TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ferramenta Plano de Negócios

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1- IntRODUÇÃO        

2- Principais motivos de insucesso        

3- A Ferramenta Plano de Negócios        

3.1- PERGUNTAS NECESSÁRIAS PARA SE ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIOS        

3.1.2- ESTRUTURA DE UM PLANO DE NEGÓCIOS        

4- Análise SWOT        

5- Diagnóstico do Restaurante Smak        

6- Conclusão        

Referências        


1- IntRODUÇÃO

Neste município reside dona Irena Partala, viúva, sem filhos, que vive na casa dos fundos do pequeno restaurante Smak, que é de sua propriedade, com seus pais idosos. Após o falecimento do marido, Irena teve que assumir a cozinha e a gestão do negócio, contratar um cozinheiro, Sérgio, rapaz bastante tímido, mas com grande experiência na culinária, mas só pode fazer o que Irena determina no cardápio, e um garçom, Lorival, um antigo amigo da família que estava desempregado há bastante tempo.

O restaurante Smak tem uma excelente localização e tradição em comidas típicas polonesas, enquanto que os outros restaurantes servem comidas a quilo, churrasco e lanches. A fachada do restaurante ostenta seu nome, Smak, entalhado em madeira, com arquitetura típica polonesa, mesas rústicas de cedro, cardápios escritos à mão em língua polonesa. Dos quatro restaurantes da cidade, é o menos frequentado tanto por turistas quanto pelos habitantes locais. Nos últimos anos dona Irena não tem conseguido bons ganhos. Durante a semana o número de clientes é ainda mais reduzido, é quando ela aproveita para realizar compras, cotações e pagamentos de fornecedores, inclusive estas são atividades que não a deixam muito à vontade e sempre se esquece de pagar algum boleto ou fazer um pedido. Aos finais de semana, se desdobra entre as atividades da cozinha, do caixa e da limpeza das mesas.

Irena admite que nunca teve tempo para planejar seu negócio, mas mesmo diante de tantos desafios, quer que seu negócio dê certo.

-----O objetivo desse desafio profissional é identificar os problemas que afetam os negócios do restaurante Smak e propor soluções para que Irena desenvolva uma gestão mais profissionalizada, mais próxima dos clientes e dos seus colaboradores.

2- Principais motivos de insucesso

Após a consulta de várias fontes, os motivos mais apontados como causas do insucesso são:

  • Falta de planejamento – O Plano de Negócios é a principal ferramenta utilizada para o planejamento de um empreendimento. Através dele é possível avaliar os riscos envolvidos a médio, curto e longo prazo e propor maneiras para minimizá-los ou até mesmo evitá-los; observar os pontos fortes e fracos do negócio em relação à concorrência e ao mercado em que se vai atuar; conhecer as necessidades do público/mercado alvo; realizar uma análise do desempenho financeiro do negócio etc.
  • Falta de controle financeiro – O ideal é que o empreendedor recorra a uma assessoria contábil e financeira, pois muitas vezes desconhece os conceitos de finanças indispensáveis ao bom gerenciamento do negócio. São muito importantes o balanço patrimonial, demonstrativo de fluxo de caixa e demonstrativo de resultados.
  • Confundir gastos pessoais com gastos da empresa – Despesas pessoais dos sócios, não podem ser quitadas com o dinheiro da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser vinculado ao dos donos.
  • Acumular dívidas – Evitar dívidas é a melhor forma de manter a saúde financeira da empresa. Recorrer a empréstimos com alta taxa de juros para suprir gastos da empresa, ao invés de tirá-la do buraco, poderá afundá-la ainda mais rápido.
  • Falta de experiência no ramo – Inexperiência e até mesmo falta de conhecimento técnico dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento concorrem para seu insucesso.
  • Remuneração incompatível  Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa pode causar muitos problemas. O ideal é ter um pró-labore (espécie de salário) estabelecido em contrato social ou pelos sócios.
  • Investimento não planejado – Investir e fixar metas sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.
  • Má gestão  Um bom gestor necessita ter conhecimento nas áreas vitais do negócio como em marketing, vendas, finanças, estoque, compras e gestão de RH.
  • Fazer vendas a prazo  É preciso haver um planejamento de quanto capital será necessário ter em caixa a fim de evitar o pagamento de multas e juros para poder fazer das vendas a prazo uma estratégia.
  • Problemas pessoais  Desentendimento entre sócios e até mesmo motivos de saúde.
  • Falta de identidade - Sem a produção de uma identidade da marca, desenvolvimento de uma estrutura e inovações, a empresa não se destaca por sua falta de diferencial, por não apresentar características próprias e serviço diferenciado.

3- A Ferramenta Plano de Negócios

Plano de negócios é um documento que descreve quais os objetivos de um empreendimento e quais os passos necessários para se alcançar esse objetivo, identificando riscos e propondo planos para mitigá-los e até mesmo evitá-los, os pontos fortes e fracos em relação à concorrência e ao ambiente do negócio em que se vai atuar, conhecer o mercado e entender as necessidades dos clientes, permitindo assim definir quais estratégias de marketing adotar. É a principal ferramenta utilizada pelos empreendedores para o planejamento do empreendimento.

Sua preparação é uma tarefa árdua que exige perseverança, muita pesquisa, comprometimento, bastante criatividade e trabalho duro.

O plano de negócios se destina não só às empresas nascentes, mas também às que já estão no mercado e desejam se reestruturar. É um documento de interesse das mantenedoras e incubadoras, parceiros, bancos, investidores, fornecedores, sócios, clientes e da própria empresa.

A importância de se escrever um plano de negócios está em estabelecer e entender diretrizes para o negócio; gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar as decisões corretas; conseguir financiamento e recursos junto a bancos, governo, Sebrae, investidores, capitalistas de risco; monitorar o dia a dia da empresa e tomar ações corretivas quando necessário; identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa, estabelecer uma comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com