TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS

Por:   •  19/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Gestão da Qualidade e Processos

Módulo: 9

Aluno:

Turma:

Tarefa: Plano de ação para implantar Sistema de Gestão da Qualidade na empresa Super Insumos.

Introdução

A Gestão da Qualidade e Processos são considerados nos dias atuais como principais fatores para as empresas que tem por objetivo sobreviverem em um cenário de competitividade, evolução tecnológica e mercados globalizados.

Ao longo dos anos, a gestão da qualidade e processos foi evoluindo da busca dos erros para a prevenção do mesmo, e a cada nova descoberta e atualização, as tomadas medidas para evita-los foram aumentando, fazendo com que hoje, as empresas competitivas, tem como obrigação a gestão da qualidade, e não sendo mais um diferencial competitivo. Ou seja, quem não oferece produtos/serviços de alta qualidade, esta fora do mercado. Além de precisar estar focado nas inovações, excelência no atendimento e nas necessidades dos clientes.

Segundo CARPINETTI (2010) O objetivo da gestão estratégica da qualidade é remover gargalos nos processos e atividades que não agregam valor para o cliente, de modo a possibilitar a execução das atividades com perfeição.

O trabalho de consultoria aqui apresentado, tem por objetivo estudar e analisar os problemas apresentados pela empresa Super Insumos, e criar um plano de ação que busque superar as questões apresentadas.

Utilizaremos alguns conceitos relacionados a Gestão da Qualidade e Processos, para que possamos apresentar um relatório conciso quanto a situação atual da Super Insumos, um plano de ação completo para que alcance os objetivos logísticos esperados.

Desenvolvimento – identificação das ações necessárias para superação das questões apresentadas pela Super Insumos.

  1. Elementos importantes para a gestão da qualidade na Super Insumos.

Para a empresa estabelecer e aderir o SGQ (sistema de gestão da qualidade) faz se necessário abordar alguns pontos fundamentais para obter sucesso. O primeiro passo é o apoio e comprometimento da alta direção. Só é possível implantar o SGQ quando toda a direção está engajada e presente nas reuniões e encontros para elaborar o sistema que atenderá a Super Insumos. Lembrando que é essencial que a alta direção esteja atualizada, ou seja, por dentro de tudo que há de novo sobre qualidade e suas novidades.

A constante busca pela satisfação do cliente é um dos pilares fundamentais para implantar a SGQ, portanto o foco principal da Super Insumos é buscar a satisfação dos seus clientes.  Tal motivo força a empresa a buscar uma constante melhoria em seus procedimentos e processos, visando acompanhar e tomar ações para suprir as expectativas dos seus clientes. E entende-se necessário a implantação do sistema de qualidade em todas as áreas da empresa Super Insumos.

É de extrema importância para o SGQ a colaboração e desenvolvimento do RH para capacitar os colaboradores com treinamentos e atividades que visem aprimorar processos e procedimentos afim de reduzir desperdícios que acarretam a custos elevados e que busque atender as necessidades dos clientes. O desenvolvimento dos colaboradores é fundamental para auxiliar nesses aspectos e a empresa precisa estar sempre atualizada e buscar a melhoria continua dos seus processos visando a melhor forma de atender as necessidades dos seus clientes e reduzir custos.

Todo o sistema da gestão da qualidade precisará ser acompanhado e atualizado pela gestão e por seus controles de processos, será necessário controlar todas as etapas dos processos para analisar e identificar a causa raiz com agilidade, não impactando o cliente.

Para o sucesso da gestão da qualidade, é essencial disseminar todas as informações para os colaboradores e mantendo todos eles integrados no SGQ e na missão, visão e valores da empresa Super Insumos.

O delegar atividades é necessário para o sistema de gestão da qualidade, devido responsabilizar os colaboradores a realizar as atividades de suma iimportância para os clientes da Super Insumo.

O SGQ deve estar relacionado com todos os agentes internos e externos, deve transparecer, avaliar e respeitar todos os stakeholders da Super Insumos.

