TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO NAS EMPRESAS: ESTADO DO CONHECIMENTO CAPES

Por:   •  22/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.214 Palavras (21 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 21

GDS - Gestão de Sustentabilidade

A FORMAÇÃO DO SUJEITO ECOLÓGICO NAS EMPRESAS: ESTADO DO CONHECIMENTO CAPES

Rhanica Evelise Toledo Coutinho

Ana Clara Sampaio Teixeira - 155.772.807-02 -  anasampaioteixeira@hotmail.com   99829-1822

Fabiana Canuto da Silva - 174.379.337-11 fabianacanuto22@gmail.com 99982-0469

RESUMO

A formação do sujeito ecológico, objeto desse estudo, consiste num processo de formação de uma nova postura frente à necessidade de mudança diante das questões ambientais, questões estas que se tornaram emergente não só no ambiente doméstico como também no ambiente corporativo. Esta pesquisa tem como objetivo identificar qual o Estado do Conhecimento das produções científicas acerca do Sujeito Ecológico e sua aproximação e distanciamentos do mundo coorporativo na CAPES. Diante desta proposta, pode-se levantar a seguinte questão: a partir da identificação do Estado do Conhecimento realizado na CAPES quais as formas utilizadas para disseminar a atitude e conhecimentos que promovam a Educação Ambiental nas empresas? O presente estudo trata-se de uma pesquisa de natureza mista do tipo exploratória, através da abordagem das Dimensões Novikoff (2010), esta abordagem contempla a perspectiva teórico-metodológica, na busca da elaboração do estado do conhecimento. Para tal foram traçadas as seguintes etapas: epistemológica (levantamento do problema), teórica (fontes), técnica (método de coleta de dados), morfológica (resultados) e analítico-conclusiva (discussão e inferências). pode-se verificar que os poucos estudos encontrados nenhum deles apontava para a disseminação de atitudes e conhecimentos que promovam a Educação Ambiental nas empresas.

Palavras-chaves: Educação Ambiental Corporativa, Formação do Sujeito Ecológico, Gestão da Educação Ambiental.

ABSTRACT

The formation of the ecological subject, object of this study, is a process of forming a new attitude towards the need for change on environmental issues, these issues have become emerging not only in the home but also in the corporate environment. This research aims to identify the state of scientific knowledge about the eco Subject productions and their approach and differences in the corporate world CAPES. Given this proposal, we can raise the following question: from the identification of the State of Knowledge held at CAPES what forms used to disseminate knowledge and attitudes that promote environmental education in business? The present study deals with a research of mixed nature of the exploratory type, by addressing the size Novikoff (2010), this approach addresses the theoretical and methodological perspective, the pursuit of development of the state of knowledge. Epistemological (problem statement), theoretical (sources) technique (method of data collection), morphological (results) and analytical-conclusive (discussion and inferences): To this end the following steps were traced. can be seen that the few studies found none of them pointed to the spread of knowledge and attitudes that promote environmental education in business.

Keywords: Corporate Environmental Education, Training Subject Ecological Management, Environmental Education.


1. INTRODUÇÃO

        

A formação do sujeito ecológico, objeto desse estudo, consiste num processo de formação de uma nova postura frente à necessidade de mudança diante das questões ambientais, questões estas que se tornaram emergente não só no ambiente doméstico como também no ambiente corporativo.

A proposta  deste estudo emerge através da necessidade de identificar qual o Estado do Conhecimento das produções científicas acerca do Sujeito Ecológico no mundo coorporativo na CAPES, compreender quais organizações promovem sua formação através de seus colaboradores e como elas tratam sobre seu desenvolvimento.

Esta pesquisa tem como objetivo identificar qual o Estado do Conhecimento das produções científicas acerca do Sujeito Ecológico e sua aproximação e distanciamentos do mundo coorporativo na CAPES. Diante desta proposta, pode-se levantar a seguinte questão: a partir da identificação do Estado do Conhecimento realizado na CAPES quais as formas utilizadas para disseminar a atitude e conhecimentos que promovam a Educação Ambiental nas empresas?

Por meio de pesquisas feitas em publicações e resumos, buscou-se respostas sobre a importância da educação ambiental no meio coorporativo e como é feita a disseminação das atitudes e conhecimentos que devem ser inseridas no dia a dia de seu colaborador, para que este também se torne um sujeito ecológico além da organização.

Ao longo do tempo a preocupação com as novas gerações que habitaram o nosso planeta cresceu significativamente e a partir dessa preocupação que se começou a pensar formas de convivência sustentável com a natureza. Os problemas ambientais também estão em grande repercussão na mídia brasileira, o que faz a sociedade como um todo rever um novo conceito de pensamento que seja mais ecológico para fazer ele se tornar, então um novo estilo de vida, com atitudes e pensamentos que façam surgir o que chamamos de “Sujeito Ecológico”.

A Educação Ambiental enquanto tema emergente é deliberado por legislação, e pela difusão de pesquisas realizadas nos programas de mestrados e doutorados. Cabe seu mapeamento por meio do denominado “Estado do Conhecimento” de Romanowski e Ens (2006). Vale destacar que para estas pesquisadoras, o “Estado da Arte” se difere do “Estado do conhecimento”. Este se refere ao estudo de textos/publicações e resumos. Aquele diz da “sistematização da produção numa determinada área do conhecimento (…)”. Isto equivale a dizer, que não basta estudar resumos, mas todo o corpus teórico que o originou.

As empresas também têm a responsabilidade de disseminar a atitude e conhecimentos que promovam a Educação Ambiental. Uma forma de promovê-la é através da formação do Sujeito Ecológico (Carvalho, 2011) que pode ser considerada uma boa estratégia de se trabalhar a inclusão da Educação Ambiental no mundo coorporativo.

A partir do desenvolvimento desta pesquisa espera-se contribuir para as pesquisas acadêmicas do curso de Administração e afins, bem como para as organizações que poderão utilizá-lo como fonte orientadora, para aquelas que buscam respostas aos problemas relacionados à Educação Ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.7 Kb)   pdf (280.1 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com