TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GERAÇÃO Z - GESTÃO ESTRATÉGICAS DE PESSOAS

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Manuella Vitoria da Cunha Simões

20221310763

20221310

 [AVA 1]

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS


ENUNCIADO DA QUESTÃO

A chamada Geração Z (nascida a partir de 1990) tem um perfil atraente para muitas empresas e bastante desafiador para os gestores tradicionais motivá-los e retê-los na empresa. O cenário atual exige que todos os cargos sejam ocupados de forma estratégica. Muitas empresas estão adotando games e cursos na modalidade EAD para treinamento porque entendem que esse perfil prefere ambientes mais dinâmicos de aprendizados.

Dito isso, vamos discutir: ao assumir o cargo de gestor de uma multinacional com colaboradores pertencentes esse público, que postura adotaria para liderá-los e assim reter estes talentos? Justifique seu posicionamento com base nas discussões propostas pela nossa disciplina.

DESENVOLVIMENTO DA QUESTÃO

A geração Z nasce juntamente com a popularização da tecnologia, mesmo que a geração Y já possuísse esse contato, ele não era de tão fácil acesso, já na geração Z muitos possuíam esse privilégio e continuam a possuir. Se questionarmos uma pessoa da Geração X (1965-1980) como faziam para adquirir conhecimentos específicos a maioria dirá que passavam horas em uma biblioteca fazendo pesquisas assim como a geração Y (1981-1996), contudo a Geração Z simplesmente responderia que pesquisa no Google. É a geração que conhece um estilo de vida tecnológico e as facilidades deste conhecimento instantâneo, são pessoas que vivem buscando inovar e possuem extrema facilidade de aprendizado.

Tratando-se de perfil profissional a geração Baby Boomers é conhecida como a geração dos grandes trabalhadores pois priorizavam o trabalho a vida pessoal. A Geração X foram as pessoas que de certa maneira inauguraram o conceito entre trabalho de vida pessoal, e questionavam autoritarismo. A Geração Y é a geração com melhor nível educacional (segundo IBGE).

E Referindo-se a geração Z, são os jovens que estão entrando no mercado de trabalho, caracterizam-se por serem empreendedores, preocupados com o meio ambiente e socialmente conscientes. Para gerir uma equipe formada por pessoas da Geração Z, acredito ser fundamental os seguintes pontos:

 . Primeiramente buscaria manter uma postura firme, mas não autoritária demais, afinal um bom líder procura a melhor maneira de lidar com seus colaboradores.

. Procuraria alternativas para fugir do trabalho burocrático, como por exemple o Job Rotation, que busca promover a Socialização.

. Estabeleceria objetivos claros e metas de carreira, a fim de promover o desenvolvimento profissional.

. Ofereceria Flexibilidade na escolha de horário dentro do padrão da empresa, assim como se possível o home office ou até mesmo em um sistema hibrido de acordo com a necessidade.

. Alinharia as necessidades da empresa com as dos colaboradores, afina é de extrema importância atender as expectativas da equipe e adequar as necessidades pessoais com a rotina de trabalho.

Visando a melhor maneira de gerenciar uma equipe composta por membros da Geração Z, acredito que as propostas acima são apenas alternativas que podem compor um plano muito mais elaborado de Gerenciamento de Pessoas.

 

REFERÊNCIA

ALFREDO , Ana Paula. Gerações Y e Z - o que elas esperam das empresas?. Youtube, 4 maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J6rKL9rdvyU. Acesso em: 29 ago. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com