TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Orquestra e a Empresa

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

A Orquestra e a empresa

   Ao analisar a matéria escrita na revista Época por Fábio Altman “Sua empresa é uma orquestra” observamos uma metáfora entra orquestra sinfônica e arquitetura de sinfonia empresarial, ou seja, a harmonia de uma empresa comparada a uma orquestra sinfônica.

   Fábio Altman completa ainda com a comparação entre o maestro e o presidente, os músicos e os funcionários de uma empresa, esta harmonia se completa com a metáfora de Peter Drucker, este que conclui: “O protótipo da organização moderna é a orquestra sinfônica. Cada um de seus 200 músicos é um especialista de alto nível. Contudo, sozinha, a tuba não faz a música; só a orquestra pode fazê-lo. E isso só ocorre porque todos os músicos têm a mesma partitura. E todos tocam uma peça musical de cada vez. É isso! A empresa moderna refere-se a uma orquestra”. 

   A orquestra empresarial possui muita semelhança com a orquestra sinfônica que vai desde a harmonia e seus integrantes, únicos e essenciais, como explica o maestro Walter Lourenção, filósofo e ex-regente do Teatro Municipal de São Paulo “ Não existe orquestra, existe indivíduo, indivíduo e indivíduo. A magia é ter um conjunto de sons e escutar individualmente cada um deles”.

   O papel do líder é motivar os membros da orquestra, liderança, organizar e desenvolver o trabalho em equipe, sendo assim, observamos os pontos necessários no planejamento de Profissionais – Músicos e Empresas – Orquestras:

  • Afinação / Treinamento constante da equipe;
  • Estabelecer metas, esperar sempre melhor em cada show;
  • Dar espaço para que os membros se destaquem e dêem show
  • Feed-back, motivar e aplaudir cada aperfeiçoamento de cada membro;
  • Buscar sempre novos talentos para substituir os que desafinarem e que não se ajustam a orquestra;

   Uma das semelhanças entre uma orquestra e uma empresa é a comparação entre o maestro e o presidente da empresa que conta com a ajuda de seus vice-presidentes e diretores, o maestro também tem o apoio de seus “spalla”, localizado sempre a esquerda do Maestro, primeiro violinista. Na organização é o Vice-Presidente, se o Presidente confiar no “Spalla”, ganhará toda empresa, estes que são os chefes de cada grupo de instrumentistas, estes que juntos tem a função de motivar o seu time, fazer com que dêem o seu melhor, com muito treino, muito ensaio, motivação e o devido reconhecimento aos que cumprem suas metas.

   Em consequência disso os naipes/ setores exercem suas funções de executar cada instrumento a sua ordem, dentro de cada setor ou naipe existe um líder de cada instrumento ou função, o responsável pelo solo, o que é questionado pelo spalla se a orquestra / equipe desafina, problema que deve resolver antes que chegue ao maestro, organizando a orquestra/ equipe e promovendo a harmonia musical/ empresa.

   Assim então Peter Drucker afirma que a melhor referência para uma organização verdadeiramente moderna é “O protótipo da organização moderna é a orquestra sinfônica. Cada um de seus duzentos músicos é um especialista de alto nível. Contudo, sozinha, a tuba não faz a música; só a orquestra pode fazê-lo. E isso só acontece porque todos os músicos têm a mesma partitura. E todos tocam uma peça musical de cada vez”. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (121.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com