TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estruturação de Marketing

Por:   •  15/3/2018  •  Seminário  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 7

MARKETING

Estruturação do Marketing

Aldemir Schneider Júnior

Tutor(a) Rafael Lhewicheski

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração 4 – Seminário Interdisciplinar 4

22/10/2016

RESUMO

Primeiramente, não podemos confundir o Marketing com Propaganda o que vem acontecendo muito, talvez pelo grande crescimento de divulgação de produtos e marcas na mídia por suas respectivas empresas.A propaganda é, sem dúvidas, umas das principais ferramentas do Marketing. O marketing vai além de uma mera apresentação de produto, que no caso é a propaganda, ele engloba ferramentas que muitas vezes passam despercebidas por muitos, como o estudo e a criação de produtos, o estudo estratégico do local para divulgação e distribuição dos mesmos para maior alcance dos consumidores, seja virtualmente ou fisicamente,  análise e definição de preço e métodos de venda dos produtos, pesquisa de mercados entre inúmeras ferramentas.Marketing gira em torno do cliente, pois busca maneiras de dar atenção total, respeito total, preocupações constantes de identificar as necessidades ou uma maneira de gerar essas necessidades direcionando para determinado produto e empresa, buscando explorar uma oportunidade de negócio.

Palavras Chaves: Marketing – Produto – Cliente

  1. INTRODUÇÃO

Primeiramente, devemos saber diferenciar Marketing de propaganda. Marketing é diariamente confundindo com propaganda, devido a acharem que são a mesma ferramenta, talvez pelo fato das organizações utilizarem constantemente para expor seus produtos.

A propaganda é, indiscutivelmente, uma das ferramentas mais utilizadas dentro do Marketing. Há também, dentro dele, ferramentas menos visíveis, como o treinamento de funcionários para obter o melhor atendimento a clientes, criação e estudo de linhas de produtos, a distribuição e a localização dos mesmos junto a melhor atender os consumidores, seja fisicamente ou virtualmente, o estudo e pesquisa para definir um preço de venda, assim como Pesquisa de Marketing e Plano estratégico e outras diversas ferramentas.

Marketing, não seve ser praticado apenas pelo Departamento de Marketing, ele tem que estar inserido dentro de todas as ações da empresa, ele tem que ser a filosofia da empresa.

Marketing é o respeito e a atenção total ao cliente. Não o sorriso forçado e nem a bajulação, e sim a preocupação real e constante em identificar as necessidades reais do cliente, direcionando todas essas necessidades a atividades geradas pela empresa, buscando explorar oportunidades de negócios, geradas por essas necessidades.


2. Funções do Marketing

As cinco mais importantes funções do Marketing:

  1. Gerenciamento do produto - acompanhamento do produto por todos os estágios, pesquisas, designs, desenvolvimento, fabricação até seu lançamento.
  2. Definição de preço – poder aquisitivo do mercado, preço dos produtos dos concorrentes, e fixação de custos.
  3. Distribuição – feita por diferentes tipos de canais, venda direta ou intermediada ao consumidor. A forma que um produto é comercializado depende de sua natureza. Atacado, vendas industriais e varejo são os canais mais comuns e tradicionais.
  4. Publicidade – tenta criar na mente do consumidor a necessidade de determinado produto, criando diferenciações positivas sobre o mesmo. Alem de ser uma das principais técnicas do Marketing, tem por objetivo a criação e desenvolver ou modificar os hábitos e as necessidades do consumidor.
  5. Vendas – contato direto do vendedor, produto e comprador. Quando fabricado em larga escala, os fabricantes, geralmente não vendem diretamente ao consumidor, costumam contratar vendedores para intermédios de todos os tipos, sejam varejistas ou atacadistas. Na venda de bens de capital de valor elevado ou complexo, a função o vendedor é indispensável. A divisão de Marketing tem poder de decisão sobre várias áreas, pesquisa de desenvolvimento de novos produtos, preço, embalagem e programação visual.

  1. 4 P´S

Produtos – compreende tudo o que pode ser disponibilizado a um mercado seja para consumo ou aquisição, como serviços, lugares, objetos físicos, organizações, ideias, tudo que satisfaça necessidades ou desejos.

 “O plano de marketing tático delineia táticas específicas de marketing, incluindo táticas de propaganda, formas de comercialização, preços, canais e serviços.” (KOTLER, 2000, p.86)

Preço – valor atribuído ao produto para efeito de comercialização.

Praça – refere-se ao local onde o produto será disponibilizado, seja em loja física ou virtual.

Promoção – todo meio de comunicação para expor o produto ou ideia. São as formas das organizações se comunicarem com o mercado seja por, promoção de vendas, publicidade, propaganda)

  1. PUBLICO ALVO

Analisar o publico é alvo extremamente importante, pois é pra quem vai se direcionar o produto ou serviço.

Devem-se observar as características dos produtos como quantidade, valor, acesso rápido, pois é atrás vez disso que as organizações poderão definir o perfil do cliente que vão direcionar o seu produto.

Com todas essas identificações, o planejamento de marketing é facilitado para conseguir atingir de forma mais eficaz e rápida para seu serviço ou produto, o consumidor ideal.

Alem disso, devem-se analisar as campanhas publicitárias para verificar o tipo de consumidor que são afetados por ela.

Exemplo: Red Bull, o púbico alvo são os jovens, se analisada a campanha de marketing tem como características: são usadas gírias - o que chama a atenção dos jovens, é feita em animação, slogan `` Red Bull te dá asas ´´ lembrando ao jovem da liberdade.

  1. IDENTIFICAÇÃO DE NOVAS TENDÊNCIAS

O Marketing tem que acompanhar a globalização, isto é, a tendência de mercado, fazendo análise sobre as necessidades futuras dos clientes, o custo do produto final, inovações do produto para futuro, como atingir determinados públicos alvos nacionais e internacionais.

Um exemplo são as empresas de tecnologias, como celulares e computadores, que devido ao avanço tecnológico, tem que fazer uma atualização do produto, seja física ou de sistema funcional, para acompanha o mercado, desse modo essas empresas se mantêm no mercado. Por isso vemos todo ano uma nova geração de celulares e computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (137.6 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com