TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Função do Marketing

Por:   •  25/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 7

 [pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Administração

Semestre: 5º Semestre

Disciplina: Administração Mercadológica I

Professora: Esp.

Acadêmico (a):                 RGM:

PORTFÓLIO 1

REFERENTE AS AULAS 1 E 2

Questão 1 – Qual a função do Marketing?

A principal função do marketing é satisfazer as necessidades mercadológicas de uma empresa, promovendo uma marca, serviço ou produto a fim de atingir lucro/resultados. O marketing criar e coloca em prática estratégias que facilitam a comunicação da empresa com cliente, facilitando as vendas, aumentando a visibilidade, fidelizando clientes, sempre objetivando estabelecer um laço entre empresa e cliente, mantendo um bom relacionamento com este, pois um cliente satisfeito tem boas chances de consumir mais daquela empresa e tornar-se fiel à marca. Também é possível citar outras funções como: analisar o comportamento dos consumidores, monitorar e dar feedback à marca, estudar os concorrentes, pesquisar tendências, promover produtos, entre outras.

Questão 2 – Quais os componentes básicos para a realização da atividade de Marketing? Cite e explique-as.

Os componentes básicos do marketing são:

- Necessidade: aquilo que é entendido como essencial – ou que as pessoas acreditam ser – que provoca uma motivação para o consumo. Podendo ser inata: aquela que faz parte da natureza humana, como necessidades físicas e biológicas; e adquirida: aquela que é derivada das influências do ambiente social e cultural onde a pessoa está inserida.

- Produto e serviço: Produto pode ser considerado aquilo que possa ser oferecido e satisfaça a necessidade do mercado. Podem ser tangíveis – existir fisicamente – ou podem ser serviços, organizações, locais. Serviços são bens intangíveis, as atividades realizadas pela empresa que atendem aos desejos dos clientes.

- Cliente: Aquele que decide a compra consome de algo produzido pela empresa, pode ser o comprador, o utilizador ou o consumidor do serviço/produto.

- Mercado: Pode ser entendido como o conjunto de pessoas ou organizações onde os ofertantes e os consumidores estabelecem uma relação comercial a fim de satisfazer uma necessidade.

- Mercado-Alvo: É o ambiente onde a empresa deseja direcionar suas atividades comerciais. Não é possível atingir todos os consumidores pois estes possuem anseios diferentes, então, de acordo com seu ramo, a empresa analisa as características externas e define as melhores áreas de atuação.

- Vantagem competitiva: É uma competência exclusiva da empresa, tudo aquilo que agrega valor à organização e a destaca em relação a seus concorrentes. A vantagem competitiva deve ser difícil de ser copiada, pois caso seja, deixa de ser uma vantagem e passa a ser apenas mais um atributo da empresa. Ela é importante pois pode ser um fator decisivo para o cliente.

- Segmentação de mercado: São grupos de consumidores com necessidades e características comuns entre si, mas diferentes em relação a outros. A segmentação estuda os consumidores através de seus desejos e necessidades. É útil pois através dela, a empresa pode fazer uma pesquisa antes de ingressar no mercado, avaliar a sua posição no mercado e definir seu público-alvo prioritário. Em suma, a segmentação de mercado visa estudar o mercado e definir um foco em que a empresa irá trabalhar.

Questão 3 – Defina Mercado Organizacional e Mercado de Consumo.

Mercado Organizacional é formado por todas as organizações que adquirem produtos/serviços para a fabricação de outros produtos que serão posteriormente comercializados.
        O Mercado de Consumo envolve as pessoas que consumem o bem ou serviço, havendo uma parte que o ofereça e outra que procure pelo bem ou serviço.

Questão 4 – O mercado-alvo é aquele para o qual a empresa irá direcionar seus investimentos e focar sua estratégia de marketing. O mercado-alvo é selecionado com base na análise da atratividade e competitividade e realizada pelo gerente de marketing.

A afirmativa acima é Verdadeira ou Falsa? Em caso de Falsa, deve justificar sua resposta.

A afirmativa é verdadeira, o mercado-alvo é o ponto para onde a empresa vai direcionar sua intenção de atuação, analisando e definindo as pessoas que ela deseja atingir (seus potenciais clientes), é nesse ponto que, aliado a uma boa estratégia de marketing, pode-se definir meios de buscar, cativar e manter os clientes. A definição do mercado-alvo é importante pois permite à empresa trabalhar outras estratégias fundamentais como segmentação de mercado, percepção e posicionamento da empresa no mercado.

Questão 5 – A vantagem competitiva refere-se a uma competência exclusiva da empresa, que não pode ser copiada por seus concorrentes e que gera posição de mercado duradoura. É o resultado da capacidade da empresa em criar valor para os clientes e os acionistas. Cite 3 (três) exemplos de características de empresas que poderiam constituir uma vantagem competitiva.

A vantagem competitiva pode ser entendida como fatores que diferenciam a empresa em relação a outras, com a finalidade de amentar sua participação no mercado. É algo que os concorrentes não podem obter facilmente. Atualmente, muitas empresas têm investido na responsabilidade social como forma de vantagem (incorporando elementos de sustentabilidade à sua estratégia) servindo como instrumento para construção de uma imagem positiva da empresa. Porém essa prática vem sendo usada por muitas organizações, deixando de ser um recurso único e inimitável.

        Outra forma de vantagem que vem sendo muito discutida é o investimento no capital humano, mais especificamente no capital intelectual, pois as organizações precisam das pessoas para sobreviver, e as pessoas são dotadas de competências e habilidades, não apenas mão-de-obra. Para esta vantagem competitiva ser eficaz, as pessoas precisam estar em primeiro plano, as empresas podem investir em treinamento, políticas de recompensa, criando um clima favorável e que desperte o desejo de outras pessoas de trabalharem na instituição. O bom atendimento também é um fator que pode ser decisivo na hora da escolha da empresa para adquirir o produto/serviço, visto que, apesar de ser um requisito básico, não é toda empresa que investe no bom atendimento a seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (191.6 Kb)   docx (71.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com