TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UM CASO PRÁTICO

Por:   •  18/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.058 Palavras (25 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 25

A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE: UM CASO PRÁTICO

Giovanni Estanislau Ferreira[1]

RESUMO

A utilização da gestão de projetos, para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo, vem avançando consideravelmente, fazendo com que as organizações invistam ainda mais em métodos e processos para conduzir o gerenciamento das comunicações entre as partes interessadas do projeto. Considerando que os gerentes de projetos empenham maior parte do tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas, e, que a comunicação eficaz pode impactar ou influenciar na execução ou no resultado do projeto, o tema escolhido para esse trabalho foi um estudo de caso do Gerenciamento das Comunicações em gestão de projetos de desenvolvimento de software de uma empresa do segmento eletroeletrônico. Os principais resultados, baseados nas pesquisas realizadas, demonstraram os pontos positivos e passíveis de melhorias nos processos para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, armazenadas, disseminadas de maneira oportuna e apropriada e descartadas, conforme será demonstrado ao decorrer desse trabalho.

Palavras-chave: Projeto, Comunicação, PMI

ABSTRACT


The use of project management to create a product, service or exclusive result has made significant progress, taking to organizations to invest even more in methods and processes to conduct communication management among project stakeholders. Considering that project managers spend most of their time communicating with team members and other stakeholders, and that effective communication can impact or influence the execution or project result, the theme chosen for this work was a study of case of Communications Management in project management of software development of a company of the electro electronic segment. The main results, based on the surveys performed, demonstrated the positive points and improvement points in the processes to ensure that project information is planned, collected, stored, disseminated in a timely and appropriate manner and discarded, as will be demonstrated throughout this work.

Key Words: Project, Comunication, PMI

1 INTRODUÇÃO

A gestão de projetos é uma das áreas de conhecimento que mais cresce em utilização no mundo, sendo, hoje, objeto de investimento em capacitação e metodologia pela maioria das organizações. Muitos profissionais de diversos setores da economia e segmentos de mercado têm buscado a certificação de Project Management Professional (PMP), promovida pelo Project Management Institute (PMI), que é uma instituição sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 1969 com a finalidade de promover avanços nas técnicas de gerenciamento de projetos através da qualificação profissional.

Na gestão de projetos é senso comum e de conhecimento das organizações que uma das principais dificuldades está na medição e na avaliação dos resultados obtidos, sejam eles resultados finais ou parciais nos prazos, custos, qualidade, escopo, riscos, recursos humanos, lições aprendidas, entre outros. A necessidade da organização de gerir o conhecimento estabelecido durante o ciclo de vida de um projeto, poderá agregar valor na elaboração de índices de desempenho e resultados interessantes de projetos realizados. Esses fatores podem diferenciar projetos bem-sucedidos dos malsucedidos e, consequentemente, destacar organizações que geram resultados de organizações que têm dificuldades até mesmo de sobreviver às injunções do mercado competidor, exigindo cada vez mais que o empreendedorismo das pessoas envolvidas nos projetos seja colocado à prova a cada instante.

A gestão da informação possibilita resgatar e integrar as informações através de uma das áreas de conhecimento da Gerencia de Projetos que é o Gerenciamento das Comunicações.  Essa área de conhecimento descreve os processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Muitas das organizações não planejam e determinam a forma adequada de como as informações e comunicações devem integrar às partes envolvidas do projeto: quem precisa de qual informação, quando serão necessárias, como devem ser fornecidas e por quem. Embora em todos os projetos seja necessária a existência de um fluxo de informação organizado e planejado, as necessidades de informações e os métodos de distribuição variam enormemente. Compartilhar os conhecimentos tácitos e explícitos para identificar as demandas no atendimento dessas necessidades é um fator importante para os sucessos dos projetos e objeto desta pesquisa.

Neste contexto, pretende-se discutir e problematizar a aplicação de um Sistema de Gestão de Projetos para desenvolvimento de software, com foco na área de conhecimento Gerenciamento das Comunicações. O pressuposto central desta pesquisa considera que o Gerenciamento das Comunicações, disponível no Sistema de Gestão de Projetos da Empresa pesquisada, garanta o apropriado planejamento, coleta, armazenamento, disseminação e descarte final das informações do projeto de desenvolvimento de software.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1         A Comunicação

Acredita-se que vivemos mergulhados num universo de comunicações e informações. Pesquisas revelam que o homem urbano gasta cerca de 70% do seu tempo ativo falando, ouvindo, escrevendo ou lendo. Isso representa 10 a 12 horas diárias de atividades relacionadas com a comunicação. De acordo com MASER (1975) o problema da comunicação é de grande relevância para todos os ramos do conhecimento, especialmente nos estudos interdisciplinares como os de cibernética, de informática, de ciências de planejamento e administração.

Acredita-se que 100% de nossa vida diária estejam relacionadas a processos comunicacionais; pois, além da intensa presença da mídia na vida moderna (rádio, jornal, revista, televisão, internet, correio eletrônico, redes sociais), o indivíduo quando pensa ou quando dorme está comunicando consigo próprio. Sendo a comunicação um processo de interação entre duas ou mais pessoas, quando elas se deparam, forçosamente temos um mecanismo de comunicação mesmo que fiquem caladas ou que não façam gestos, pois a ausência de palavras é uma forma de comunicação. Portanto, o tempo ativo do homem urbano é, em sua quase totalidade, ocupado por processos de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (611.7 Kb)   docx (343 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com