TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CAPITAL HUMANO

Por:   •  28/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

GESTÃO DE CAPITAL HUMANO

PROFESSORFABRICIO DA COSTA DIAS

ATIVIDADE INDIVIDUAL AVALIATIVA (AV 2)

GUILHERME VIDAL CRUZ - 20191100591

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

2021


Situação problema:

“Roberto Cerqueira é um engenheiro que ingressou na Beta Indústria S.A. logo após sua formatura. Dedicou-se a empresa e agora está sendo promovida a gerente do Departamento dos Novos Produtos. Roberto está feliz da vida, mas preocupado. Em toda a sua carreira sempre trabalhou com coisas concretas: novos produtos, matérias, matéria prima, etc. nunca lidou com pessoas. Agora se tornou responsável por uma equipe de 30 funcionários, entre engenheiros, projetistas, técnicos e desenhistas. Sua maneira logica, matemática e quantitativa precisa ser substituída por uma maneira psicológica e humana para ser bem sucedido na nova posição. Roberto não tem a menor noção de como conduzir sua equipe. Percebeu que muitos profissionais quando bem sucedidos em suas carreiras, tendem a ser promovidos como gerentes em suas empresas e deixam de lado as suas especialidades para assumir a gestão de equipes.”

Os principais objetivos da gestão de pessoas

  1. A resolução de conflitos
  2. Criação de um ambiente positivo
  3. Elaboração de metas e bonificações
  4. Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores
  5. Comunicação transparente, por meio de feedback

Os processos de gestão

  1. O processo de agregar pessoas

Compreende todo o processo de seleção, desde o anúncio da vaga até o momento da contratação, passando por todo processo seletivo.

  1. Processos de aplicar pessoas

Definição do escopo do cargo: suas atribuições, responsabilidades e subordinações.

  1. Processos de remunerar pessoas

Parte que define as remunerações e benefícios. Salário fixo, bônus e comissões, além de benefícios como plano de saúde e vale transporte.

  1. Processos de desenvolver pessoas

Investir no colaborador de forma a melhorar a performance dele. Pode ser feito por meio de treinamentos, workshops e intercâmbios.

  1. Processos de manter pessoas

O objetivo da empresa deve ser manter seus colaboradores por perto o maior tempo possível. Isso pode ser feito via planos de carreira, programas de coaching e job rotation.

  1. Processor de monitorar pessoas

O monitoramento é essencial para mensurar a participação de um colaborador na empresa. É importante estabelecer indicadores sólidos para um bom monitoramento.

O processo de manter pessoas

        Dentre os 6 tipos de processos na gestão de pessoas, os processos de manter pessoas são os que ajudam a manter um ambiente estável e que proporcione segurança aos colaboradores. Esses processos abordam as questões de disciplina, higiene e segurança, qualidade de vida e relações com os sindicatos.

        Um dos fatores primordiais para a melhora desses processos é a mudança de estilo de administração. Um sistema administrativo autoritário-coercitivo, que hierarquiza a passagem de informação de cima para baixo e prega total desconfiança sobre os colaboradores quando essa informação vem de baixo para cima cria um ambiente instável e desmotivador. Uma boa sugestão nesse caso é tentar um estilo de administração participativo, que instiga confiança total nos subordinados, onde estes têm autonomia para discutirem os processos e trabalhos com seus superiores e sejam motivados por bonificações a longo prazo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com