O desenvolvimento do SGQ para a empresa Super Insumos, deve atender todos os itens descritos acima e que seja voltado para redução dos custos aumento a produtividade e garantindo a satisfação do cliente

2. Benchmarking para elevar a motivação dos funcionários:

A fundação Nacional da Qualidade (FNQ), define benchmarking conforme abaixo:

É um processo de comparação de pratica empresariais, serviços ou produtos, é uma importante ferramenta na gestão das empresas. O benchmarking refere a prática de realizar pesquisas para comparar eficácia e eficiência, os processos, ações, ou melhores praticas de uma determinada empresa. Visando evoluir frente a suas debilidades identificadas com os resultados das pesquisas realizadas.

Conforme CARPINETTI, 2016 para aplicação do Benchmarking são necessários alguns pré-requisitos. Primeiramente, deve haver o reconhecimento e aceitação de que existem lições a serem aprendida por meio de outras empresas. Outro pré-requisito é a aceitação de potenciais parceiros para a realização do benchmarking. Por fim, deve haver ética e respeito na realização do benchmarking, caso isso não ocorra poderá comprometer futuras iniciativas. Além desses pré-requisitos citados, é muito importante que a empresa esteja capacitada em conduzir projetos de melhoria, com uma cultura de comprometimento, melhoria continua e liderança.

Segundo Kotler (1994), o benchmarking envolve processos de trabalho, funções administrativas e desempenho organizacional, para no final, entregar valor. Sendo assim, o processo de benchmarking, quando aplicado com sucesso, traz inúmeras vantagens para às organizações, dentre elas, melhoria na qualidade organizacional, reduz os custos, cria uma nova cultura e traz novas idéias, capacidade de mudanças e aceitação ao novo, possibilidade de comparar os processos e de verificar qual nível a empresa está diante das demais no mercado com base em determinado processo, desenvolve o conhecimento da própria organização, sinaliza as áreas que necessitam de melhorias e define objetivos reais a serem seguidos, serve de estimulo para a integração de todas as área da empresa e motiva toda a equipe a se tornar participativa. (BENCHMARKING..., 2012)

De forma geral, todos os processos de benchmarking se dividem basicamente em cinco etapas:

Figura 1 – Cinco etapas do Benchmarking

[pic 1]

                             Fonte: FNQ

Segundo JUNIOR, 2012, há um resumo do passo a passo para elaborar um benchmarking:

  1. É necessário determinar o tema;
  2. Precisa identificar empresas semelhantes e parceiras;
  3. Precisa determinar o método para coleta dos dados e coletar os dados;
  4. Identificar a defasagem no desempenho;
  5. Projetar o desempenho futuro;
  6. Conhecer as práticas utilizadas;
  7. Impor metas e planos de ação;
  8. Realizar planos de ação;
  9. monitorar e acompanhar o desenvolvimento do trabalho;
  10. reavaliar todo o processo.

E segundo Pereira (2017) podemos dividir o benchamarking se interno ou externo, sendo eles:

  1. Interno – realizado dentro da própria empresa, entre os próprios departamentos interno, setores ou unidades do mesmo grupo de negocios.
  2. Externo – realizado entre empresas diferentes, até mesmo entre concorrentes.

É muito importante destacar que no processo de benchmarking as trocas de experiência podem ser bastante relativas, com base nas análises prática de parceria entre as empresas. Realizando comparações e avaliações por meio de indicadores de desempenho, o que ajuda a facilitar a comparação e a impressão do nível de desempenho da empresa frente aos parceiros e empresas do mesmo ramo de atividade.

Com base no conteúdo citado acima sobre benchmarking, a Super insumos identificou vários desafios, e afim de obter ganhos com a motivação dos seus colaboradores, fará um benchmarking com uma das empresas que é potencia em seu setor e reconhecida por investir na motivação de seus colaboradores, a Coca-Cola.

