TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

Por:   •  17/8/2020  •  Resenha  •  677 Palavras (3 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 3

NOME: JAKSON ANDRÉ PEREIRA ALMEIDA

CURSO: MBA EXECUTIVO EM GESTÃO BANCÁRIA, FINANCEIRA E CONTROLADORIA.

DISCIPLINA: GESTÃO DAS FINANÇAS EMPRESARIAIS

        As Finanças empresariais melhoram a tomada de decisão dos gestores empresariais, viabilizando o financiamento de determinada atividade, além de trabalhar na mitigação de riscos e regularização da empresa junto à legislação vigente. Além disso, permite-se com as finanças empresariais a disponibilização de orçamentos projetados, bem como a projeção de plano de negócios para a demonstração da lucratividade dos projetos em curso, visando inclusive  o aumento desse lucro de forma sustentável.

        O objetivo central das Finanças empresariais é maximizar o valor, ou seja, os lucros da empresa para seus acionistas no longo prazo, diminuindo os riscos que porventura ocorrerem ao logo do tempo. Além disso, as finanças empresariais é quem recomendam o melhor, mais lucrativo e mais rentável financiamento para determinada operação, melhorando consequentemente os resultados.

        O risco é uma condição inerente aos negócios financeiros, aplicações, investimentos, ampliações, etc., porém, a noção do risco deve andar junta dessas diferentes opções de financiamentos e essa função também fica a cargo das finanças empresariais, permitindo à empresa estabelecer estratégias de desenvolvimento e capacidade de financiamento, mostrando acima da rentabilidade desses financiamentos, a sua solvência e liquidez para com a empresa.

        O planejamento financeiro das contas da empresa é de fundamental importância para a monitoração do que poderá ser feito com os seus recursos. Organizar os custos, investimentos, gastos com o departamento pessoal, enfim, trabalhar de uma forma transparente sobre o que entra e sobre o que sai no caixa da empresa, indica a real situação de investimento ou de possibilidade de contenção de gastos da empresa, indicando ampliação das suas operações ou retração, para que não se gaste a mais ou a menos. Além disso, o planejamento financeiro pode indicar a futuros parceiros, investidores, banqueiros, está antenada às melhores práticas de governança e de gestão, além de indicar que sua empresa tem ideias para o futuro, pensando em lucratividades sustentáveis.

        O plano de negócios financeiro pode ser usado tanto para construir seu projeto e tranquilizar seus funcionários,  como para tranquilizar toda a cadeia de empresas e atividades que compõe o sistema financeiro nacional e internacional, considerando que com a globalização econômica, tudo que acontece com empresas nacionais, pode também refletir nas atividades de empresas internacionais, devido aos acionistas internacionais de empresas nacionais, devido aos nossos produtos (commodities, carnes e outros) que são exportados por nossas empresas, que sofrem aumento ou diminuição de preços, além de possíveis embargos e devido a fatores externos às atividades das empresas tais como: catástrofes naturais, epidemias, pandemias, etc., que também refletem nos resultados das atividades empresariais nacionais e internacionais. Empresas cujo planejamento é bem feito, que provisiona recursos para determinados acontecimentos incomuns e que buscam essa organização desde a sua concepção, certamente terão menos impacto diante de acontecimentos que fogem de suas realidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (213.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com