TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS

Por:   •  3/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

Aluno: KARL PAULUS DE CASTRO PASSOS

Trabalho da disciplina: GESTÃO DE PESSOAS E COMPETÊNCIAS

Tutora: Professora NORMA CRISTINA CARDOSO BRANDÃO

Araruama

2018

Estudo de Caso de Harvard:

A GUARNIÇÃO DE REMO DO EXÉRCITO

Referência:

SNOOH, Scott e POLZER, Jeffrey T. “A Guarnição de Remo do Exército”, Harvard Business School, 406-P-01, 30 Março 2004.

Texto do Fichamento:

Os Autores fazem uma narrativa tendo como objeto a Guarnição de Remo da Academia Militar de West Point, Unidade do Exercito Norte-americano, a qual tinha como técnico o Coronel Stas Preczwki, conhecido como Treinado P., que na temporada 2001-2002 experimentou frustrações e angustias quanto a composição dos remadores dos dois barcos Varsity e Varsity Junior. Para tanto eles dividiram o texto em tópicos. (p.01)

Histórico da Guarnição de Remo

O Remo foi o primeiro esporte interuniversitário dos EEUU e iniciado em 1952 com uma regata entre Harvard e Yale, por tal motivo goza de certa distinção. Sendo praticado durante todo o ano onde são disputadas regatas, chegando a agrupar de 20 a 60 guarnições. Após uma disputa contra o relógio as guarnições eram classificadas de acordo com seu tempo obtido, sagrando um vencedor. (p.01)

Os Fatores de Sucesso

A diferença entre ser bem ou mal sucedido em uma guarnição de remo reside na combinação única de habilidade e coordenação em equipe. Com base nesta premissa o Comitê Olímpico Norte-americano patrocinou um projeto de pesquisa entre os técnicos de guarnições de remo visando aprender mais sobre tais fatores, tendo obtido como resposta as duzentas variáveis indicadas por eles, pode-se reduzir a quatro: força e condicionamento; técnica de remar; fatores psicológicos e organização de um programa. (p.02)

Força e Resistência Individuais

Para avaliar o rendimento dos remadores era utilizado o equipamento chamado “ergômetro”, mais conhecido como “erg” o qual simulava a técnica de remar em um barco de competição de forma individual. Além do “erg” eram feitos exercícios de levantamento de peso, o que dava aos treinadores uma maneira de avaliar os remadores em suas capacidades de força e resistência. (p.03)

Trabalho em Equipe

Embora importante às habilidades individuais, deve haver o sincronismo entre os remadores, de modo a que todos deveriam ter um desempenho igual para que assim não venham a diminuir o rendimento do barco causando sua desaceleração. Por ser impossível manter o ritmo de remadas perfeitas, a distinção entre os melhores remadores residia na maneira como cada um se recuperava de uma remada imperfeita, ao menos é o que todos no barco esperavam, uma vez que a confiança residia na correção individual em cada remada. Ou seja, para se ganhar uma regata é necessário que haja um trabalho em equipe de modo que cada remador lute para não atingir seu limite físico, ao mesmo tempo em que cometam o menor numero de erros possíveis em cada remada. (p.03)

A Guarnição de Remo do Exército em 2001-2002

O Treinador P., após uma temporada bem sucedida 2000-2001, aguardou com ansiedade o inicio da temporada 2001-2002 para selecionar dentre os dezesseis remadores os oito melhores integrantes para o barco Varsity e os restantes para o barco Varsity Jr., com esse intuito iniciou uma série de exercícios para avaliar a habilidade de remar, onde incluía medições de força, técnica e resistência individual utilizando uma máquina ergométrica. (p.05)

O Retiro em Atlanta

Durante a folga da primavera o Treinador P. levou a equipe para um “retiro” de remo, em Atlanta, para treinarem juntos na antiga Vila Olímpica de Remo de 1996. Lá, os remadores experimentaram remar barcos escolhidos aleatoriamente apurando suas técnicas e adaptabilidades. Eram realizadas várias disputas por “carrinhos” onde se poderia escolher os integrantes do barco Varsity. Tais disputas eram empregadas como técnica pela equipe Olímpica como forma de seleção, uma vez que os técnicos acreditavam que podiam despertar as habilidades do individuo em contribuir com o desempenho do grupo. O Treinador P. pode aferir as capacidades individuais de cada remador classificando-os em ordem decrescente. Destacando os oito remadores corretos para o barco Varsity. Durante o ultimo treino, após uma competição, o barco Varsity derrotou o Varsity Jr. (pp.05-06)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (46.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com