TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orquestra e a Empresa

Por:   •  19/11/2016  •  Monografia  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 6

TG-TRABALHO EM GRUPO

ALUNOS:

ANA KAROLINY JUSTINO PINHEIRO                            

 RA: 1627200

A ORQUESTRA E A EMPRESA

 POLO:

TABOAO DA SERRA

2016


ANA KAROLINY JUSTINO PINHEIRO

A EMPRESA E A ORQUESTRA

Trabalho de conclusão de curso

para obtenção do título de

graduação em (Administração)

apresentado à Universidade

Paulista – UNIP.

SÃO PAULO

2016

Justino Pinheiro, Ana Karoliny.
....A empresa e a orquestra : Reflexão / Ana Karoliny Justino Pinheiro. - 2016.
....9 f.

....Monografia (Lato Sensu) apresentada ao curso de Administração da Universidade Paulista, Taboão da Serra, 2016.

....Orientador: Prof. Elias Sales.

....1. A empresa e a orquestra. 2. reflexao sobre a metafora. I. Justino Pinheiro, Elias Sales(orientador). II. Título.

Elaborada de forma automática pelo sistema da UNIP com as informações fornecidas pelo(a) autor(a).


SUMÁRIO

Introdução                                                                                                              05

A Empresa e a Orquestra                                                                                      06

Conclusão                                                                                                              08

Bibliografia                                                                                                             09


INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como função fazer uma reflexão sobre a metáfora da relação entre uma empresa e uma orquestra. Uma analogia sobre o que uma orquestra pode nos ensinar.

Fazemos uma análise sobre a relação dá musica erudita com o trabalho a ser realizado, comparando com empresarial, tentando esclarecer quaisquer possíveis dúvidas.



A Empresa e a Orquestra

 Logo quando se fala sobre música erudita, mais precisamente uma orquestra, sempre associamos a ela uma harmonia, um ritmo, uma sintonia, porque não se pode falar de uma orquestra sem pensar em como os musicistas são sincronizados e tudo parece se encaixar perfeitamente.

 Foi pensando assim que Walter Lorençao, filosofo e ex-regente da orquestra do Teatro Municipal de São Paulo, criador do projeto chamado “Sinfonia Empresarial”, afirma que se pode associar a organização de uma empresa, o seu cotidiano sua rotina à uma orquestra.  Liderança, organização e trabalho em equipe são pontos em comum que ele costuma ressaltar. A engrenagem de uma orquestra sinfônica pode funcionar como o cotidiano de uma empresa, uma vez que ambas exigem liderança e flexibilidade, uma equipe que trabalhe em conjunto, sem anular o valor de cada integrante, e uma estrutura sólida, porém aberta para as novidades.

 Ou seja, em uma orquestra a harmonia é representada por uma combinação de vários instrumentos, que juntos formam o objetivo que é a incrível música. Assim como uma empresa possui diversos setores, lideranças, funcionários, gerentes, diretores, uma orquestra também possui essas divisões e se alguma coisa não está funcionando corretamente, acaba tendo a impressão de que algo não está encaixado e não está em sintonia, comprometendo assim o resultado de toda a orquestra. Da mesma forma temos a empresa, que necessita de toda essa sintonia, pois se não houver a comunicação, o ritmo, a mesma sincronia de todos os setores, a empresa não terá sucesso naquilo que necessita.

  Também, podemos aprender com essa analogia da orquestra, o individualismo de cada profissional. Peter Drucker afirma que “o protótipo da organização moderna é a orquestra sinfônica. Cada um de seus 200 músicos é um especialista de alto nível. Contudo, sozinha, a tuba não faz a música; só a orquestra pode fazê-lo. E isso só ocorre porque todos os músicos têm a mesma partitura. E todos tocam uma peça musical de cada vez”.  Na empresa, temos funcionários em cada setor, que são especialistas naquilo que fazem, no entanto sozinhos não podem obter o sucesso total da empresa, precisa de uma junção daquilo que eles fazem com o restante do grupo, pois somente gerindo todos os setores para que eles operem em sintonia, uma empresa avança. Drucker acreditava que a empresa seria fundamentada no conhecimento formado, basicamente de especialistas, que dirigem e disciplinam o seu próprio desempenho.  Afinal, estão comprometidos com um único objetivo e estão empenhados para atingi-lo, resolvendo os conflitos pessoais, onde todos tem um papel fundamental, mas que dependem dos demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com