A cultura organizacional da Coca-Cola está fortemente baseada no bem-estar dos seus profissionais. Constituido por pilares que acredita que o sucesso da empresa está diretamente ligado ao comprometimento e motivação dos seus funcionários. Existe um papel inserido na organização de gratidão permanente pelos empregados para alcançar suas metas corporativas.

Portando para auxiliar na tática da empresa Super Insumos, vamos adotar alguns conceitos aplicados pela Coca-Cola, inciando pela tratativa das questões de prioridades, a capacitação técnica dos nossos colaboradores, possibilitar home office para departamentos administrativos, Encorajar a equipe a identificar os seus pontos fortes, estimular o trabalho em equipe, valorizar a criatividade e inserir em nossa cultura maior transparência no que refere-se a crescimento de carreira e garantir a qualidade de vida de todos os colaborades da Super Insumos garantindo uma visão de um mundo melhor para se viver. Tais alterações serão necessárias para motivar os colaboradores a permanecer na empresa e captar novos colaboradores no futuro. Diante dessas alterações propostas, serão avaliados com a pesquisa de clima uma vez por ano, e conforme resultado desses indicadores pode haver a necessidade de outras mudanças caso essas alterações não obtenham sucesso.

3. Identificação das possíveis causas dos problemas por meio do Diagrama de Ishikawa  

O Ishikawa ou conhecido por diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, é uma importante ferramenta da gestão da qualidade. É um método que organiza o raciocínio na organização para chegar a causa raiz de um determinado problema que são prejudiciais aos processos da organização. Atravez da associação dos efeitos a ser estudado como as causas mais prováveis.

Essa ferramenta é utilizada muito no Seis Sgma, os lideres de projetos de melhorias (Green Belts) utilizam para identificar a causa raiz do problema. E o problema pode ser classificado de acordo com a estrutura analítica, através dos 6 tipos de M’s. que impactam na resolução de uma operação

  1. Máquinas;
  2. Materiais;
  3. Mão de Obra;
  4. Medida;
  5. Método e
  6. Meio Ambiente.

Com essa estrutura analítica analisamos um problema que está impedindo o alcance de uma meta ou que gera problemas no dia a dia do negócio.

É uma estrutura que visa auxiliar na análise do problema, levantando questionamentos junto à equipe.

Conforme apontando os problemas pela empresa Super Insumos, elaboramos os seguintes diagrama de causa e efeito afim de organizar o raciocínio na organização para chegar a causa raiz de cada problema apresentado.

3.1 - Diagrama de Causa e Efeito para insumos fora da especificação

 

3.2 - Diagrama de Causa e Efeito para Não conformisade na coleta de lixo industrial

3.3 - Diagrama de Causa e Efeito para necessidade de implantação de auditoria interna.

3.4 - Diagrama de Causa e Efeito para Ausência de metas individualizadas

[pic 2]

3.5 - Diagrama de Causa e Efeito para Devolução de lote por falta de conformidade na fabricação das chapas metálicas.

[pic 3]

3.6 - Diagrama de Causa e Efeito para funcionários desmotivados

3.7 - Diagrama de Causa e Efeito para Problema com processos de extravio de mercadorias.

[pic 4]

O diagrama de Ishilawa apresentou de forma organizada em diversas áreas as potenciais causas dos problemas apresentado pelos diretores e gerentes da Super Insumos, facilitando assim nosso estudo em construir soluções simples ou planos de ação mais complexos que pode ser realizado ao longo do projeto. Para melhor compreender as ações a serem tomadas, vamos utilizar a ferramenta 5W2H que auxiliará na elaboração dos planos de ação da área de Logistica.

4. Plano de ação para setor da logística, apontando soluções para a questão das mercadorias extraviadas.  

A partir das potenciais causas e efeitos levantados no Diagrama de Ishikawa, identificamos o extravio de materiais, e para analisar o problema e propor possíveis soluções na cadeia logística da empresa Super Insumos. Utilizamos a ferramenta 5W2H, que ajuda na execução e sobretudo no controle das tarefas a ser executada e de forma simples e muito efetiva, criando padrões para as soluções de cada ação tratada, como apresentamos no setor logístico da empresa Super Insumos a seguir.

