TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS ESTRATÉGICAS

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.561 Palavras (15 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

A GESTÃO DE PESSOAS ESTRATÉGICAS        

RESUMO        

1 INTRODUÇÃO        

2 REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1 EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE GESTÃO DE PESSOAS        

2.2 GESTÃO DE PESSOAS NA CONTEMPORANEIDADE        

2.3 O PAPEL DA GESTÃO DE PESSOAS        

2.4 MODELO DE GESTÃO DE PESSOAS        

2.5 GESTÃO ESTRATÉGICA        

2.5.1 HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONCEITOS        

2.5.2 MODELO DE GESTÃO ESTRATÉGICA        

2.6 A GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO NA GESTÃO ESTRATÉGICA        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        



A GESTÃO DE PESSOAS ESTRATÉGICAS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo identificar a influência da gestão de pessoas no processo de implementação da gestão estratégica com vistas ao atingimento dos objetivos da organização. A gestão de pessoas quando bem estruturada é diferencial competitivo para os diversos organismos empresariais, pois, os indivíduos capacitados e engajados representam bens intangíveis para qualquer empresa. No cenário mercadológico atual a flexibilidade entre os modelos de gestão de pessoas e os modelos de gestão estratégica torna-se fundamental para o sucesso
organizacional. A metodologia utilizada neste trabalho baseia-se na revisão bibliográfica de conceitos e pensamentos de diversos autores e outras fontes de pesquisa que serviram de arcabouço para fundamentar a opinião sobre o tema tratado no presente artigo, no que tange à conclusão aduz-se que qualquer estrutura organizacional independente de tamanho ou aparato tecnológico deve focar nos seus colaboradores, pois estes são agentes de mudança e fatores preponderantes para o sucesso organizacional, que é maximizado com o alinhamento da gestão de pessoas ao seu estilo de administração estratégica.


Palavras-chaves: gestão de pessoas e gestão estratégica.

1 INTRODUÇÃO

Diante da atual conjuntura econômico-social em que as organizações estão inseridas e, em virtude de serem sistemas abertos, e com isso passíveis de influenciar e de serem influenciadas pelos fatores externos e internos, estes organismos empresariais passam a ter seus objetivos, estratégias organizacionais, valores e o comportamento dos seus colaboradores delineados pelas forças predominantes em ambos os ambientes, como: culturais, sociais, econômicas e políticas.

Em um cenário complexo e mutável, as organizações, para se manterem competitivas, precisarão agir de maneira estratégica, com rapidez e eficiência canalizando seus recursos para atingir seus objetivos planejados. No tocante a seus recursos humanos, a dificuldade apresenta-se de forma mais densa, seu engajamento torna-se um desafio a mais a ser transpassado, o que ocorrerá mediante um maior envolvimento motivacional e comprometimento de ambos os lados.

O objetivo geral deste trabalho é identificar como a gestão de pessoas influência no processo de implementação da gestão estratégica. Para o alcance do objetivo geral propõem- se os seguintes objetivos específicos: descrever o modelo de gestão estratégica; traçar o modelo de gestão de pessoas; destacar a importância da gestão dos recursos humanos na implementação da gestão estratégica.

Este trabalho abordará em seu referencial teórico um breve histórico acerca da gestão estratégica, bem como da gestão de pessoas seguindo as suas linhas evolutivas até a forma que elas se comportam nos dias atuais em uma organização.

Em um segundo momento será desenvolvido de forma mais ampliada o tema em questão com a intenção de conceituar gestão estratégica e gestão de pessoas interligando-as de modo a fazer uma estruturação do assunto delimitado, desenvolvendo-o através da abordagem de suas principais características e a forma como elas são utilizadas conjuntamente em prol do sucesso organizacional.

Utilizar-se-á como sustentáculo para este estudo a pesquisa bibliográfica, edificando através do uso da literatura, possíveis discussões e resultados. Para tanto, o uso de livros de autores diversos, artigos, periódicos e revistas deverão que constituirão o embasamento das definições ora empregadas no presente trabalho.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Evolução do conceito de gestão de pessoas

O conceito e a imagem da gestão de pessoas como se apresentam atualmente passaram por modificações durante os anos, geralmente ampliações de ideais, visando sempre ser o elo entre as organizações e as pessoas diminuindo a diferença entre elas.

Seu nascimento aconteceu nas turbulências da revolução industrial no início do século XX, onde era um setor chamado de relações industriais, seu papel era apenas de mediar a relação entre pessoas e os organismos empresariais, com o intuito de reduzir ou simplesmente abrandar os conflitos inerentes ao confronto dos objetivos pessoais e organizacionais que até então eram vistos como contrários.

Com o início do fortalecimento dos sindicatos e organizações trabalhistas na década de 1950, o setor chamado de relações industriais passou a ser conhecido como administração de pessoal, seu enfoque passou de um mediador pessoa/empresa a uma área de adequação com a legislação trabalhista em vigor.

Dez anos depois, aconteceu um acréscimo nos moldes da administração de pessoal, foi nesse momento como descreve Chiavenato (p.16, 2007), que “os desafios das organizações cresceram desproporcionalmente, as pessoas passaram a serem considerados os recursos fundamentais para o sucesso organizacional”.

Somente na década de 1970 que o conceito de administração de recursos humanos foi apresentado. Entretanto, ainda só tratando as pessoas simplesmente como recursos passivos nos resultados organizacionais.
Hoje, frente às características de globalização econômica, alta competitividade, ambiente dinâmico, a área de gestão de recursos humanos está se transformando em um fator gerador de mudanças e responsável por planejamento de ações, contando com funcionários altamente treinados e comprometidos, tomada descentralizada de decisão e diminuição das diferenças de status, corroborando com esse pensamento Dessler (p.10, 2005) enfatiza as “pessoas como uma fonte de uma vantagem competitiva”, dentro das organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (140.8 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com