pode ser realizada, uma vez que cada músico possui seu devido talento que é aproveitado nos diversos tipos de instrumentos.

Sabendo que para ter bons resultados tanto em uma orquestra quanto em uma empresa, precisamos de bons líderes e essas pessoas precisam ter ética e saber usar a autoridade que lhe são dadas, para que se possa formar uma boa equipe de trabalho onde todos entendam que sua função vai acrescentar no desenvolvimento da empresa ou da orquestra, podemos de forma simples comparar um administrador de empresas ou empreendedor a um maestro de orquestra, pois a responsabilidade de coordenar e manter o trabalho em ordem é dado a este líder, outro fator que podemos citar é que ambas as organizações possuem setores e atividades bem definidas cada um com suas responsabilidades em sua área de atuação. O esforço individual e coletivo em cada caso é reconhecido e muito apreciado, é necessário que cada integrante saiba sua função na obra e tenha noção do resultado de seus esforços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (67.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com