Tabela 1 – 5W2H para Extravio na Logística.

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

5. Projetos de Seis Sigma para a empresa Super Insumos.  

O Seis Sigma melhora processos utilizando análises estatísticas, e é considerado um conjunto de práticas desenvolvidas para melhorar o desempenho sistematicamente dos processos de uma determinada empresa, eliminando os defeitos de uma operação ou serviço não conforme com base nas especificações da organização.

Essa metodologia pode ser aplicada para estratégias gerenciais planejadas, onde o seu principal interesse é foco nos resultados da qualidade e financeiro, promovendo mudanças significativas na organização, melhorias nos produtos, processos ou serviços para seus clientes. O Seis Sigma (6 σ) tem como foco principal a satisfação dos clientes, dando ênfase na redução de custos e dos defeitos definidos por seus clientes. E para reduzir os defeitos dos seus produtos, processos ou serviços busca chegar próximo de 3,4 unidades por milhão de defeitos, chegando a quase zero defeito esse sem dúvida será o melhor desempenho para a Super Insumos.

O Seis sigma é mensurado de acordo com a escala de medida de qualidade de um processo, sigma  (σ), quanto maior a escala de sigma, menor serão os defeitos ou desvios nos processos, a figura a seguir mostra a relação de quantidades de defeitos por milhão e a relação do custo da não qualidade vinculado ao faturamento da empresa.

Figura 2 – Defeito por milhão vs Custo da Qualidade

[pic 8]

Fonte: https://slideplayer.com.br/slide/13610966

Portando o objetivo da metodologia é implementar uma estratégia com base em medições com foco nas melhorias de processos e reduções das variações através dos submétodos do DMAIC.

Para a implantação da metodologia Seis Sigma na empresa Super Insumos, vamos utilizar projetos de melhorias com a ferramenta DMAIC, cuja sigla significa:

  • D – Define (Definir)
  • M – Mensure (Medir)
  • A – Analyze (Analisar)
  • I – Improve (Melhorar)
  • C – Control (Controlar)

E se por acaso ao final do ciclo o resultado desejado não for alcançado, se faz necessário executar o ciclo novamente. Esse processo deve ser repetido até que a melhoria desejada seja conquistada.

Após a participação da reunião com os diretores e gerentes, foram idenficadas diversas questões a serem tratada. Utilizando a metodologia Seis Sigma + DMAIC para encontrar uma forma de superar os obstáculos que a Super Insumo está encontrando no seu caminho de expansão.

 Os insumos fora de especificações podem ser iniciados fazendo o mapeamento dos problemas e suas causas, de acordo com o diagrama Ishikawa citado anteriormente. (Define) Aqui serão estudados quais os problemas do processo, baseando-se na opinião e demanda dos clientes.

Os indicadores são definidos para demonstram suas quantidades, conformidades, não conformidades e especificações.  Etapa (Mensure) Aqui serão estudados os dados já coletados e será elaborada algumas formas para solucionar os problemas. É nesta etapa em que serão tomadas as decisões para encontrar melhorias dentro da Super Insumos.

Na etapa (Analyse) serão validados os indicadores e as principais causas dos valores apontados. Fase na qual se coleta dados que são ajustados e mapeados, com o objetivo de procurar a saber mais sobre a principal causa dos problemas apresentados.

Os colaboradores criam possíveis soluções utilizando uma 5W2H (Improve). Aqui será elaborado um projeto para mudar os problemas analisados, assim começamos a evoluir as condições empresariais da Super Insumo. Todo o planejamento será baseado na analise dos dados.

Na ultima etapa (Control) avalia-se as mudanças que foram realizadas, onde ajusta-se as mudanças que ainda são necessárias e os processos são acompanhados. Será realizado um monitoramento dos dados para diminuir a variabilidade da produção e garantir uma melhoria contínua, assim é possível verificar e controlar a performance do projeto ralizado.

Os problemas que pode ser trabalhado com a metodologia Seis Sigma são os problemas que conseguimos mensurar, quantificar.. Um indicador a ser estudado no caso é a quantidade de devoluções por conta da falta de conformidade, tanto demonstrada pelo problema de fabricação de insumos sem especificação como a devolução dos insumos pelos clientes. Com relação aos problemas sobre desmotivações dos funcionários, vamos utilizar indicadores extraídos da pesquisa clima organizacional. Com relação ao extravio das mercadorias, o indicador utilizado pode ser o de quantidades de insumos extraviados, prazos não atingidos, reclamações dos clientes.

Podemos concluir que a empresa utilizando o Seis Sigma onde permite avaliação do cenário e mudanças necessarias, solucionaria os problemas citados acima e estaria apta as atividades e pronta para o crescimento profissional esperado.

Considerações finais

O estudo desenvolvido para a empresa Super Insumos tinha por objetivo elaborar e planejar um plano de ação para encontrar soluções para os problemas detectados e estabelecer diretrizes para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.  Durante o desenvolvimento das analises, pode-se observar que a empresa não possuía um sistema adequado de gestão da qualidade, o que se tornava impossível o acompanhamento e conhecimento dos possíveis problemas que poderiam existir.

A Super Insumos atingiu uma alta demanda de fornecimento de insumos, porem não tinha se preparado para conduzir esse novo cenário, com seus processos obsoletos e sua estrutura inadequada, não condizentes com o seu volume produtivo de qualidade.

Após o desenvolvimento do plano de ação e um estudo de benchmarking com a empresa Coca-Cola, para encontrar a melhor maneira de trazer resultado benéficos para o programa de incentivo, motivação, valorização e treinamentos internos para os colaboradores, assim proporcionando melhores desempenhos e resultados.

Executou-se uma avaliação com relação aos problemas apresentados onde grande parte deles eram relacionados a falta de gestão da qualidade nos processos em materiais, métodos de execução, mao de obra, maquinas, entre outros.  E a partir do conhecimento dos problemas, determinamos a metodologia Seis Sigma para sanar os problemas aqui apresentados. No entanto a empresa Super Insumos precisará realizar um baixo investimento nas melhorias dos seus processos.

Podemos concluir que o estudo apresentou problemas que poderiam ser solucionados com a gestão e controle da qualidade na Super Insumos. Com a execução e acompanhamento do plano de ação proposto, a empresa esta pronta para atender a demanda existente de forma ágil e satisfatória, e acima de tudo, fazendo parte do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Mega Aço Empreendimentos.

Referências bibliográficas

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da qualidade: conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2010;

KOTLER, Philip. Administração de marketing:análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1994

SITES consultados:

5W2H: é hora de tirar as dúvidas e colocar a produtividade no seu dia a dia. Endeavor, 2017. Disponível em:          < https://endeavor.org.br/pessoas/5w2h> Acesso em 20 de março de 2019.

DIAS, Jéssica. A metodologia Six Sigma e a ferramenta DMAIC. Engenharia 360, 2014. Disponível em: <https://engenharia360.com/metodologia-six-sigma-e-ferramenta-dmaic> Acesso em: 20 de março de 2019.

Gestão da Qualidade. Disponível em: <http://gestao-de-qualidade.info> Acesso em: 18 de março 2018.

JEISON; MEIRE. Diagrama de Ishikawa. Blog da Qualidade, 2018. Disponível em: < https://blogdaqualidade.com.br/diagrama-de-ishikawa> Acesso em: 18 de março de 2019.

Motivação nas organizações: qual é o impacto para as empresas?. Vaipe, 2017. Disponível em: <https://vaipe.com.br/blog/motivacao-nas-organizacoes> Acesso em: 19 de março de 2019.

Seis grandes empresas que investem na motivação dos funcionários. Xerpa, 2019. Disponível em: <https://www.xerpa.com.br/blog/empresas-que-investem-na-motivacao-dos-funcionarios> Acesso em: 18 de março de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com